Em 22 de janeiro, no
Clube Wenceslau Braz, a Diretoria do CONSEP - Conselho de Segurança Pública de
Brazópolis, se reuniu com autoridades, representantes do Conselho Tutelar, secretários
municipais, associações e população, para tratar das medidas de segurança a serem
tomadas pela prefeitura e demais autoridades durante os eventos do Carnaval de
Brazópolis/2013.
O CONSEP, no ato de
suas atribuições, sempre voltado e preocupado com a segurança dos brazopolenses,
principalmente em grandes eventos, convocou esta reunião para tratar das
medidas de segurança adotadas por cada segmento: Prefeitura, Agentes de Saúde,
Conselho Tutelar, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e comércio em geral.
Na reunião foram
discutidas várias questões referentes à segurança e conforto dos foliões no
carnaval, com perguntas conduzidas pelos Srs. Dr. Eduardo, delegado de Polícia
e o Promotor da Comarca Dr. Atílio Ferdinando Pellucci.
Dentre as medidas
a serem tomadas, o Sr. Jango Donizete
Goulart, Secretário de Cultura e Esporte municipal comunicou que a Prefeitura
contratou 170 seguranças.
O destacamento policial,
segundo o Comandante da Polícia Militar de Brazópolis, 2º Tenente Anderson José da Silva, ficarão à
disposição 15 policiais e 3 viaturas de prontidão 24 horas por dia para atender qualquer ocorrência
que por ventura apareça e pediu a colaboração da prefeitura para postos de observação mais elevados para os policiais. Falou também que
Sobre a venda de
bebidas alcoólicas a menores, o Sr. Delegado, Dr.Eduardo , foi enfático dizendo que a legislação
é clara, que este ato é crime e o responsável pode ser preso em flagrante. Ele
ainda enfatizou a importância do
trabalho e a presença do Conselho Tutelar e dos agentes de saúde neste evento,
para a agilização dos atendimentos conforme determina as normas estabelecidas.
Sobre a presença de
menores, Dr. Atílio explicou que já existem normas estabelecidas e que devem
ser cumpridas.
O representante do
Conselho Tutelar explicou que ficarão em plantão 24 horas por dia a disposição
para qualquer eventualidade envolvendo o menor.
Explicou também que
sobre a venda de bebidas em garrafas de
vidro, já existem normas que proíbem.
O Sr. Promotor, Dr.
Atílio explicou que, devido a ausência de Juiz na
Comarca, prevalece os atos normativos expedidos pela MM. Juíza da Comarca, Dra.
Letícia, para o evento do ano passado.
O Sr. Edson Manfredini
explicou que a Prefeitura está elaborando Atos Normativos que proíbem a venda e
uso de spray e serpentina metálica.
Medidas estas que serão divulgadas nos estabelecimentos comerciais e veículos
de comunicação e amplamente fiscalizadas.
Sobre os sanitários,
o Sr. João Donizeth, esclareceu que serão colocados 10 sanitários químicos,
masculinos e femininos na praça, além dos sanitários municipais. Foi
questionado pelos presentes sobre os sanitários dos estabelecimentos comerciais
que não disponibilizam o uso para o público. O Sr. Jésu Jessen R.Ribeiro, agente
sanitário do município, explicou que todo estabelecimento deverá disponibilizar seus sanitários para uso do público. Caso isso não aconteça o
público pode denunciar e providências serão tomadas.
Sobre o tipo de
músicas que serão apresentadas pelas bandas, o Sr. Edson Manfredini explicou
que as bandas foram muito bem selecionadas e tocarão apenas músicas carnavalescas
e nenhumas outras que incitem os foliões a qualquer tipo de violência. Ele
falou também que o som vai até as 4h da manhã, hora que se encerram também quaisquer
tipos de som, sejam nos estabelecimentos ou automotivos.
Sobre o serviço de
segurança, o Sr. Luiz Antonio explicou que além da segurança da praça,
disponibilizará serviços de rondas nas
ruas dos bairros e do centro da cidade, com o uso de 3 motos e pessoas
habilitadas para este trabalho.
Dr. Atílio também fez
questão de enfatizar e chamar a atenção dos organizadores a respeito da
segurança no desfile do “Tratorto” em relação ao percurso, ao motorista que não
pode estar alcoolizado, das pessoas que caminham próximo ao trator e as que
desfilam sobre a carreta, esclarecendo que caso qualquer acidente a
responsabilidade é da Prefeitura.
Foi solicitado ao Sr.
João Donizeth a possibilidade da colocação de um “telão” atrás da igreja para
atrair mais público neste local. O Secretário respondeu que as verbas estão
escassas, mas irá estudar esta possibilidade. Ele também falou também do tema
do carnaval que será o Resgate da História de Brazópolis.
O Sr. Irineu informou
também que as pessoas que quiserem contribuir com patrocínio durante o
Carnaval, poderão divulgar seus produtos, marcas, serviços, etc. durante o
evento.
Encerrando a reunião,
o Sr. Irineu de Azevedo agradeceu os presentes e falou dos trabalhos que o CONSEP vem
realizando com muito êxito na cidade graças ao apoio de todos.
Informou que hoje o
CONSEP tem sua sede próxima ao horto florestal e convidou a todos para as
reuniões que são realizadas sempre às Últimas 3ªs-feiras do mês que, por enquanto,
estão sendo realizadas na sede do Quartel da Polícia Militar.
5 comentários:
Nossa,paree que estao se preparando pra entrar no Carandiru.Da ate medo passar o carnaval por ai.
Ray, sustamente por estes cuidados e prevençoes é que no nosso carnaval nada acontece de ruim, não tem violencia, é seguro para as famílias e o povo se diverte à vontade, sem preocupações.
Previnir é melhor que remediar, não acha?
Legal... que o Carnaval 2013 seja diversão e não violência para Brazópolis!
PARABÉNS, COM ESTAS MEDIDAS E UM POUCO DE COLABORAÇÃO DOS FOLIÕES TEREMOS O MELHOR CARNAVAL DOS ULTIMOS TEMPOS..........
VAMOS FAZER UM CARNAVAL FAMÍLIA! MUITA ANIMAÇÃO, MUITA ALEGRIA, MUITO RESPEITO, CONFETE E SERPENTINA... Nada de droga, camisinha, bebedeira... IMPOSSÍVEL? NÃO!!! Depende da Gente.
Postar um comentário
Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.