6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

2 de janeiro de 2013

LENINE RELEMBRA BRAZÓPOLIS



Lenine participou como jurado do Festival “Reálias” em Brazópolis.
Ao receber a visita dos brazopolenses Flora Maria, Wagner Silva e do garotinho Pablo, neto de Flora, Lenine relembrou Brazópolis e expressou sua vontade de um dia voltar aqui.






Osvaldo Lenine Macedo Pimentel, conhecido apenas como Lenine, é  cantor, compositor, arranjador, escritor, letrista e músico brasileiro.
Lenine teve seu som gravado por Elba Ramalho, sendo ela a primeira cantora de sucesso nacional a gravar uma música sua. Depois vieram Fernanda Abreu, O Rappa, Milton Nascimento, Maria Rita, Maria Bethânia e muitos outros.

Produziu "Segundo", de Maria Rita; "De uns tempos pra cá", de Chico César; "Lonji", de Tcheka (cantor e compositor do Cabo Verde); e "Ponto Enredo", de Pedro Luís e a Parede.

Trabalhou em televisão com os diretores Guel Arraes e Jorge Furtado. Para eles, fez a direção musical de "Caramuru, a Invenção do Brasil" que depois de minissérie, virou um longa-metragem. Participou também da direção do musical de "Cambaio", musical de João Falcão e Adriana Falcão, baseado em canções de Chico Buarque e Edu Lobo.

Lenine ganhou dois prêmios Grammy Latino: um pelo “Melhor Álbum Pop Contemporâneo” com seu álbum "Falange Canibal"; e outro em 2009 na categoria melhor canção brasileira com a música "Martelo Bigorna".

Lenine ocupa a cadeira 38 como acadêmico correspondente da Academia Pernambucana de Letras

8 comentários:

Unknown disse...

Naquela época tinha festa boa em Brasópolis, hoje nem tanto, mas ainda tem........ Vamos ver no futuro.

Anônimo disse...

fofos!!! Adorei!

Anônimo disse...

Nada ver essa materia.

Anônimo disse...

Muito legal!!!!! Um grande artista que frequentou Brazópolis na época dos festivais do Reálias! Oh, tempo bom! Cultura de alto nível!
Voce podia relembrar esses festivais aqui no Blog, hein, Fátima?

Mônica disse...

Se até ele se lembra dos bons tempos, imaginem nós! Quanta saudade! Bom é que a gente era muito feliz e sabia disso. Aproveitamos muito!!!
Quem sabe se alguém "iluminado" consegue resgatar esses eventos culturais, pra nós e para os mais jovens que não tiveram o previlegio de vivê-los.

Anônimo disse...

Eu o conheci pessoalmente nessa época e ele tocava violão com a gente... saudades!
Nós éramos realmente felizes e não sabíamos!!!!!!

Anônimo disse...

Faltou explicar um pouco como Lenine conhece Bras e pq tem esse carinho por aí. Os mais "experientes" podem até saber da história, mas muitos não.

Armando Oliveira Pinto disse...

Num passado remoto Brazópolis (era Brasópolis ainda) criou um festival de música através de um jornal brazopolense chamado Reálias (acho que é assim que se escreve). O jornal foi idealizado pelo Dinarte (faz tanto tempo que eu até já esqueci se o nome é este mesmo), outras pessoas poderão confirmar certinho. O Dinarte (não sei como) conseguiu trazer vários artistas que não eram conhecidos do público, mas que já faziam um sucesso relativo. Tinha o Lenine, Lula Queiroga (a Elba já gravou algumas músicas), Tadeu Matias (muito bom mas que não "estorou como o Lenine), Alex madureira e outros que eu esqueci o nome(todos estes nomes podem ser pesquisados no tio gooogle. Este pessoal gostou muito da moçada que no ano seguinte fez questão de voltar, inclusive o Lenine, só que além do show ele foi jurado do festival. Lembro que havia muitas fotos. Como sugestão Fátima, você que tem mais jeito para a coisa, poderia fazer uma matérias sobre o festival inclusive com fotos. Cho que é isto o meu resumo. Se alguém puder complementar....
Armando Oliveira Pinto

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.