6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

4 de setembro de 2013

CURIOSIDADES SOBRE O HINO NACIONAL BRASILEIRO

 A Letra do Hino Nacional Brasileiro demorou  91 anos para ficar pronta!


Em 1831, D. Pedro I anunciou que deixava o trono para o filho e voltaria a Portugal. Foi a oportunidade que o músico Francisco Manuel da Silva esperava para apresentar sua composição. Pôs a letra de Ovídio Saraiva e o hino foi cantado em 13 de abril, na despedida de D. Pedro I. Durante algum tempo o hino teve o nome de Hino 7 de abril, data do anúncio da abdicação. Os portugueses consideraram a letra ofensiva a eles, por isso ela foi esquecida, mas a partitura passou a ser executada em solenidades públicas a partir de 1837. Para comemorar a coroação de D. Pedro II, a música recebeu novos versos, de autor desconhecido, e passou a ser considerada o Hino do Império. Era também tocada no exterior sempre que o imperador estivesse presente. Francisco Manuel ficou famoso, mas o Brasil continuava com o hino sem letra. Com a República, em 1889, o governo provisório fez concurso para o novo hino.
Foram apresentados 29 hinos e a comissão julgadora selecionou 4 para a final. Uma banda e um coro de 30 vozes regidos por Carlos de Mesquita executaram as finalíssimas. O mais aplaudido foi o do maestro Leopoldo Miguez, também escolhido pela comissão julgadora. O presidente Teodoro da Fonseca e quatro ministros deixaram o camarote oficial e voltaram em seguida com um decreto que conservava a música de Francisco Manuel como hino nacional. Mesmo sem a partitura a orquestra tocou a música e a platéia delirou. Mas o hino continuava sem letra.
Só em 1909 apareceu o poema de Joaquim Osório Duque Estrada. Não era ainda oficial. Tanto que 7 anos depois ele era obrigado a fazer 11 modificações.
O presidente Epitácio Pessoa declarou a letra oficial no dia 6 de setembro de 1922. Francisco Manuel tinha morrido em 1865 e o maestro cearense Alberto Nepomuceno fez a adaptação na música.
Finalmente, depois de 91 anos, nosso hino estava pronto!

(Fonte: Almanaque Brasil-Abril/2001)


Deve-se ou não aplaudir o Hino Nacional?

Você é quem sabe. Se quiser aplaudir, aplauda.
A verdade é que não existe nenhuma norma ou regra que proíba o aplauso depois que o hino for tocado.
Tudo o que a legislação prevê sobre o assunto está escrito na Lei 5 700 de 1º de setembro de 1971. Ela traz uma recomendação bem genérica, instruindo que a apresentação dos símbolos do país - a bandeira, as armas nacionais e o hino - exigem "atitude respeitosa" dos cidadãos. "O aplauso é uma manifestação pública, não é uma falta de educação e nem de respeito.
Portanto, não há nada que impeça o público de aplaudir a execução do hino.
Essa história de que não se pode aplaudir o hino ganhou força nas escolas.
Hoje, apenas os mais tradicionais acham falta de educação aplaudir o hino - ainda assim, apenas nas cerimônias mais formais, como antes da entrega dos diplomas em uma formatura, por exemplo. Mas, na maioria dos encontros públicos, como shows, comícios e jogos de futebol, o público costuma se empolgar depois do "pátria amada, Brasil.
Pode bater palmas que tá liberado!


 

3 comentários:

Anônimo disse...

muito obrigada! nao teria conseguido fazer meu trabalho sem sua pesquisa! obrigada

Anônimo disse...

ééé legalsinho mas vi um site melhor mas mesmo assim obrigada!!!! bom blog.

Anônimo disse...

em esquesi de diser coloque um [gostei] ou hum [mais ou menos]

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.