O MEC (Ministério da Educação) liberou na tarde desta sexta-feira o gabarito oficial de respostas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Confira nos links abaixo
A divulgação do gabarito havia sido suspenso por determinação da Justiça Federal do Ceará. A liminar, entretanto, foi derrubada nesta sexta-feira (12) pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria.
O magistrado atendeu a um pedido feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Na decisão, ele ressaltou que a suspensão de um certame envolvendo mais de 3 milhões de estudantes traria transtornos aos organizadores e aos candidatos de todo o Brasil
As falhas na impressão dos cadernos amarelos das provas que foram aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro prejudicaram cerca de de 2 mil estudantes. O Ministro da Educação Fernando Haddad, afirmou que o consórcio responsável pela impressão (Cespe/Cesgrario) assumiu a responsabilidade e fará a nova prova sem nenhum custo aos cofres públicos. Ao comparar com o Enem do ano passado - quando houve vazamento e remarcação da prova - o ministro avaliou que, neste ano, "houve melhora em quase tudo".
Problemas
Os problemas levaram estudantes a tomarem as ruas em protestos durante a semana. Nesta sexta, feira, cerca de 300 estudantes fizeram uma manifestação no centro do Rio de Janeiro. Eles se concentraram na Cinelândia e caminharam, com narizes de palhaço, caras pintadas, carro de som e faixas, até o Palácio Gustavo Capanema, onde funciona a sede do Ministério da Educação.
Também houve protesto em Fortaleza, onde cerca de 500 manifestantes fecharam a Avenida da Universidade, em frente ao prédio do Centro de Humanidades, da Universidade Federal do Ceará (UFC), no bairro Benfica.
O Enem deve ser reaplicado para os estudantes prejudicados em data a ser definida pelo MEC. Haddad garantiu que não haverá coincidência com a realização de outros vestibulares e concursos. "Ninguém será prejudicado", afirmou ao considerar que o desafio, agora, será o de identificar os estudantes que irão fazer a nova prova, o que será feito pelo consórcio.
(texto extraído do site www.estaminas.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.