6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

29 de janeiro de 2013

Há 59 anos morria o comerciante brazopolense, Agenor Braz de Noronha.



Agenor Braz de Noronha, nasceu em São Caetano da Vargem Grande, hoje Brazópolis, a 24.04.1888. Era filho de Eugênio Luiz Gonçalves Noronha e Elisa de Oliveira Noronha.
Casou-se em 30.06.1921 com Maria José Carvalho Noronha, apelidada de Cotinha, nascida em São Bento do Sapucaí (SP) em 29.01.1904 e falecida em 06.04.1980. Era filha de Maria Cândida de Brito e de Joaquim Marcondes Carvalho.     
              Tiveram 12 filhos: José Luiz casado com Yolanda Rívoli Noronha,  Maria José, casada com José Gomes Filho (Juca), Lina, casada com Jofre Luiz Furtado de Mendonça,   Therezinha, casada com Adolfo Maurício Dias (Girassol),   Eugênio Luiz, casado com Lezir Aparecida Alves Noronha, João, casado com Nelsilda Luci Ribeiro Noronha,  Natália, casada com Joaquim Pereira Gomes , Rita de Cássia, solteira, e os gêmeos Francisco Benedito, casado com Ana Luiza Costa Noronha e Sílvio Benedito, casado com Vera Lúcia da Silva Noronha.
         Sua vida profissional iniciou-se na casa Comercial “Gomes, Pedroso e Cia” de propriedade do Major Joaquim  Pedroso, Aníbal Pedrosos e Artur Braz. Mais tarde trabalhou na “Cia de Estrada e Rodagem”, na construção da estrada para Ouro Fino.
         Depois do nascimento do primeiro filho, José Luiz, mudou-se para Tomazina (PR), onde trabalhou na “Serralheria Natureza”, de propriedade de seu amigo Antonio Cavalcante. Lá nasceu sua filha, Maria José.
         Em 1925, Agenor voltou para Brazópolis, vindo morar na saída da cidade, ao lado da linha do trem. Esta casa foi construída pelo seu Amigo Joaquim João, seguindo uma planta feita por Agenor, onde abriu a “Fecularia São Sebastião”, na qual trabalhou até seu falecimento.
         Agenor fez parte de diversas diretorias de Associações brazopolenses e foi bibliotecário do Clube Wenceslau Braz.
Em 1947 candidatou-se para vereador pela legenda da UDN.
Nas apurações empatou com o Sr. Cyrilo Cintra e tomou posse por ser o mais velho, mas logo renunciou em favor do amigo.
         Agenor era um homem pacato,  alegre, cheio de bondade, caridoso e sempre lutando e trabalhando muito pelo bem de sua família.
Além do jogo de xadrez, seu passatempo principal era a leitura, lia diariamente os jornais no Clube Wenceslau, além de levar livros para casa.
Em 29.01.1954, aos 65 anos, faleceu  vítima de problemas cardíacos, justamente no dia do aniversário de 50 anos de sua esposa Cotinha.

                                      Foto tirada em 1946, Bodas de Prata do Casal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.