6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

31 de janeiro de 2011

Garrincha, a alegria do povo!

Infelizmente, nós, do país do futebol, quase não produzimos filmes de futebol. Alguns times lançaram médias e longa metragens com a história da conquista de um de seus títulos, ou toda história do time. O futebol muitas vezes aparece como plano de fundo no nosso cinema: como em "Pra frente Brasil" no qual a idéia é mostrar que enquanto a Copa do Mundo de 1970 era o centro das atenções dos brasileiros a ditadura continuava torturando e matando os ditos "comunistas", porém o filme acaba fugindo do tema futebol, focando apenas em seus personagens principais e suas lutas para resgatar um familiar que está sendo torturado por engano.

Além de tudo isso temos alguns bons documetários - do ponto de vista futebolístico, não quero desmerecer os filmes que usam o futebol apenas como ponto de partida ou plano de fundo como o citado -, alguns curtas e outros longas. Os quais prometo indicar em outra oportunidade. Garrincha, a alegria do povo é um destes bons documentários: o filme guarda imagens raras da Copa do Mundo de 1958 e 1962, diversos jogos do Botafogo, entrevistas com o "anjo das pernas tortas", imagens da vida pessoal do gênio e outros comentários altamente relevantes.

É possível fazer um estudo geral da década de 60 a partir das imagens mostradas, a torcida quase não tem camisa do time, o ídolo continua humilde e frequenta os mesmos lugares e mesmos transportes públicos que os demais, não por escolha e humildade e sim pelas condições que o futebol lhe dava, ele ainda comenta que às vezes preferiria não ser "incomodado" por estar cansado após os treinos. Detalhes que nos fazem refletir, inclusive sobre a sociedade atual.


Diretor: Joaquim Pedro de Andrade

Aparições: Manoel Francisco dos Santos (Garrincha), Nair dos Santos, João Paulo Câmara, Ubirajara Oliveira, Juscelino Kubitschek, Carlos Lacerda, Heron Domingues (Narrador)

Idioma: Português

País: Brasil

Gênero: Documentário

Tempo: 57 minutos

Diretor: Joaquim Pedro de Andrade

Ano: 1962

Aparições: Manoel Francisco dos Santos (Garrincha), Nair dos Santos, João Paulo Câmara, Ubirajara Oliveira, Juscelino Kubitschek, Carlos Lacerda, Heron Domingues (Narrador)

Idioma: Português

País: Brasil

Gênero: Documentário

Tempo: 57 minutos

"Fábio Barreto, filho do roteirista e produtor Luís Carlos Barreto, realizou em 1978 um novo documentário de curta-metragem sobre o jogador Garrincha, chamado "Mané Garrincha", uma espécie de continuação do trabalho do seu pai de 1962. Na época Garrincha já estava com a carreira profissional encerrada. Neste novo documentário, novas cenas de Pau Grande, do jogo de despedida de Garrincha em 1973, lembrado por ele como "o momento mais emocionante de sua carreira", e de sua atuação em campo pela equipe de "veteranos" do Milionários, que pelo Brasil nos anos de 1970, e que no filme aparece jogando contra um time chamado Santos Futebol Clube, de Brasópolis. Há um depoimento de Armando Nogueira, que disse ter sido testemunha do primeiro jogo de Garrincha pelo Botafogo. O filme mostra também o jogador orientando em campo seu filho adolescente apelidado de Neném, atualmente já falecido." (Trailler do filme Garrincha, a Alegria do povo; Jornal À Janela 20/04/2010).

Por Lílian Alcântara

@LílianAlcantara

lilianalc92@gmail.com


Veja a matéria completa em: http://www.outroladodanoticia.net/index.php/cultura/cinema/854-garrincha-a-alegria-do-povo

2 comentários:

Anônimo disse...

Que boa matéria Fátima, eu como Botafoguense de nascimento e criação, fã de Garrincha o melhor jogador espetaculo do Mundo, assisti o jogo dele em Brazópolis e até tomei uma cervejinha com ele no bar caiçara do tio Juca flamenguista, que chorou de emoção ao ver o nané no seu bar, e admitiu que o Garrincha o fez chorar muitas vezes, pois seus dribles humilhavam os flamenguistas mas mesmo assim o adi mirava como o maior dos maiores jogadores do mundo.
Vou mandar se você permitir para um blog (Botafogo eterno) de um amigo Botafoguense que mora no Rio.

Fátima Noronha disse...

Oi Botafoguense!
Pode mandar sim, será um prazer contribuir com o blog de seu amigo.
Abçs

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.