6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

17 de dezembro de 2015

LEMBRANÇAS - AS GINCANAS NO CAMPO DE AVIAÇÃO - Fátima Noronha

Sempre que alguém me pergunta sobre uma lembrança, me vem à mente muita coisa boa, mas uma, que me marcou muito, foi a época das gincanas no campo de aviação, idealizadas e organizadas pelo saudoso ex prefeito José Fernandes dos Reis. 
Estas gincanas eram realizadas para que os blocos carnavalescos conseguissem arrecadar mais fundos para a confecção das fantasias e a compra dos instrumentos. 
Uma das provas mais importante era a arrecadação de mantimentos que eram doados para alguma instituição de caridade.
Eu fazia parte do bloco “Para o Ano Sai Melhor”. 
As regras para a gincana eram distribuídas meses antes e todos os componentes dos blocos trabalhavam duro para conseguir realizar tantas tarefas.
 Nunca me esquecerei da Marisa Romeiro e do Renato Noronha, em minha casa, em cima do Bar do Gilberto, ensaiando uma cena do filme “Os Girassóis da Rússia”. Era uma cena muito triste e emocionante, mas não sei porque, num determinado momento, caíamos todos na gargalhada e tínhamos que começar tudo de novo...coisa de amadores.
Mas o mais divertido e também mais cansativo, era o dia da gincana. Além das provas que já estavam previstas, tinha o serviço de bar, de onde saía quase toda a renda. 
As “provas relâmpago” eram pedidas na hora e com um tempo mínimo para serem cumpridas. Os componentes das equipes ficavam atentos, ansiosos e nervosos, e assim que ouviam a prova, saíam em disparada, em busca do que fora pedido.
Era um tal de gente brigar por causa de uma melancia grande ou um cacho de bananas no mercado. Chegar nas casas das pessoas e praticamente "seqüestra-las", antes que o adversário chegasse, para cumprir provas como: a pessoa mais velha, o maior número de pares de gêmeos, o casal com maior diferença de idade e assim por diante...
O carnaval era, para nós, como uma recompensa por tanto trabalho. 
E como era bom descer a avenida com todos os amigos no nosso “Para o Ano Sai Melhor”. E como nosso bloco não competia com os outros na avenida, a nossa única preocupação era com a diversão.
O nosso “Para o Ano Sai Melhor” já não existe mais, mas quanta saudade ele deixou. 
Que tempos bons foram aqueles...

Um comentário:

Anônimo disse...

realmente foi um tempo bom, as atraçoes era muinto legal, na epoca eu era adolescente e morria de vontade de passer no avião, deveria voltar as gincanas.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.