6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

26 de novembro de 2010

Quem é João Roberto Kelly


Nasceu na Gamboa, centro do Rio de Janeiro e é filho do professor, político e jornalista Celso Octávio do Prado Kelly e de Luzia Kelly.
Aos onze anos, começou a aprender piano com a mãe e com a avó. Mais tarde, estudou música e piano com a professora Zélia Lima Furtado no Conservatório Brasileiro de Música. Cursou o primário, ginásio e clássico no colégio Padre Antônio Vieira. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Em 1957 o pai o apresentou ao cronista Leon Eliachar e Geysa Boscoli que o convidaram a musicar a revista Sputnik no morro, de autoria de ambos. A peça estreou no Teatro Jardel no Rio de Janeiro, naquele mesmo ano.
Em 1961 e 1962, Elza Soares gravou composições de sua autoria como: “Boato” e "Esmola","Se vale a pena".
Em 1963, o pianista Luís Reis o levou para a TV Excelsior, sendo contratado pelo diretor artístico Miguel Gustavo para fazer aberturas de programas.
Neste mesmo ano, Elza Soares gravou "Gamação", de sua autoria. Um ano depois, foi convidado por Chico Anísio e Carlos Manga a musicar os quadros humorísticos do programa "Times Square".
Mais tarde, foi convidado também a fazer as músicas do programa "My fair show", com direção de Carlos Manga e Maurício Sherman. Neste mesmo ano, Jorge Goulart gravou de sua autoria "Cabeleira do Zezé" (com Roberto Faissal) e anos mais tarde interpretou “Joga a chave, meu amor”, ambas grandes sucessos nos carnavais. Ainda em 1963 Elizeth Cardoso gravou de sua autoria "Se vale a pena".
Ingressou na TV Rio no ano de 1965, onde musicou o programa"Praça Onze", com textos de Meira Guimarães e J. Ruy. Por essa mesma época, a pedido de Walter Clark, passou a produzir e apresentar os programas Noites Cariocas e Musikelly.
Neste mesmo ano, Emilinha Borba gravou com sucesso a marchinha de carnaval “Mulata iê-iê-iê” e Dalva de Oliveira interpretou “ Rancho da Praça Onze” (com Chico Anísio).
Em 1966, apresentou o programa Alegro e Tonelux na TV Globo do Rio de Janeiro, reapresentando nesta mesma emissora o programa Musikelly. No ano seguinte, sua música “Colombina iê-iê-iê”, em parceria com David Nasser, foi uma das composições mais cantadas e executadas no carnaval daquele ano, sendo gravada também por Roberto Audi.
A Orquestra do Maestro Gonzaga, em 1968, gravou um LP ao vivo do Baile do Teatro Municipal, no qual continha algumas composições suas.
Na década de 1970, voltou para a TV Rio e apresentou o programa “Rio dá Samba”, que ficou doze anos no ar. Em 1971, Clóvis Bornay interpretou “Paz e amor”, parceria com Toninho. No ano seguinte, Emilinha Borba interpretando” Israel” (c/ Carlos Gonçalves dos Santos), vencendo o Concurso de Carnaval da TV Tupi. Em 1974, gravou pela Odeon um LP com seus maiores sucessos, como “Boato” e “Gamação”.
Em 1976, Elza Soares gravou em seu LP "Pilão + raça= Elza" uma composição de sua autoria, “De pandeiro na mão”.
Entre as décadas de 1970 e 1980, percorreu mais de cem localidades do Rio de Janeiro com o espetáculo Rio dá samba - Kelly e mulatas. Por essa mesma época, apresentou vários shows em diversas capitais brasileiras
Na década de 1980, participou do programa Gente do Rio e apresentou o programa Rio dá Samba, ambos na extinta TV Corcovado do Rio de Janeiro e fez a direção musical de diversos programas da TVE, no Rio de Janeiro.
Em 1987, realizou o show Quero Kelly, ao lado de Emilinha Borba, na Série Carnavalesca da Sala Funarte Sidney Miller, com roteiro e direção de Ricardo Cravo Albin, espetáculo que resumia e homenageava apenas suas composições.
Na década de 1990, foi contratado pela Agência Focus para estrear um programa musical no Canal 5 da TV a Cabo.
Em janeiro de 1993, convidado pelo mesmo R. C. Albin, fez o prefixo, a direção musical e atuou no programa "Fama", em que a Rede Brasil distribuiu os prêmios a mais de dez personalidades, consideradas as melhores do ano anterior.
Em 1998, foi lançado pelo Jornal O Dia a coletânea “O Dia da Folia volume I”, contendo algumas de suas composições, como Bota a camisinha, Mulata iê-iê-iê e Cabeleira do Zezé.


No ano 2000 realizou vários espetáculos, dentre eles Carnaval de Sempre, no Clube Monte Líbano e na Casa de Portugal, em Teresópolis.
Em 2003 apresentou-se no carnaval carioca: na Cinelândia e no baile carnavalesco do Copacabana Palace. Neste mesmo ano foi homenageado no programa Domingão do Faustão da Rede Globo. Ainda neste ano, o bloco carnavalesco Monobloco regravou de sua autoria Cabeleira do Zezé, sucesso do carnaval de 1964 e Mulata Iê-Iê-Iê, também conhecida como Mulata bossa-nova.
No ano de 2004 compôs o hino do bloco Embaixadores da Folia.
Entre suas músicas mais gravadas estão: "Boato", interpretada por Ademilde Fonseca, João Roberto Kelly e Lalo Schifrin nos EUA; Samba do teleco-teco, cantada por Valdir Calmon e Aracy Cortes; Dor-de-cotovelo e Pororopó-pó, gravadas por Elis Regina e ainda Cafezinho, interpretada por Dóris Monteiro e Cyro Monteiro.
Outros intérpretes seus foram: Dalva de Oliveira e A Banda de Fuzileiros Navais ('Rancho do Rio - Hino do 4º Centenário da Cidade do Rio de Janeiro'), Jamelão, Helena de Lima e Angela Maria ('Mormaço'), Cauby Peixoto e Emílio Santiago ('Mistura') e Agnaldo Timóteo ('Minhas trovas de amor', em parceria com J. G. de Araújo Jorge e 'Canção para mamãe', com David Nasser). Sua música Zé da Conceição, foi interpretada por Miltinho, Ari Cordovil e ainda por Zezinho e coro da gravadora Copacabana. Outro grande sucesso seu foi Rancho da Praça Onze, em parceria com Chico Anísio, gravada por Cauby Peixoto e Francisco José, entre outros. De sua autoria, o apresentador Chacrinha gravou "Maria sapatão" e "Pacotão". Um de seus grandes sucessos é Dança do bole-bole, gravada pelo próprio autor e pelos conjuntos Sambrasil e Vem Que Tem. A Banda do Canecão gravou de sua autoria várias músicas, dentre elas Maria Sapatão.
Em 2006 e 2007, apresentou um espetáculo chamado Papo Piano Bar, onde lançou dois jovens cantores, Ronaldo Jr e Manu Santos, presenteada por Kelly com uma nova composição, chamada Hoje Eu Acordei.
O set list do show Papo Piano Bar é: Rancho da Praça Onze (Kelly, Manu Santos e Ronaldo Jr), Samba do Teleco-Teco (Kelly, Manu Santos e Ronaldo Jr), Dor de Cotovelo (Canção do primeiro disco de Elis Regina, interpretada no show por Manu Santos), Zé da Conceição (Ronaldo Jr), Rancho do Rio (Kelly, Manu Santos e Ronaldo Jr), Hoje Eu Acordei (Nova música lançada no espetáculo, interpretada por Manu Santos), Boato (Ronaldo Jr) Mormaço (Kelly e Manu Santos), Depois da Novela (Kelly, Manu Santos e Ronaldo Jr), Bate-Papo Com Cartola (Kelly, Manu Santos e Ronaldo Jr), Barraquinho (Ronaldo Jr), Mistura (Manu Santos), Samba de Branco (instrumental, tema da Times Square), A viagem (O Sonho) (Manu Santos e Ronaldo Jr), Partido Alto (Nova música, com Kelly, Manu Santos e Ronaldo Jr). Ao final do show, Kelly convida a platéia a participar de um mini-carnaval, com direito a confete e serpentinas, onde lança duas novas marchinhas: Bin Laden (nova), Um Índio Falando Inglês (nova), Cabeleira do Zezé, Joga a Chave Meu Amor, Israel, Mulata Iê Iê Iê, Colombina e Cidade Maravilhosa.

Um comentário:

Eustáquio B. disse...

Esse cara é um amor de pessoa,vi uma entrevista dele numa tv a cabo,uma emissora estrangeira fazia uma entrevista sobre o carnaval brasileiro,aquele que tem nos grandes centros,tradicional e com o verdadeiro sentido de carnaval,não esssa coisa horrorosa que tem em Brazopolis,uma coisa muito ralé, fora turma do aché e essas dancinhas superadas,evoluam um pouco,isso não é carnaval.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.