6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

16 de agosto de 2015

População de Brazópolis: Em 1951 era 23.144 habitantes, hoje são 14.663 habitantes.


Você sabia que de acordo com o recenseamento de 1951 a população de Brazópolis era de 23.144 habitantes?
 Em 1951 Brasópolis tinha:
57 automóveis, 5 ônibus, 20 motocicletas, 34 caminhões, 21 caminhonetes, 2 tratores, 223 charretes, 110 bicicletas, 40 carroças, 194 carros de boi, 46 aparelhos telefônicos, 4 bibliotecas, 3 jornais, 1 cinema, 2 salões de espetáculos teatrais, 5 agências bancárias, 1 fábrica de doce, 4 fábricas de aguardente, 2 fábricas de arreios, 9 máquinas de beneficiamento de arroz, 8 fábricas de beneficiamento de café, 3 fábricas de calçados, 19 fecularias, 3 tipografias, 33 fábricas de rapaduras, 44 fábricas de fumo em corda e 2 fábricas de polvilho.

 
 Pelo censo de 2010: 

População de Brazópolis: 14.663
Crescimento populacional em Brazópolis: -3,31% (10 anos)
Domicílios ocupados em Brazópolis: 4.684
População masculina: 7.431 homens no Brasópolis
População feminina: 7.232 mulheres no Brasópolis
Em Brazópolis temos 1,03 homens para cada mulher
Em Brazópolis temos e 0,97 mulheres para cada homem
População urbana de 7.891 pessoas
População rural de 6.772 pessoas

26 comentários:

Anônimo disse...

ANTES TINHA MAIS COISA. PRINCIPALMENTE SERVIÇO.

Anônimo disse...

Nos feriados quando nossos filhos e netos retornam a Brazopolis voltamos a ter 25.000 moradores. Mas com bons olhos percebo que o fluxo esta invertendo lentamente, pois nossos herdeiros estão finalmente voltando a residir aqui, mais por meritos deles que meritos dos prefeitos.

Fernanda disse...

BRASA E BRASA O RESTO E CINZA!!

Anônimo disse...

PARA ONDE FORAM TODOS E AS FABRICAS?E A CULTURA ONDE ESTA HOJE,DE 1 CINEMA E 2 SALAS DE ESPETACULOS.O QUE ACONTECEU EM 61 ANOS MINHA GENTE?

Anônimo disse...

Nossa estação virou fábrica,
nosso cineteatro virou galeria,
nosso coreto desapareceu,
nosso parquinho virou estacionamento,
nossa castata virou ruinas,
nossa cultura embobreceu,
nossas árvores caíram,
nossos filhos partiram,
nossa vida amoleceu.
Nossa! Vamos mudar isso?

Anônimo disse...

A banda no coreto da praça sob as maritacas palmeirenses acompanha o ritmo da vida interiorana.
O teatro no cinema da praça sob as luzes da ribalta iluminam a celebração de poder sonhar.
O quadro na galeria do clube sob os olhares do publico reflete a consciência de saber ver.
O livro na biblioteca da avenida sob o peso das páginas aguarda o descobrimento de um companheiro.
O coro na igreja da praça sob a benção do criador ecoa a energia de estar em comunhão.
O povo no banco da estação sob a sombra das árvores aguarda a chegada do trem.

Anônimo disse...

Autor dos dois poemas é Oswaldo de Oliveira. O primeiro se chama NOSSAS COISAS e o segundo ARTE DA VIDA.

Anônimo disse...

Naquele tempo, Piranguinho e Olegário Maciel pertencia a Brazópolis. Por isso tinha mais gente. Hoje tem muito mais artistas que antes. O que mudou não é culpa desse ou daquele prefeito ou quem quer que seja. O mundo mudou. E você continua ignorante. Faca alguma coisa e pare de criticar.

Anônimo disse...

4 bibliotecas, 3 jornais, 1 cinema, 2 salões de espetáculos teatrais?
Entretenimento, estímulo e acesso a arte e cultura como é que fica? É preciso alimentar a vida como um todo, não somente os bolsos... se bem que nem os bolsos se alimentam mais por aqui. A maior prova é que as pessoas estão saindo em busca novas possibilidades.

Anônimo disse...

E a tendencia é piorar, porque nenhuma adminitração não esta nem ai para Brazopolis, entra prefeito e vereadores e continua ma mesma. Trocam-se as cabeças mas o que tem dentro delas é a mesma coisa. Pronto Falei.

Anônimo disse...

Os números estão ai e são resultados das más administrações municipais que não dão oportunidades para os jovens brazopolenses permanecerem em nossa terra tão querida e precisam se aventurar e fazer sua vida em outros lugares. como será que nosso governante MUNICIPAL ( Prefeito) vê essa situação, quais seriam a maneira para reverter tal quadro, ou será que é realmente isto o desejo de cada vez menos eleitores para...................

Anônimo disse...

e triste ver a nossa cidade se acabando.temos que valorizar o que temos hoje.do jeito que esta indo nem isto teremos mais tarde

Anônimo disse...

se tudo se acabou e porque a maioria mão valorizou,quem mantem a economia local e o povo.mais a população local prefere aquecer a economia vizinha

Anônimo disse...

Como o nosso amigo disse. O Mundo modou e Brasopolis parou.

Anônimo disse...

Eu infelizmente ganho meu salario em outra cidade por falta de oportunidade aqui em Brasópolis. Corri atras de serviço, sempre levei um não na cara. Tive uma oportunidade longe de minha terra. Nada mais justo que aquecer o comercio de outra cidade. Se Brasopolis não faz nada para seu povo, porque fariamos por vcs? os vereadores, prefeitos não estão nem ai com os Basopolenses. Os brasopolenses estão cansados de pedir mudanças e continua a mesma coisa.

Anônimo disse...

eu amo Brasópolis! vivo aqui desde a minha infância, trabalho aqui, tenho vários colaboradores, educo meu filho aqui, e sou feliz, não me vejo morando em outro lugar.a problemas sim, qual lugar não tem seus problemas.temos sim que cobrar as soluções

Anônimo disse...

mudou um pouco nesses 63 anos kkkkk.Só 9mil habitantes a menos

Anônimo disse...

E tem gente que dava o endereço de Itajubá com vergonha de dizer que era de Brasópolis. Muitos, hoje, moram lá.

Anônimo disse...

nem Brazopolis existe no mapa mais quando vc fala q mora em Brazopolis as pessoas perguntam onde fica isso é um pouco caso de nossa cidade por causa de nossos politicos

Anônimo disse...

Sorte ou acaso, foi bom para o município não crescer, pois temos escassez de recursos hídricos (vide o volume de água do nosso vargem grande) e também na minha visão falta uma estratégia de longo prazo para tentar asfaltar nossa estrada para Luminosa e Santa Rita, o que faria o progresso se expandir além da cidade com a facilidade de escoamento da produção e prospecção do turismo.

Anônimo disse...

Como já foi dito, nessa época Olegário e Piranguinho pertenciam a Brazopolis. Não precisa ser muito inteligente pra saber que o motivo da queda da população. Seja uma jornalista séria Dona Fátima, seu Blog está deixando de ser informativo (o que era muito bom) pra ser servir de politicagem.

Anônimo disse...

Acompanho a historia desta cidade há muito tempo. A única coisa que tem crescimento demográfico desta combalida e sobrevivente cidade, são as bananeiras e péssimos políticos que, em sucessão, e, em competição, cada um conseguindo ser pior que os outro. O que assusta mais ainda, é a inércia e a conivência da população, muito especialmente a votante. Votamos pessimamente! Votamos pelo carisma ou subserviência de miseráveis tapados que pregam um socialismo ultrapassado já extinto em quase todo o mundo , exceto em lugares que impera a ignorância, como em nossa sofrida e combalida BRAZÓPOLIS. Por vezes, molhando o beiço nos botecos na cidade ou da zona rural, ouço as justificativas pelo votar ou não votar: " votei no fulando módique ele é humirde, andava numa brasilinha véia e sempre dava adeus patudumundo". "votei no fulanu porque toda festa na igreja do bairro ......ele tava juntu. Ele e famia intera", " votei no ...porque quai que tudo dia tava cu nói nu bar da estação. bibia no memo copo cumia a mema cumida qui nói". Ou ainda: " Não votei no ...... e pedi pás pessoa num votá. Ele é mitido, carrancudu. Num vejo ele no meio do povo. Num vai nas festas. Num cumprimenta os pobres". Jesus! Socorro!!! Com estes pensamentos e forma de avaliar um potencial candidato, estamos condenados a ficar do jeito que estamos ou piorando cada ano mais. Estagnados, observando a evolução dos municípios lindeiros. Enfim, certo ou errado, estamos conforme o ensinamento popular: "cada povo tem o governo que merece".

Anônimo disse...

O pior cego é aquele que nao quer enxergar. A populaçao diminui a cada ano que passa. Sei nao... Brazópolis vai virar distrito de Paraisópolis ou de Piranguinho.

Anônimo disse...

POBREMA DESSE NEGOCIO DE AUMENTAR A POLULAÇÃO E RUIM HOJE SE NAO PAGAR PENÇÃO DA CANA,,POR ISSO QUE BRAZOPI PAROU??

Anônimo disse...

Brasópolis, perdeu - 1,2%, passando de 15.165 mil no ano 2000 para 14.982 mil, em 2013 http://www.jornaldelavras.com.br/index.php?p=10&tc=4&c=8383&catn=1

Anônimo disse...

Pelo andar da carruagem vai virar cidade fantasma

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.