6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

25 de janeiro de 2013

CONSEP FAZ REUNIÃO PARA DELIBERAR AS NORMAS PARA O CARNAVAL 2013



Em 22 de janeiro, no Clube Wenceslau Braz, a Diretoria do CONSEP - Conselho de Segurança Pública de Brazópolis, se reuniu com autoridades, representantes do Conselho Tutelar,  secretários municipais, associações e população, para tratar das medidas de segurança a serem tomadas pela prefeitura e demais autoridades durante os eventos do Carnaval de Brazópolis/2013.
O CONSEP, no ato de suas atribuições, sempre voltado e preocupado com a segurança dos brazopolenses, principalmente em grandes eventos, convocou esta reunião para tratar das medidas de segurança adotadas por cada segmento: Prefeitura, Agentes de Saúde, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e comércio em geral.
Na reunião foram discutidas várias questões referentes à segurança e conforto dos foliões no carnaval, com perguntas conduzidas pelos Srs. Dr. Eduardo, delegado de Polícia e o Promotor da Comarca Dr. Atílio Ferdinando Pellucci.
Dentre as medidas a  serem tomadas, o Sr. Jango Donizete Goulart, Secretário de Cultura e Esporte municipal comunicou que a Prefeitura contratou 170 seguranças.
O destacamento policial, segundo o Comandante da Polícia Militar de Brazópolis,  2º Tenente Anderson José da Silva, ficarão à disposição 15 policiais e 3 viaturas de prontidão  24 horas por dia para atender qualquer ocorrência que por ventura apareça e pediu a colaboração da prefeitura para postos  de  observação mais elevados  para os policiais. Falou também que
Sobre a venda de bebidas alcoólicas a menores, o Sr. Delegado,  Dr.Eduardo , foi enfático dizendo que a legislação é clara, que este ato é crime e o responsável pode ser preso em flagrante. Ele ainda  enfatizou a importância do trabalho e a presença do Conselho Tutelar e dos agentes de saúde neste evento, para a agilização dos atendimentos conforme determina as normas estabelecidas.
Sobre a presença de menores, Dr. Atílio explicou que já existem normas estabelecidas e que devem ser cumpridas.
O representante do Conselho Tutelar explicou que ficarão em plantão 24 horas por dia a disposição para qualquer eventualidade envolvendo o menor.
Explicou também que sobre  a venda de bebidas em garrafas de vidro, já existem normas que proíbem.
O Sr. Promotor, Dr. Atílio   explicou que, devido a ausência de Juiz na Comarca, prevalece os atos normativos expedidos pela MM. Juíza da Comarca, Dra. Letícia, para o evento do ano passado.
O Sr. Edson Manfredini explicou que a Prefeitura está elaborando Atos Normativos que proíbem a venda e uso de  spray e serpentina metálica. Medidas estas que serão divulgadas nos estabelecimentos comerciais e veículos de comunicação e amplamente  fiscalizadas.
Sobre os sanitários, o Sr. João Donizeth, esclareceu que serão colocados 10 sanitários químicos, masculinos e femininos na praça, além dos sanitários municipais. Foi questionado pelos presentes sobre os sanitários dos estabelecimentos comerciais que não disponibilizam o uso para o público. O Sr. Jésu Jessen R.Ribeiro, agente sanitário do município, explicou que todo estabelecimento deverá  disponibilizar seus sanitários para  uso do público. Caso isso não aconteça o público pode denunciar e providências serão tomadas.
Sobre o tipo de músicas que serão apresentadas pelas bandas, o Sr. Edson Manfredini explicou que as bandas foram muito bem selecionadas e tocarão apenas músicas carnavalescas e nenhumas outras que incitem os foliões a qualquer tipo de violência. Ele falou também que o som vai até as 4h da manhã, hora que se encerram também quaisquer tipos de som, sejam nos estabelecimentos ou automotivos.
Sobre o serviço de segurança, o Sr. Luiz Antonio explicou que além da segurança da praça, disponibilizará  serviços de rondas nas ruas dos bairros e do centro da cidade, com o uso de 3 motos e pessoas habilitadas para este trabalho.
Dr. Atílio também fez questão de enfatizar e chamar a atenção dos organizadores a respeito da segurança no desfile do “Tratorto” em relação ao percurso, ao motorista que não pode estar alcoolizado, das pessoas que caminham próximo ao trator e as que desfilam sobre a carreta, esclarecendo que caso qualquer acidente a responsabilidade é da Prefeitura.
Foi solicitado ao Sr. João Donizeth a possibilidade da colocação de um “telão” atrás da igreja para atrair mais público neste local. O Secretário respondeu que as verbas estão escassas, mas irá estudar esta possibilidade. Ele também falou também do tema do carnaval que será o Resgate da História de Brazópolis.
O Sr. Irineu informou também que as pessoas que quiserem contribuir com patrocínio durante o Carnaval, poderão divulgar seus produtos, marcas, serviços, etc. durante o evento.
Encerrando a reunião, o Sr. Irineu de Azevedo agradeceu os presentes  e falou dos trabalhos que o CONSEP vem realizando com muito êxito na cidade graças ao apoio de todos.
Informou que hoje o CONSEP tem sua sede próxima ao horto florestal e convidou a todos para as reuniões que são realizadas sempre às Últimas 3ªs-feiras do mês que, por enquanto, estão sendo realizadas na sede do Quartel da Polícia Militar.  
 







5 comentários:

Ray disse...

Nossa,paree que estao se preparando pra entrar no Carandiru.Da ate medo passar o carnaval por ai.

Fátima Noronha disse...

Ray, sustamente por estes cuidados e prevençoes é que no nosso carnaval nada acontece de ruim, não tem violencia, é seguro para as famílias e o povo se diverte à vontade, sem preocupações.
Previnir é melhor que remediar, não acha?

Unknown disse...

Legal... que o Carnaval 2013 seja diversão e não violência para Brazópolis!

Unknown disse...

PARABÉNS, COM ESTAS MEDIDAS E UM POUCO DE COLABORAÇÃO DOS FOLIÕES TEREMOS O MELHOR CARNAVAL DOS ULTIMOS TEMPOS..........

O BRASIL AINDA TEM JEITO! disse...

VAMOS FAZER UM CARNAVAL FAMÍLIA! MUITA ANIMAÇÃO, MUITA ALEGRIA, MUITO RESPEITO, CONFETE E SERPENTINA... Nada de droga, camisinha, bebedeira... IMPOSSÍVEL? NÃO!!! Depende da Gente.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.