6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

11 de agosto de 2015

LERIZANDRA SALVADOR , BRAZOPOLENSE DE LUMINOSA, É UM DOS MEMBROS DA NOVA GERAÇÃO DE SOMMELIÈRES PROFISSIONAIS EM SÃO PAULO


Essa turma quer abrir mais garrafas
Por Redação Paladar
Isabelle Moreira Lima
Especial para O Estado

Uma nova geração de sommeliers começa a aparecer em São Paulo com uma missão em comum: tornar o vinho mais fácil, menos esnobe. Com diferentes histórias, formações e aspirações, essa geração acredita que a bebida tem uma imagem “sagrada” que precisa ser modificada já. Só assim serão abertas mais garrafas, seu maior objetivo.

Conheça cinco jovens profissionais que têm se destacado no cenário paulistano: Lerizandra Salvador, do Vicolo Nostro; Marcelo Batista, do Trattoria Fasano; Gabriel Raeli, do Bardega; Camila Ciganda, do Jacarandá; e Cássia Campos, do grupo Chez.
FOTO: Felipe Rau/Estadão
Mais teoria
Há uma diferença clara entre as gerações mais antigas de sommeliers e mais novas, diz Pedro Alves Cardoso, instrutor da área de bebidas do Senac São Paulo. Segundo ele, os mais antigos fizeram a carreira na prática. Eram mais focados no serviço do vinho e pouco sabiam sobre a história e a geografia que envolvia os rótulos. “Os mais jovens estão mais focados em tudo o que cerca a bebida, sua cultura, sua história, sua produção”, afirma o escanção, como gosta que a profissão seja designada. Muitos deles nem querem praticar o serviço ou trabalhar na noite, mas escrever sobre o tema.

Cardoso vê mais oportunidades para os mais jovens, que conseguem viajar para conhecer regiões produtoras e diferentes histórias de vinificação. “Antigamente, os patrões não liberavam. O máximo que conseguiam era ganhar brinde de importadora.”

LERIZANDRA SALVADOR, VICOLO NOSTRO
Brincadeira na carta e timidez fora do salão

FOTO: Felipe Rau/Estadão

Antes de ser sommelière profissional, Lerizandra Salvador só bebia vinhos doces. Talvez fosse influenciada pela mãe, que é fã dos adocicados; talvez fosse vítima da má qualidade dos secos que experimentava. “Quando comecei a ter acesso a vinhos de melhor qualidade, ampliei minha preferência”, afirma.

Isso aconteceu quando saiu do sul de Minas e foi a Campos do Jordão (SP) trabalhar no restaurante A Tal da Pizza. Tinha 24 anos quando começou a abrir garrafas. Pouco tempo depois, veio para a capital paulista onde, depois de rápido interlúdio trabalhando como recepcionista e em lojas de roupa – trabalho que detestou –, começou a estudar na Associação Brasileira de Sommeliers. Depois de dois anos de estudo e muito serviço, foi oficializada como sommelière.

No Vicolo Nostro, onde trabalha hoje, aos 33 anos, é responsável pela carta de vinhos e pela administração da adega. “Tenho 350 rótulos na casa, dá para brincar um pouco. A cada seis meses mexo na seleção”, diz ela. O trabalho inclui degustações semanais, pesquisa e muito estudo. “Vinho não é só paladar, mas história, geografia. E eu gosto muito dessa parte, viajar, conhecer as regiões”, afirma.

Aprovada em abril deste ano como uma dos cerca de 50 sommeliers certificados do Brasil, Lerizandra sonha em morar fora e concluir o quarto nível do WSET, alta qualificação da categoria, em Londres, onde o curso é ministrado. “Preciso ainda melhorar o inglês e o francês e, quem sabe, morar um tempo na França. Quero conhecer o vinho em sua origem”, afirma. Para Lerizandra, que pensava em ser advogada na infância, é inimaginável a vida longe dos vinhos. Ela diz que a única coisa realmente difícil de ser sommelière é deixar a timidez fora do salão. “É um desafio diário”, diz.

Profissional que admira: Diego Arrebola, do Pobre Juan, e Thiago Locatelli, do Varanda
Dica da Lerizandra: Lidio Carraro Dádivas 2013 Chardonnay
Origem: Encruzilhada do Sul, Brasil
Preço: R$ 53, na Wine

Um vinho brasileiro bem melhor que alguns chilenos e argentinos na mesma faixa de preço, segundo a sommelière, este chardonnay é fresco e frutado com aromas tropicais de abacaxi, melão, pera e um toque mineral.

4 comentários:

Márcia Caridde disse...

PARABÉNS !!! Braszópolis continua dando bons frutos. Ser um degustador e apreciador de vinhos e NOBRE, e ainda ser conhecedor de sua origem e bem interessante.

Anônimo disse...

Parabéns, Lerizandra! Muito sucesso para você!

Anônimo disse...

Parabéns Lerizandra.
Também amo vinhos.

Unknown disse...

Parabéns Lerizandra..Sucesso. Parabéns Luminosa/Sertãozinho.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.