6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

17 de janeiro de 2016

NOSSAS RUAS DE PARALELEPÍPEDOS ESTÃO SENDO DESTRUÍDAS...ISTO É CRIME!

Todos já estão cansados de saber que nossas ruas calças com paralelepípedos são tombadas.
O bem tombado não pode ser destruído, demolido ou mutilado.
Toda e qualquer intervenção sobre ele deverá ser aprovada e ter sua obra fiscalizada pelo órgão de proteção responsável pelo seu tombamento.
Cabe também ao cidadão a fiscalização da preservação destes bens.
Em menos de cem metros encontrei ruas a cimentadas e até caixa de gordura instalada na rua. Isto sem contar a "bagunça" em que está o nivelamento dos paralelepípedos.
Estou indignada.
São bens tombados!
Será que não entendem a importância disso?
Ou eu é que sou a chata?
Se nenhuma providência for tomada eu mesma terei o prazer de denunciar aos órgãos competentes.
Brazópolis não pode virar uma cidade sem lei!









37 comentários:

Anônimo disse...

Tem que acabar com essa porcaria de paralelepípedo tem que ser substituído por asfalto. Esse calçamento acaba com os carros.

Anônimo disse...

Que coisa mais porca os cidadaos de Brazópolis aprontam,e a prefeitura nem fiscaliza nada,a falta de lixeiras também é gritante,nossa cidade é a mais suja da regiao,oprefeito nem vë nada pois nem reside mais aqui,mora em Pouso Alegre.

Anônimo disse...

Tombado ? Daqui a pouco até Luminosa terá as suas ruas asfaltadas e nós ficaremos com este calçamento do século passado. Lamento, mas acho que a Senhora está sem assunto para publicar e fica inventando picuinhas. Temos problemas muito mais importantes na cidade do que estes restos de cimento no nosso lindo calçamento.

Ana Paula S. disse...

Certo ou errado, as ruas com paralelepípedos são tombadas. E se são tem que ser cuidadas é preservadas. Não poderiam estar neste estado lamentável
vcs que estão reclamando deveriam estudar mais e saber o que é um tombamento e a importância disso. Não sejam ignorantes. Pesquisem pra depois falar. Estão falando besteira.

Anônimo disse...

Só tem gente ignorante nessa terra. Por isso está esta porcaria. Cade nosso secretário da cultura???

Antonio Carlos P. Pereira disse...

Estão reclamando de um alagamento aqui outro ali. Asfaltem toda a cidade, dai vcs vão ver o que é uma enchente de verdade.

Anônimo disse...

Senhor prefeito vai la em Bom Sucesso para ver o lamentável estado do campo de futebol causado por um bueiro que esta entupido, queremos providencias urgente, obrigada.

Anônimo disse...

vamos votar no carlos do posto, ele arruma tudo isso faz um brazopolis melhor? so nao quero o robsom trabalhando por la? dai nao da eu voto o tacilinho m memo

Anônimo disse...

Já pensou se a comunidade de Ouro Preto,Mariana,Tiradentes pensar como vcs. estaria ferrada.O povo da cabeça pequena pra não disser outra coisa kkk Gente! Quando vcs vão melhorar e valorizar o q a cidade tem de melhor pra oferecer.Vem pra SÃO PAULO ai vcs vão ver a besteira q estão falando UFA!

Anônimo disse...

E ainda vai ter carnaval de rua pra desfilar nessas vias públicas cheias de concreto e buracos. É parece que nesse lugar só existe gente sonsa, que ainda vai pra rua pra aplaudir carnaval de Pixulecos.

Anônimo disse...

Calçamento tombado ? Aí vem essa Ana Paula dizendo que tombamento tem importância. Então responda. Pra quem tem importância ? É importante manter ruas com este calçamento irregular que só causa prejuizo aos proprietários de veículos ? E o mato que cresce entre as pedras ? Também é importante ? E basta os vereadores derrubarem esse tombamento e pronto. E para vocês que gostam de coisas velhas, observem a situação em que estão os casarões da cidade. Realmente tombar é a solução...

Anônimo disse...

NAS BARBAS DA LEI
De acordo com as fotos, duas delas ilustram a rua do Forum da cidade.
E então???
Ademais, se o problema da cidade fosse só este seria fácil contornar.
O cimento, o desnivelamento, os buracos, os esgotos vazando nas ruas estão nas vidas das pessoas que moram na cidade.
Este problema é consequência do principal problema da cidade que é o da ignorância, da incompetência, do egoísmo, da inveja, do fanatismo, do bairrismo, do corporativismo, enfim, da empáfia e da soberba que habita o ego de cada um, frustrado e obcecado por não conseguir ser o que nunca poderá ser!
Será este o jeito de ser brazopolense?
A fé seria a salvação?

Anônimo disse...

Tem seres que dão mais valor ao carro do que à història e a cultura da cidade por onde passam. Tristes seres escravos das máquinas e um fracasso de humano. Queremos uma cidade com "coisas" únicas para contar e preservar ou seremos mais uma cidadezinha dormitório engolida pela ganâcia de seres maquinados.

Anônimo disse...

Crime e deixar mais uma vez o pt comandar nossa cidade ,

Anônimo disse...

Gente Vocês estão perdendo tempo de criticar a administração atual.Temos um candidato competente para administrar a cidade.Cidadão aposentado não precisa de Salário façam campanha para ele Alexandre Ribeiro Pereira por sinal muito competente.

Unknown disse...

Se estão tombadas, levanta e dá a volta por cima. Se for preciso mudar a lei, que se mude. Olha a ranking de desenvolvimento das cidades de 2015 (no sul de minas ficamos quase na lanterna), muito atras de Piranguinho etc... "Vergonha"
As principais ruas (como esta da foto (rua Fórum)) deveriam ser todas asfaltadas e o detalhe é que a prefeitura não gastaria praticamente nada com isso (conseguiria verba específica com governo do estado). Qual ma vantagem do tombamento? Em termos de turismo, alguém deixaria de visitar Brasópolis se umas 10 ruas fossem asfaltadas ? (lógico que não)

Fora PT disse...

Mas reclamar pra quem?

Quem é o maior responsavel pelas ruas estarem neste estado lastimavel é a propria prefeitura que não cuida, não zela pelo calçamento.

Anônimo disse...

FOTOS SUI GENERIS.

Anônimo disse...

Anonimato do dia 16 ás 16:45,Larga de ser sonso divirta os 4 dias a vida é curta vc vai na igreja por causa do padre?Então é melhor dançar sem olhar pra quem,vamos ter responsabilidade uma coisa e uma coisa outra coisa e outra coisakkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Temos que dar valor aos nosso veículos sim ! Foram ou estão sendo pagos com o dinheiro do nosso trabalho e estas pedras causam problemas em nossos veículos sim. Quem vive de história é museu. Brasópolis precisa de futuro, precisa de progresso e nós queremos vias asfaltadas.

Anônimo disse...

Tá ventano alegria na terra do carnaval? só se for pra petezada que tá com $ no borso, porque pru povão a situação tá de lasca, fome e miseria com o disimprego, que aumento muito no municipio.

Anônimo disse...

Pra ruas ficar sem nenhum dano, deve-se proibir veiculos pesados nesses locais.

Anônimo disse...

Quanto descaso com o histórico da cidade!Deveria valorizar isso é cultura gente!

Anônimo disse...

Taquepariu... é muita besteira pra uma cidade só...

Anônimo disse...

Ao anonimo que pediu o Alexandre na prefeitura como prefeito ,muito obrigada não queremos pudim de pinga la nao.

Anônimo disse...

Meu queridos povos de Brasopolis, TOMBAMENTO é a mesma coisa de preservar o passado e ignorar o futuro.Em plena ascenssao que nós estamos , buscando tecnologia a todo custo.,existem paises no mundo que já se usa estradas emborrachadas, nós aqui em Brasopolis ainda queremos o direito de ter pedras nojentas como paralepipidos em nossas ruas ? É simplesmente deplimente ver e saber o que o povo de Brasopolis penssa a respeito de desenvolvimento. Se usa muito paralepipidos em currais de fazenda, essas mais modernas. Fátima acorda para a realidade, nós Brasopolensses ainda precisamos de um prefeito que saiba pelo menos limpar a cidade, que por enquanto recebemod o titulo de cidade mais suja do mundo. Fique com Deus povo de Brasopolis e nunca sais dai, porque ai é o seus lugares. lugar de gente de cabeça fraca. Obs: cidade de 14000 habitantes e com 6 pre candidatos a prefeitura. São cabeças fraca ou sou eu que sou cabeçudo.

Anônimo disse...

Só queria saber se vcs são idiotas oi ignorantes. Um bem tombado não é coisa que se possa fazer o que bem entender. É um bem que deve ser preservado para as gerações futuras. Mas precisa ser cuidado. É o objetivo do tombamento.
Se os paralelepípedos deveriam ou não serem tombados a discussão tinha que ter acontecido na época do tombamento. Se foi bom ou ruim, não vem ao caso agora. Preservar um bem tombado não quer dizer que está andando para trás. Existem leis para os bens tombados que devem ser cumpridas. Não adianttam esperniarem.

Anônimo disse...

Os oito bens tombados pelo município de Brazópolis:

1) Estátua de São Caetano
2) Igreja Matriz
3) igreja N. S. Aparecida
4) Calçamento de paralelepípedo
5) Ponte de Ferro
6) Escola "Grupão"
7) "Castelinho"
8) Residência particular (Casa de Sr. "João Mário")

Anônimo disse...

É... é deplimente... esse negócio de paralepipidos...

Anônimo disse...

Pelo andar da carruagem, vocês ficam falando do tombamento... dos veículos... etc... não demora, entra um e diz: se tombou é só desvirar...

Anônimo disse...

O que eu quis dizer; é que o povo de Brasopolis preocupa muito com o passado. É simples demais eu defender o tombamento de ruas sujas e nojentas como a de minha querida Brasopolis. Dificil é eu defender novos progetos de dedsenvolvimento. Dificiç é eu dar a minha cara a tapa e dizer publicamente e e em voz alta. ..... GOVERNANTES.... de Brasopolis voçes não prestam para absolutamente nada.

Anônimo disse...

Cadê o Ministéria Público e a Promotoria para defenderem o Patrimônio Ambiental e Cutural? Na gestão passada cortaram as árvores de forma criminosa, agora destroem nossa cultura. Vcs vão continuar ficar coniventes e ausentes?

Anônimo disse...

Pessoal... perdoem: eu fiz comentários em tom de zombaria e percebo que não tinha esse direito, não sou melhor que ninguém. Mas vamos combinar: entre o passado e a modernidade não existe atrito; nos países da Europa, no Japão, na China, nos Estados Unidos o que é antigo é sempre preservado, sem nenhum problema. Só mais uma coisa que eles sabem e nós precisamos aprender: primeiro vem o trabalho, depois o progresso e depois os benefícios... querer inverter essa ordem é perda de tempo... E peço desculpas novamente se ofendi alguém com meus comentários... Abraço a todos...

Anônimo disse...

A responsabilidade, o dever, a obrigação de cuidar e restaurar os bens tombados pela cidade é 50% da Comunidade do Municipío (os 3 poderes, as Associações, os Conselhos e cada cidadão) e os outros 50% cabe ao proprietário do bem tombado.

Anônimo disse...

As maravilhosas vantagens do paralelepípedo como calçamento para Brazópolis:

1) Alta resistência. Vai discutir com pedra? Diferentemente dos bloquetes e do asfalto.

2) Alta permeabilidade. Evita consideravelmente enchentes e alimenta o lençol freático com água filtrada pelo solo.

3) Alta aderência. Se assentado de maneira correta cria pequenos degraus que ajudam na subia e descida de ruas íngremes.

4) Alta segurança. Automaticamente reduz a velocidade dos veículos priorizando o pedestre.

5) Alta economia. Menos velocidade nos veículos, menos redutores de velocidade (radar, semáforo, "quebra-molas, câmeras e multas).

6) Alta durabilidade. Quando bem feito fica lá pela eternidade. Pode passar os anos, os veículos mais pesados e até tempestade.

7) Alta plasticidade. As pedras podem ser assentadas com formas e cores deferentes.

8) Alta sustentabilidade. Como as pedras já estão no local, é só consertá-las. Sem ter que quebrar nenhuma pedra da natureza.

9) Alta bioeconomia. O mato que cresce nas gretas podem ser cultivados gramas por onde passam os veículos e ervas medicinais onde hoje cresce ervas daninhas, além de flores.

10) Alta Vizibilidade. Todo turistas, de qualquer lugar do planeta ficaria admirado com o cuidado com a cidade e iria quer fazer na sua cidade. Ou lamentaria profundamente não ter este belíssimo e prático patrimônio em sua terra natal.

Para os novos calçamentos usar bloquetes cimento com pó de borracha de reciclagem de pneus velhos. ( já existe esta tecnologia, ainda cara, mas vai baratear logo).

Asfalto em cidade pequena, histórica, rural, turística e cheia de morros só se justifica na politicagem perversa de se privilegiar uma "panelinha" e ou no tirar vantagem via "jeitinho" dos espertinhos.

"VÃO-SE OS PÉS, AS PEDRAS FICAM"

Parabéns para Brazópolis por ter seu calçamento de paralelepípedo e outros bens PROTEGIDOS POR LEI.

Mas quem conhece a cidade sabe que muito mais "coisas" estariam protegidas pela lei se, nós, em comunidade realmente valorizar os bens que a história nos presentiou.

Para que nossos netos também desfrutem destes bens, intactos. E os netos dos netos deles também.

Afinal, qual parte de Brazópolis nós queremos "tombar"?

Anônimo disse...

A rede de esgoto da cidade está em estado de decomposiçao,manilhas muito antigas derretendo,os caminhoes sao pesados e sempre estoura cano de esgoto pela cidade.Todos sabemos que político ruim nao gasta com saneamento,dizem que esse tipo de obra nao dá voto,nao aparece.Esse governo do Pt é a pior coisa que aconteceu em nosso país,estamos quebrados,opais quebrou,estao tirando da educaçao,da saúde,da cultura,estao tirando tudo do ´povo brasileiro.Por favor brazopolense,pensem bem,qualquer um serve numa hora dessas,vamos tirar essa praga malígna do poder.

Anônimo disse...

Com os pre candidatos que estao vindo ai prefiro ficar com o João MAURO MESMO E EU NAO VOTO NO pt mas sim no João .Não podemos esquecer dos 4 anos passados meu deus e eles estao de volta como se nada tivesse acontecido .É Joao mauro de novo com a força do povo .

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.