6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

7 de agosto de 2015

BIOGRAFIA DE NOSSO PADROEIRO - São Caetano Di Thiene.

São Caetano, também chamado de São Gaetano. Nasceu em outubro de 1480 em Veneza como Gaetano dei Conti di Thiene.
Ele era filho do Conde Garpar de Thiene e Maria di Porto. Quando ele tinha dois anos seu pai foi morto em batalha.
Criado por sua mãe, ele estudou na Universidade de Pádua,
recebendo doutorado em Direito Civil e Direito Canônico. Como senador em Vicenza, Caetano foi a Roma onde o Papa Julius fez dele um protonotário (Oficial da cúria romana que tem uma hierarquia superior à de todos os notários, ou seja, Tabelião, escrivão público, que recebe e redige atos, contratos, escrituras etc.), um posto que renunciou quando o Papa Julius morreu em 1513.
Caetano foi ordenado em 1516 com 36 anos e entrou para a Ordem dos Oratórios de São Jerônimo, dedicado a cuidar dos doentes. Ele fundou um Oratório em Verona e em 1520 foi para Veneza. Em 1523 com Giovanni Pietro Carafa ,que tornou-se Papa Paulo IV (1555-1559) e com Paulo Consigliere e Bonifácio da Calle, Caetano fundou os Treatines, uma congregação de padres reformistas que assistiram a Reforma Católica.
Ele fundou um hospital para vitimas de doenças incuráveis e um banco – como alternativa aos agiotas da época que cobravam juros altíssimos- para emprestar aos pobres, atualmente é o Banco de Nápoles.
Tinha o habito de jogar com prisioneiros vários jogos nos quais ele apostava orações. Diz a tradição que ele sempre perdia e tinha assim que “pagar” com orações para eles.
Era conhecido pelo povo como o "padre santo".
"Nada pedir e nada possuir": esse era o desejo de Caetano e que passou a fazer parte do carisma teatino. Essas palavras contrastavam com o nepotismo reinante na época, quando pessoas pouco virtuosas e pobres em conhecimentos eram alçadas a cargos de responsabilidade espiritual. O desapego dos teatinos aos bens terrenos evidenciava uma ostensiva prova de confiança na Providência: nada pediam, mas apenas aceitavam o que lhes era dado, e os alimentos recebidos e não consumidos no mesmo dia eram doados aos pobres (pois o dia seguinte seria outro dia com necessidades a serem supridas novamente por Deus). Ou seja: pobreza comunitária, além da pobreza individual; não se apoiar nas rendas ou entradas fixas, nem sequer na mendicância, vivendo apenas dos frutos do ministério pastoral e dos donativos espontaneamente oferecidos.
Nascido em família rica, Caetano fez-se pobre por amor a Cristo. Ele mostrou, com seu estilo de vida, que a mudança na sociedade deve ser iniciada com a mudança no próprio indivíduo, ou seja, em si mesmo, contrastando assim com os numerosos "reformadores não-reformados" que freqüentemente surgiam na sociedade de então (e que continuam a surgir nos dias atuais).
A Eucaristia era a fonte que supria Caetano com a necessária energia para a vida cristã, religiosa e sacerdotal: celebrava ele diariamente a Santa Missa, ao contrário do que ocorria com a maior parte dos membros do clero na época.
Sua vida foi um testemunho de amor ao próximo. Disse ele: "servir e amar a Deus, renegar a si mesmo e sacrificar-se pelos outros; eis o segredo da vida cristã e sacerdotal". Em uma carta aconselhou: "esqueça-se completamente de si e busque no próximo somente a face de Jesus crucificado".
Entre outros títulos, São Caetano é conhecido como o pacificador dos tumultos populares: morreu em Nápoles em 7 de agosto de 1547, oferecendo-se em holocausto pela paz nessa cidade, sendo o seu sacrifício imediatamente aceito, pois o conflito que se abatera sobre a cidade cessou. No centenário de sua morte os religiosos teatinos elegeram padroeira de sua ordem a Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora da Pureza.
Ele é padroeiro dos Treatines e dos animais domésticos. Foi canonizado pelo Papa Clement X em 1671.
Suas relíquias estão guardadas em Munique e em Nápoles.
Sua festa é celebrada no dia 7 de agosto, dia de sua morte.

2 comentários:

Anônimo disse...

TODOS PADRES E BISPOS E A IGREJA CATOLICA SE SEGUISE O EXEMPLO DE VIDA DESTE SANTO,NAO ESTARIA PERDENDO TANTOS FIEIS PARA OUTRAS RELIGIOES.SOU MUITO DEVOTO DESSE SANTO .

raimundo cintra disse...

ta ai um exemplo pra esses fabio de melo . que de padre nao tem nada. so estrelismo .

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.