6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

24 de outubro de 2012

Encerramento do Projeto Janela Aberta: Minha Cidade.



No dia 19 de outubro, na quadra do Lar da Criança “Monsenhor Noronha”, profissionais da educação e artistas foram homenageados no encerramento do Projeto “Janela Aberta: Minha Cidade”.

O QUE É O PROJETO JANELA ABERTA: MINHA CIDADE

Público alvo: Educação Infantil até o 5º ano.
Período: Abril a setembro de 2012.

O Projeto  “Janela Aberta: Minha Cidade” despertou em nosso aluno,  futuro cidadão, o valor pelas coisas da nossa terra, valores de suas tradições, pela necessidade de preservação de seu patrimônio cultural e artístico, num Mundo cuja evolução tecnológica e consumista, está fazendo com que sejam delegadas a segundo plano. Fez refletir e agregando, através dos artistas e temas sugeridos para desenvolvimento do projeto, valores regionais e ações efetivas de preservação da cultura, das artes, não de uma forma abstrata ou superficial, mas sim, motivando a pesquisa e a vivencia, de uma forma participativa e atraente.
A finalização deste projeto não foi a meta principal para a sua realização, e sim a pesquisa e o desenvolvimento do educando nas respectivas linguagens artísticas, o crescimento da sua autonomia e a capacidade inventiva.
A culminância se efetivou através de dramatizações, números artísticos e exposição de trabalhos para pais, familiares dos alunos e artistas envolvidos, organizada pelos professores e pela direção de cada unidade escolar.
Queremos neste momento homenagear os artistas ou representantes presentes participantes do projeto. Àqueles que permitiram, com seus dons, a realização de trabalhos em sala de aula, a interação entre eles, alunos e suas obras, possibilitando uma relação ensino/aprendizagem de forma efetiva, a partir de experiências vividas, múltiplas e diversas.

  Valéria Aparecida Serpa Carneiro Martins, supervisora de Educação Infantil, Homenageou:

Érica Elizabeth Almeida Manfredini Carneiro
Marilda Serpa Nassar
Roberta Romancini Costa
Margarida de Fátima Vieira Goulart
Sebastião Rodrigues de Carvalho

  Rosana Mara Veloso Serpa, supervisora de 1° e 2° ano, homenageou:
Fernanda Aparecida de Oliveira Pereira
Denize Veloso Torres
Uiara Mendonça Noronha
Junior Donizete Dias ( Representado por Fátima Noronha)
Maria Benedita de Oliveira                            

Alice Mendonça Costa
Maria Auxiliadora de Oliveira
Cicia Aparecida Goulart  Inácio

  Benedita Dinéa Machado Rodrigues, supervisora de 3° ano, homenageou:

Patrick Vergueiro
José Eduardo Pousa Godinho
Lenita Maria Simões
João Raimundo Rodrigues
Anderson Sales

  Giani Rezende, supervisora de 4° e 5° ano, homenageou:

Rosângela Noronha Rosa Cintra de Souza
Elisa Maria Resende de Noronha
Marlene Dias de Faria Ribeiro
Antonio Carlos Severino
Lilita
Adriana Patrícia de Souza
Cirlene Cristina Reno Goulart
José Menino do Carmo


Parabéns a todos os envolvidos no “Projeto Janela Aberta: Minha Cidade”.

 

A secretária da Educação, Sra. Lígia Maria de Azevedo, aproveitou a oportunidade para agradecer  os professores com quem trabalhou nestes últimos 4 anos:



“O Sabor da verdadeira educação está contido na essência dos frutos colhidos de uma árvore chamada de produção coletiva.
Todos os seres são alvo de um processo educativo. Os pássaros, por exemplo, desde cedo expulsam seus filhotes do ninho, fazendo com que experimentem o processo de aprendizagem do voo, e este exercício é fundamental para a continuidade da vida.
Assim também, nós, seres humanos, vivenciamos experiências de aprendizagem nos diversos setores: em casa, na rua, igreja e na escola. Vivenciamos estas experiências e passamos por experiências do tipo: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar.
Tenho sentimento de admiração e respeito pelos profissionais da educação. Hoje, ele cresceu, por entender melhor que é através de nossas mãos que passa o futuro do nosso país. O amor é o combustível dessas pessoas idealistas que fazem das suas profissões verdadeiro sacerdócio.
Lutamos pela moralidade, ética, dignidade, justiça. Saímos fortalecidos porque temos  valores humanos essenciais gravados em nosso coração e vemos em nossos colegas a mesma energia.
Que bom ver nossa classe unida por um ideal... Sinto orgulho de fazer parte desse grupo de pessoas do bem. Que sabem o que querem, que juntam as mãos, choram juntos....mas acima de tudo: ACREDITAM NOS SONHOS.
Um pedacinho de vocês irá sempre me acompanhar... uma lembrança, uma brincadeira, e até mesmo uma bronca, confesso que ficamos chateados no momento, mas aprendemos com isso.
Já passaram por nossas vidas profissionais que foram verdadeiros pais, amigos, irmãos. Cada um a sua maneira, cada um com suas peculiaridades, cada um com as palavras certas, nos momentos certos, conquistaram nossa confiança e nosso carinho.
Fica aqui meu agradecimento, por toda essa historia que dividi com cada um de vocês, atores que integram a Educação Municipal de Brazópolis, enfrentando os desafios da administração publica, usando da coerência no agir sem medirem esforços no sentido de fazerem o melhor. Aos diretores, coordenadores, professores, alunos, funcionários administrativos e de apoio de todas as escolas municipais; assim como aos nossos estudantes e familiares, pois, conforme me expressei no inicio, somos uma árvore cuja produção é coletiva e cuja colheita é de todos nós. A verdadeira cidadania acontece com a participação de todos que fazem uma sociedade.”
























































14 comentários:

Lilita Noronha disse...

Beleza de comemoração, parabéns aos organizadores. Agradeço de coração o carinho recebido. Atenciosamente , Lilita Noronha

Ednamara Veloso disse...

Fico triste, mas não foi bem assim! Pelo menos eu me sinto indignada com a citação da Secretária de Educação, onde diz: "Lutamos pela moralidade, ética, dignidade, justiça". Justiça? Ética?
Infelizmente não concordo!
Mas, palavras são palavras!

Anônimo disse...

Sra Ednamara, . Agora, depois de a onça morta, quer tirar o couro. Muito fácil cuspir no prato que come!. Os anos passam rápido. AGUARDE!!!

Mário Breton Pedrosa Ahnoron disse...

Foi um evento memorável. Os artistas de nossa cidade receberam o devido e merecido reconhecimento, ainda que seja pouco, diante da imensa criatividade e talento que ambos possuem. Pelas fotografias é possível visualizar as grandes obras e como não destacar Madona de Velásquez do múltiplo-artista Anderson Sales? E a escultura com cacos de piso que formam uma cidade lindíssima do renomado José Eduardo? Algo realmente fantástico. Claro que todos os artistas merecem honrosa lembrança e eu os admiro muito, mas se eu for ficar aqui mencionando um por um e suas inigualáveis obras, irei me estender por mais, por isso a todos deixo com total admiração as minhas palmas em um prolongado aplauso.

Aos professores e professoras que se dedicaram a esse projeto, acredito que o fizeram com total empenho e que tenham semeado em seus alunos o gosto pela arte e como não dizer: pela vida! Parabéns a todos pela brilhante atuação! A vocês também oferto meus aplausos em respeito e admiração! Novamente, parabéns!

Anônimo disse...

Foi tudo muito gostoso,muito animado e lindo.Lamento por alguém ter a coragem de criticar como fez a colega Ednamara.Devemos estar sempre com o olhar no futuro e 4 anos passam tão rápido e quero ver se vai continuar todo esse entusiasmo.É lamentável um educador ter essa atitude.

Ednamara Veloso disse...

Não critiquei o trabalho dos professores e muito menos dos artesãos de nossa terra, pois isso tenho a certeza de foi um trabalho feito com muito amor e dedicação! Quando passamos em nossas vidas por aprovações queremos que estas sejam ao menos justas, que tenhamos também o direito de falar! Como você educador vai ensinar ao seu aluno que ele possui deveres a serem cumpridos e direitos a serem providos se o próprio educador deve se calar em meio as INJUSTIÇAS! Sim quatro anos passa muito rápido! Mas, o que sou serei por toda vida! Meu caráter nunca mudará! Só fico indignada por certas palavras. Julguem pelas minhas palavras e não pelo meu caráter. Queremos alunos que dizem sim senhor ou alunos que sabem fazer a diferença? Alunos críticos ou alunos que somente sabem projetar aquilo que seu mestre mandar? Cuspir no prato que comeu? Como essa pessoa tem a capacidade de dizer isto? Se trabalhei como educadora da rede foi por puro mérito! Assim como já disse: "Palavras são Palavras"!

Ednamara Veloso disse...

Este anônimo deveria colocar o nome! Palavras de quem não tem a coragem de se quer se apresentar não me servem de nada, além de não terem valor algum!

Anônimo disse...

Tem valor sim e você Ednamara sabe muito bem disso.Você foi muito infeliz em seu comentário porque quem garante que as coisas vão mudar tanto assim como você está imaginando?Não crie expectativas em cima de pessoas que você já conhece.A festa foi uma maravilha,tudo preparado no maior capricho e eu estava lá para testemunhar.Não se critica um evento que você nem sequer participou.Se não coloco meu nome é porque quero preservá-lo de perseguições,somente isto.Quero continuar trabalhando tranquilamente como sempre fiz e não na base do puxa saquismo.

José Paulo disse...

Fátima fiz de Brasópolis meu segundo lar e fiquei maravilhado com as homenagens e fotos.O que me deixou bastante constrangido foi na hora de ler os comentários e ver uma cidadã criticar de forma tão drástica uma comemoração tão linda.Palavras são palavras sim porque se não podemos direcionar elogios para os organizadores de um evento, devemos nos calar porque fica no ar uma pontinha de despeito.Quando tive que regressar à minha cidade natal(Brasília)fiquei tão triste por deixar Brasópolis só que ouvia muito do povo daí,lembro-me bem,sentado no bar do Sr Geraldo,na praça,que os Brasopolenses nunca estavam satisfeitos com nada e vejo,depois de tanto tempo,com tristeza,que continuam assim.Lamentável.

Anônimo disse...

Ednamara se coloque no seu lugar,fica falando do prefeito,mas você não entende nada.E concordo com o companheiro(a) não cuspa no prato que comeu.

Ednamara Veloso disse...

Bom. Primeiramente quero pedir desculpas por ter respondido ao anônimo quando coloquei que as palavras que ele escreveu não tinha valor algum, o que realmente queria dizer é que para minha pessoa não acrescentaria em nada seus dizeres. Sei reconhecer meu erro e pedir desculpas! Mas, também só queria dizer que em momento algum citei nome de prefeito em minhas colocações!
Não sou de ficar puxando saco de ninguém e nem é do meu feitio. Só respondi que 4 anos passam rápido porque foi o comentário feito pelo anônimo acima e simplesmente concordei com ele! Quando falei de minha indignação, falei somente o que penso. Não estou indignada com a festa e com o trabalho realizado pelos colegas professores, que estes sim trabalharam com afinco! Mas tudo tem seu tempo, suas verdades e justiça!

Só um desabafo: Tenho sim minhas imperfeições, limites e não sei se é um defeito aos olhos dos outros, pois pra mim é uma virtude, de não querer injustiças! Só espero a justiça de Deus, que não falha, sobre as verdades que caíram sobre a terra e a justiça dos homens que fará com que essas verdades sejam descobertas e cobradas!!!
Desculpem-me a todos os professores, mas quem me conhece sabe que sou assim! Sou batalhadora, dedicada e sincera! Desculpe se alguns se sentiram ofendidos com meus dizeres, não foi minha intenção!

Desculpe ao anônimo, mas cuspir no prato que comeu quer dizer ingratidão, não fui beneficiada em nada, por isso não sou ingrata! Se é que você me conhece, você sabe disso!

Desculpem-me a toda a população por ter aproveitado este veículo e demonstrado minha indignação por certas palavras!!! Por isso, disse: Palavras são Palavras!

Todos querem justiça! Mas quantos a buscam?

Quero deixar aqui algumas palavras escritas por um primo e acredito que com elas encerra meus dizeres:
"tornemo-nos pequenos e humildes perante a humanidade, e encontraremos a grandeza de se ser humano!
Não é tornar-se mendigo dos seres humanos, não é abrir mão dos sonhos, não é abdicar-se de si mesmo, mas é ser capaz de assumir-se apenas como mais um caminhante no globo terrestre, mas mesmo sendo apenas mais um ser humano, aquele ou aquela que luta pra tornar as pedras no caminho os objetos mais valiosos de superação de sua jornada!"

Anônimo disse...

Ednamara sua atitude foi nobre,reconhecer um erro é virtude de poucos,mas vou te dar um conselho de uma educadora muito antiga e que já passou por muitas trocas de prefeitos,a melhor coisa que fazemos é ficar de boca fechada.Você acha que vão mudar leis para favorecer um grupo mínimo de interessados?Abre o olho.Ser puxa saco não leva a nada e se eu fosse você ficava quietinha porque a corda sempre arrebenta do lado mais fraco e 4 anos passa rápido demais. Infelizmente não podemos nunca acreditar em promessas de candidatos.Mas mesmo assim parabéns pelo seu gesto.

Anônimo disse...

fátima gostei da frase que voce colocou no cabeçário do jornal sobre injustiça.....blz parabens

Anônimo disse...

Parabéns Fátima pela frase da qual cabeçalha este jornal, onde diz: "Todo aquele que se cala perante as injustiças, hipocrisia e maldades, nunca serão dignos de respeito, mas dignos apenas de lástima.
O caráter e a força de uma pessoa não são medidas pela força do seu poder, mas pela força e coragem de suas palavras."
Sábias palavras! Concordo com você!

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.