6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

16 de agosto de 2015

PALAVRAS AO VENTO! Fátima Noronha


 Ando pela cidade com a esperança de ver as coisas acontecendo, a cidade ficando melhor, mais limpa, mais rica...
E o que vejo? Tudo sempre igual.  
Dizem que não devo falar, que é melhor me calar.
Calar? Nunca! Falar, e se for preciso, gritar!  
Como já aconteceu, num sete de setembro, gritar pedindo independência. Independência sem morte, mas independência! Não quero mais ser dependente de outras cidades para trabalhar, estudar e melhorar de vida.
Me pego aqui escrevendo, cobrando e reclamando por coisas simples.  
Mas escrevo palavras ao vento. Reclamo aos quatro cantos, mas nunca sou ouvida.
Se sou ouvida não me vem nenhuma resposta.
Silêncio!!!
Descaso!!!
Silêncio doído, que machuca quem quer ajudar, ver melhoras...
Estarei eu fazendo papel de idiota?
Seremos todos nós, eleitores, uns idiotas tão insignificantes  que nem ao menos merecemos uma resposta, um esclarecimento,  uma justificativa?
O tempo passa e chegará o dia em que transformação, para nós, será sinônimo de desolação? Felicidade será sinônimo de bestialidade? E progresso sinônimo de regresso?

Afinal, em nossa bandeira brasileira está escrito “ordem e progresso” e é apenas isto que pedimos!


“Todo aquele que se cala perante as injustiças, hipocrisia e maldades, nunca será digno de respeito, mas digno apenas de lástima. O caráter e a força de uma pessoa não são medidas pela força do seu poder, mas pela força e coragem de suas palavras.” (Júlio César de Melo)

30 comentários:

Anônimo disse...

É querida Fátima! Estamos em um mato sem cachorro com espingarda sem cartucho. Aos olhos da casta política instalada no poder, estamos as favas. Para comprovar o asseverado, basta uma simples leitura da ata extraída da ultima sessão de câmara. Maioria dos " representantes" do povo, denominados vereadores, rasgando ELOGIOS ao CHEFE DO EXECUTIVO afirmando que Ele, ao viajar para a CHINAAAAA, elevou e levou o nome de Brazópolis para o MUNDOOOOO. JESUS! Agora simmm. Muitas empresas chinesas chegarão a nossa cidade para somar-se a outros milhares que já investem aqui. Faça me o favor!!! Não conheço um só chinês em Brazópolis. Outros parabenizando o CHEFE DO EXECUTIVO pela HUMILDADE PRATICADA NO DIA A DIA, CUMPRIMENTANDO os munícipes, pegando na mão de todos. Com a escusa do palavrão: Puta que pariu! Onde estamos meu Deus? Há 15 anos atrás o chefe do executivo em comento não tinha onde cair morto. Andava em um BRASILIA VELHA caindo aos pedaços. Será que o fato do caboclo cumprimentar os seus súditos é uma virtude? Fátima tu quer ver o que é abandono de verdade??????????? chame um motorista/maquinista, se puder, monte em um trator, pois possivelmente de carro tu não terá exito, e visite a zona rural. De preferência, desça por anhumas, pitangueiras, japão, bom jardim, araujos, campo belo, banhado e tu verá o infernoooooooooooooooooooooo que está tudo ali. Estamos em outubro já não temos como transitar. Imagine o verão, mormente dezembro e janeiro. Confesso que joguei a toalha. Tentei encontrar um apoio em algum vereador. Desisto. Estão comendo na mão do executivo. Para eles, tudo está lindo maravilhoso. Fazer o que? não sei. " a beira do rio vargem grande e anhumas, sentei e chorei".

Ana Maria disse...

Vc falou td Fátinha. os nossos governantes deveriam usar seu vlog a favor dele. Ser aberto a dialogos com o povo. Responder, esclarecer, divulgar o trabalho deles. Mas não, ficam fazendo cara de paisagem e fingindo que não estão lendo. Sei que todos eles seguem seu blog diariamente. Por que será que se calam?
Será verdade o ditado de quem cala consente?

Maíra Cintra disse...

Não posso deixar de comentar. Não sei o que é mais triste, seu texto ou o primeiro comentário. Brasópolis parou no tempo. Não sei ao certo, mas a impressão que tenho é que está regredindo. E a pergunta é: Pra onde vão as verbas que a cidade recebe do governo? São tantas visitas e viagens da Presidenta e do prefeito que com o dinheiro daria para arrumar as estradas da zona rural. Brasópolis tem que investir em indústrias para gerar mais emprego à população e fazer com que as pessoas parem de ir procurar emprego em outras cidades. Deveria investir em escolas particulares, faculdades para que venham pessoas de fora e possam gerar lucro, não só nos comércios que estão necessitados como gerar ainda mais emprego e eventos. Brasópolis precisa de mais lazer para as crianças, pois para uma cidade pqna a procura de drogas pesadas é muito grande. Brasópolis tem que pensar grande, pois na minha opinião, de nada adianta a prefeitura fazer tudo isso se muita gente ainda pensa pequeno demais. Só acho.

Anônimo disse...

Desculpe o transtorno.Até quando vai ficar esta faixa,asfalto que é bom nada.

Anônimo disse...

A turma está muito preocupada com os comentários sim,não tem como desmentir a situação da cidade,da saúde e também da educação,vamos falar a verdade gente,aqui tá um shoow de mediucridade,O ótimo é que as pessoas cansaram de ficar quietas,mesmo que anonimamente no blog.Émuito gratificante ver o nosso sentimento retratado pela Fátima,agradeço muito,a maioria tem a boca amarrada,mas pensamos como você,acho que as pessoas estão tomando conciência de que tudo está de mau a pior e não vai consertar nunca,è isso aí o que vemos,entra ano e sai ano,quem quer isso mais tempo?Não vemos progresso,não vemos nada de concreto,só acões políticas pra fazer bonitinho para os bobos.O que me deixa com alguma esperança é que muita gente já está vendo dessa maneira e vendo quanta besteira fazem nas eleições.

Anônimo disse...

Meu tio teve uma idéia ótima,fotografar a cidade,as ruas,a sujeirada,o esgoto a céu aberto que nunca tem conserto,o calçamento do horizonte azul e depoimentos do povo da cidade.E colocar na internete.

Anônimo disse...

Humildade? chega dessa "humildade" falça,nos queremos progresso,queremos uma cidade limpa,sem buracos,queremos um povo forte que não se deixa levar por mentiras e incapacidade.Queremos o nosso patrimônio limpo e bem cuidado e o povo tendo o mínimo de assistência de saúde e educação. É pedir muito?será que vamos ficar mais 10 anos sofrendo desse jeito?Não dá mais pra aguentar mesmo.

Anônimo disse...

Sugiro que o poder executivo chame um reunião preferencialmente na câmara municipal e mostre os dados as informações de cada secretária ou pelo menos das que tratam do desenvolvimento econômico municipal e apresente um planejamento que aponte soluções a todas aquietações declaradas neste ou em tantos outros posts e comentarios feitos aqui na nossa principal fonte de comunicação (net) AJANELADOBRAZ. Penso que esta ferramenta possui representatividade mais que suficiente para solicitar esta reunião a prefeitura municipal - Administração PÚBLICA!!!

Anônimo disse...

Quem está mais próximo percebe que o mais importante não é a cidade,não é o povo,é a política.Cuidam da política e não do nosso bem estar,Brazópolis é apenas um grande canteiro de votos para mante-los no poder.

Anônimo disse...

Estou mais otimista agora, as pessoas estão mais preocupadas e vendo na real como está a nossa cidade.Nós precisamos urgentemente virar essa página triste da estória,atraso,falta de vontade,falta de competencia ,um lugar sem brilho e sem espectativas para todos.

Fátima Noronha disse...

Sobre fotografar os problemas da cidade é mesmo uma boa ideia, pois uma imagem vale mais que mil palavras. Quando iniciei este blog, eu percorria es ruas e fotografava tudo, mas depois, por falta de tempo não pude mais fazer isto. Trabalho de 2ª `a sábado e só tenho o domingo para curtir a família. E outro problema é que são lugares longes um dos outro.
Sugiro então que cada um tire foto dos problemas de seu bairro, sua rua e me mandem por e-mail, assim juntamos tudo.
Se puderem me ajudar nesta tarefa, agradeço muito.
meu e-mail é: fatinoronha@gmaiol.com

Anônimo disse...

Não querendo ser chato e já sendo. Seu e-mail não seria do gmail? Acho que a grafia ficou errada...

Anônimo disse...

Ao Anônimo das 9:25,do dia 17/10
Você expressou bem o que nós moradores do meio rural estamos sentindo em relação as estradas: abandono e descasos. O vice prefeito,quando em campanha,dizia que as estradas seriam sua prioridade ,pois morava tbem na zona rural e conhecia as dificuldades .Só que não ficou dois meses. O que aconteceu? Desistiu muito rápido. Você cita alguns bairros ,Na maioria dos bairros temos vereadores que não são capazes de arregaçar as mangas e solucionar junto com o executivo os problemas das estradas. (ficam só pedindo para tapar buracos . E o que é pior tapam buracos enormes com terra ,vem a chuva e ai só de trator ,porque não há carro que aquente, Senhores vereadores Maurício e Expedito façam alguma coisa por seus eleitores ,Do jeito que esta é triste,vergonhoso e revoltantes para todos .
Morador de Teodoros

Alexandre Ribeiro Pereira disse...

Fatima Bom dia ! Tudo bem?
Gostaria de solicitar que você confirmasse o seu e-mail, pois acho que esta errado.
Não seria: fatinoronha@gmail.com ???? Veja como esta 18 de outubro de 2013 00:03 ok?? Obrigadão!! Adorei sua ideia das fotos, pois uma imagem mostra muito mais que 1000 palavras.

Fátima Noronha disse...

E-MAIL CORRETO : fatinoronha@gmail.com
Baguncei tudo antes, desculpem-me.
Obrigada, ao Alexandre e ao anônimo pelo alerta.

Maria R. disse...

Vamos mesmo fotografar a realidade de nossa cidade,vai dar um lindo album de catástrofe.Sugiro também enviar as imagens para os deputados que vem aqui em visita mas não veem a situação da cidade.Também para o governo do estado.O povo cansou de propaganda,queremos realizações.A cidade não tem o mínimo de saneamento básico,não existe quem conserte um esgoto estourado e fedendo numa rua perto do colégio ha anos,calçamento afunda e fica por meses.Eu espero que os moradores do horizonte azul fotografem suas ruas,aquele bairro tão bonito parece praça de guerra.Vamos mostrar ao mundo se possível for,a situação em que se encontra a cidade.Não tem desculpa aceitável.Vamos fazer o que podemos fazer,ficar lamentando não adianta nada.

Anônimo disse...

Nós não queremos políticos cumprimentando o povo nas ruas,e nem sumido grande parte do tempo,também não queremos ouvir que chegaram verbas pra isso e pra aquilo e nada acontecer.A propósito,não se esqueçam do mercado municipal que é um cartão postal do lixo em que se encontra Brazopolis.

Anônimo disse...

A cidade está estragada de cabo a rabo,muito feia e muito suja.Quando tem serviço de conserto é tudo mau feito,não dura nada e acontece de novo.O povo tem que abrir a boca,nós temos que defender a cidade, chegou num ponto que virou piada,não existe nenhuma cidade ao redor nessa situação de abandono.

Anônimo disse...

Não só nossas palavras jogadas ao vento,a cidade está jogada ao vento há muito tempo.Aqui se arrecada apoio,votos,dão muitos empreguinhos,agradam a maioria com favores...isso é puro trabalho político e nada de administrar.todos precisam ver isso. É preciso mudar de rumo,essa política não serve pra nós,estamos abandonados.

Alexandre Ribeiro Pereira disse...

Uma explicação aos amigos e leitores daqui do blog da querida Fátima !!!! Eu Alexandre só fotografei os BURACOS, aqui do bairro do (HORIZONTE AZUL), onde tenho a honra de ser uns dos fundadores e morar. Tenho ainda a minha querida Mãe de 84 anos que mora em frente aos buracos da Rua Benedita Oliveira Dias, a minha filha casada com consultório e residência própria, no final da mesma Rua, onde ate os clientes reclamam para chegar até o mesmo. E acrescento eu nunca vi pelo tempo que moro aqui em BRAZÓPOLIS tanto descaso, para com os moradores e só espero que não me chamem de “ OPOSIÇÃO”, pois graças a Deus não gosto de política e nem de politicagem. Mas o SACO NÃO ESTA CHEIO, E SIM ESTOURANDO!!!!! POIS PACIENCIA TEM LIMITES.!! E digo mais: Eu senhores (as) não coloquei AQUI:
1)- Fotos do esgoto de nosso bairro estourado, a céu aberto La embaixo na vargem próximo ao Rio.
2)- Fotos da beira da rodovia onde o prefeito passado fez a obra de canalização e a ultima chuva inicio do ano estourou quase tudo é buraco só.
3)- Fotos do trevo do vamos dizer SILVEIRA parado.
4)- Fotos da obra parada do calçamento beira CAMPO FUTEBOL
5)- Fotos estradas e pontes rurais em péssimas condições
6)- Fotos do absurdo onde era asfalto e arrancaram tudo, deixando na terra e botaram uma placa “Desculpem pelos transtorno .......” Onde? Ali saída para o bairro luminosa / bar do NEY.
7)- Fotos CHEGA não vou ficar aqui enumerando todas espero que alguém incomodado se habilite.

Anônimo disse...

vcs votaram nele agora aquenta???vcs queria era isso memo,,,que ele ganhasse e depois ficar criticando ???/

Anônimo disse...

Ando pelas roças e vejo muitos terrenos arados, preparado para plantio de milho. Acho que é para as pessoas de Brazopolis, porque sinceramente, pessoas sem paciencia, haja sabugo pra estas pessoas.

Anônimo disse...

Anonimo de11:16 paciencia tem limite n acha....vc ainda tem esperancas de melhora?Eu ja desisti

Anônimo disse...

Cadê as fotos do sr. Alexandre por favor Fatima não tenha medo de colocar eu vou mandar muitas o povo de fora precisa saber para não votar errado eles tem que conhecer a nossa realidade para vir votar ou votar onde estão morando. Eu sugiro que as pessoas que moram fora deveriam votar lá não acha?

Fátima Noronha disse...

As fotos do Alexandre postei no mesmo instante em que ele mandou. Vc é que não procurou. Foi postada no dia 18/10:
http://ajaneladobraz.blogspot.com.br/2013/10/uma-imagem-vale-mais-que-mil-palavras.html

Anônimo disse...

Aqui a coisa é invertida,os governantes deveriam ter medo do povo,em Brazopolis o povo tem medo dos governantes.Povo que não grita....PASTA.Coitados dos que nascem aqui,crescem de cabeça curta,conformados com pouco e achando que está muito bom.

Anônimo disse...

Beleza Alexandre, você é fera, corajoso fala, prova e coloca seu nome, continue assim quem sabe o prefeito e vereadores tomem vergonha e façam alguma coisa.

Alexandre Ribeiro Pereira disse...

Ao anônimo 21 de outubro de 2013 13:15
Eu agradeço pelas palavras, mas informo que não é uma questão de ser fera etc. Acho que meus impostos são pagos, cobrados e até muitas vezes compulsoriamente para não ter nada em troca!!! E mais!!! Já foi dado muito tempo para os responsáveis repararem os estragos, mostrados nas fotos acima. Ou não foi??
E como eu já pude observar que se não cobrarmos estes responsáveis pela manutenção, de alguma maneira democrática e civilizada, mostrando os fatos realmente vergonhosos nada será feito. E o abandono EFETIVO das vias publicas, nós prejudica o NOSSO direito garantido na constituição de ir e vir!!!! Pois aqui estamos com ruas interditadas, sem condições de trafegar!! E À MUITO TEMPO!!!! Ou é mentira minha???
QUE DEUS NOS AJUDE.

Anônimo disse...

Quando saí de Brazopolis ainda existia gente com garra e disposto a lutar pela cidade e seu povo.Tinha partidos políticos organizados,com pessoas capacitadas,e o povo mais interessado e participativo. alguns anos depois percebo que tudo mudou,tenho um sentimento de perda, de abandono quando visito a cidade,percebo nas pessoas o mesmo sentimento, e um desânimo muito grande.Alguém disse que Brazópolis parou no tempo,e parou mesmo.Meu pai diz que o povo entregou o ouro,jogaram a toalha,são expressões que definem a falta de luta e o conformismo.

Anônimo disse...

http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2015/08/manifestantes-contra-o-governo-se-reunem-no-centro-de-sao-jose.html

Bom dia Fátima. Estou postando um link com uma linda foto da nossa manifestação e caminhada em São José dos Campos no dia 16/08/2015, contra os corruPTos, bem como em apoio ao MM.Juiz Sergio Moro.
Abraços: J.Batista.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.