6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

17 de agosto de 2015

BRAZÓPOLIS TEM UM GRANDE POTENCIAL NA AGRICULTURA FAMILIAR. POR QUE NÃO INVESTIR NELA?

É visível a falta de politicas públicas do estado na agricultura familiar, isso demostra que o modelo sempre foi pensando no grande e não no pequeno agricultor, o que é nossa realidade.

Em breve a  agricultura familiar vai se transformar na nova classe média rural com empreendedorismo e investimentos.

O apoio ao homem do campo, organizando a agricultura familiar, propiciando  o empreendedorismo e iniciativa, são importantes para aumentar a capacidade de produção, não como agricultura de subsistência, mas sim uma propriedade particular, com uma visão de gerenciamento estratégico e empreendedorismo.

 O produtor rural precisa do auxílio do estado para produzir com qualidade e ter uma renda no campo.

 Mas para isso são necessários a  legalização e certificação dos produtos; o financiamento público e linhas de crédito para agroindústrias; e a capacitação de agricultores. Com  produtos legalizados e certificados, o novo desafio é incentivar o beneficiamento para gerar empregos e renda aos agricultores familiares.
 
A agricultura rural consiste no cultivo de vegetais e criação de animais domésticos (incluindo a criação de peixes), visando principalmente a produção de alimentos para os seus habitantes. É uma prática difundida mundialmente, tanto nas grandes metrópoles quanto nas cidades menores, e que tem sido apoiada por diversos governos e agências internacionais.

As atividades produtivas desenvolvidas  são extremamente diversificadas.
Os principais fatores que determinam o quê e como será cultivado são os recursos individuais ou familiares e a disponibilidade de terra.
A cultura, as tradições, mercado, disponibilidade de água, condições climáticas (temperatura, precipitação, exposição ao sol), condições do solo, tamanho da área, também são de extrema importância na definição da atividade adotada. E sabemos que Brazópolis tem um solo rico e produtivo.

 Entretanto,  os produtores precisam de mais acesso a crédito para fomentar a iniciativa.
Os pequenos produtores ganham nova força quando se associam a cooperativas e grupos, pois têm, assim, mais chance de dinamizar seu negócio.

Temos o ouro, nossa terra boa a produtiva. Basta olhar pra este setor com mais carinho e tirar de vez da cabeça que Brazópolis é uma cidade turística. Nosso ouro está na AGRICULTURA.

Que tal pensarmos um pouco nisso?

6 comentários:

Anônimo disse...

É preciso incentivo por parte do Governo Federal. A própria prefeitura poderia ajudar. Os filhos dos agricultores estão indo embora para a cidade grande em busca de emprego, porque o trabalho da agricultura é desgastante. É preciso diminuir esse desgaste, mecanizando o trabalho. Existem equipamentos de pequeno porte que substituem o carro de boi, o arado. Temos energia elétrica com mais facilidade ( luz para todos ???? ) para trazer conforto as famílias do campo. Mas não tem dinheiro ? Pois é, para quem quer trabalhar não tem dinheiro. Infelizmente.

José Cláudio S. Pereira R. disse...

Antigamente Brazópolis era uma cidade rica e com uma produção agrícola grande. Por isso o dinheiro entrava e dava pra fazer mtas coisas.
Precisamos investir novamente em nossas terras. J[á pensaram em quantos empregos?
Não só no campo, mas motoristas para transporte dos produtos, contadores, vendedores e assim por diante.

Zé do Campo disse...

O que falta é apoio da prefeitura. Deixe dessa história de que Brazópolis é cidade turística. Aqui não tem turismo. Basta ver a sujeira e desleixo da cidade. O que turista vem ver aqui? A Matriz e a praça encardida do lado?
Nossa área rural é grande e rica. Só precisa de apoio.

Anônimo disse...

Concordo com os comentários a cima.

Anônimo disse...

O observatório seria o maior potencial turístico da cidade , mas infelizmente os nossos prefeitos não tem e não tiveram a capacidade de ver isso , explorando o turismo astronomico . Infelizmente relatos como os acima são iguais a letargia das mentes destes prefeitos.

Anônimo disse...

todo mundo fala mau do prefeito,,,ele nao tem nada com isso,,,a população que e parada :::

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.