6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

3 de agosto de 2011

Cerimônia de Dedicação - Sagração de nossa Igreja Matriz

Domingo, 31 de julho de 2011, foi um dia especial para nossa Igreja Matriz de São Caetano.

Na presença de grande número de fiéis, aconteceu a cerimônia de dedicação que foi presidida por D. Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, juntamente com o Pároco Pe. Luiz César Moraes e o Vigário Paroquial Pe. Leandro Aparecido Silva.

Pe. Luiz César nos explica o que esta cerimônia significa:

“Para entendermos o sentido da Dedicação - Sagração de um templo temos de nos voltarmos para o Cristo, por sua morte e ressurreição, Ele se tornou o verdadeiro e perfeito Templo da Nova Aliança e reuniu o povo adquirido por seu Sangue. Este povo é a Igreja ou Templo de Deus, construído de pedras vivas, onde o Pai é adorado em espírito e verdade. Desde a antiguidade dá-se o nome de "igreja" ao edifício-prédio onde a Comunidade cristã se reúne afim de ouvir a Palavra de Deus, rezar em comum, frequentar os Sacramentos e celebrar a Eucaristia.
A cerimônia de Dedicação ou Sagração é fazer que aquele local seja tido como local sagrado para o culto divino, é feita para dignificar a construção e abençoar seu recinto como lugar santo. O rito principal é a unção do Altar com o óleo do Crisma, abençoado na Quinta feira Santa na Catedral, o Altar é Cristo, o Cristo ungido pelo Pai, que o altar de pedra representa sua Presença em nosso meio e sobre o qual se celebra a Eucaristia, memorial de seu Sacrifício Redentor por nós. O Altar a rocha firme sobre a qual se ergue a vida dos cristãos.
Os ritos de ungir, incensar, revestir e iluminar o Altar manifestam por meio de sinais visíveis, algo das obras invisíveis que o Senhor realiza por meio dos divinos mistérios da Igreja, sobretudo pela celebração da Eucaristia.”
Nossa Matriz, apesar de já bem antiga, nunca tinha sido sagrada.

“Não sei dizer o porquê de não ter sido sagrada ainda, porque tantos padres anteriores não o tivessem feito.
Um dos sinais de que uma igreja é sagrada são as 12 cruzes nas paredes ou colunas com os candelabros, representando os 12 Apóstolos em torno do Altar, que deve ser de pedra e fixo.
Em nosso caso sagrou-se o tampo do Altar e em futuro muito próximo construiremos o Altar- Mesa central, fac-simile dos altares laterais, somente a Mesa.”, completa Pe. César.
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.