6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

8 de setembro de 2015

PERTINÊNCIA E IMPERTINÊNCIA - Reginaldo Cano



            Boa tarde, Fátima! Boa tarde a todos os brazopolenses! Em outros tempos já me envolvi com política nesta cidade. Agora, vejo-me completamente afastado, a despeito de meus interesses sócio políticos nacionais e internacionais.
            Entretanto, dado o palpitante momento em que vive nosso país, com claros reflexos em nossa cidade, atrevo-me a entrar na discussão ora em curso.

            O que se discute?
1-vinda de fábrica para Brazópolis; 2-rebaixamento dos vencimentos dos vereadores.

            Então, sobre a fábrica: apesar de todos os incentivos que prefeituras de todo o Brasil oferecem, não são muitas as fábricas que se deslocam para outros locais. E mais, o que é imprescindível que se observe na atualidade: vivemos momentos de crise político institucional e econômica. Em situações como a atual o empresariado age com cautela, não se precipita. E, pelo que consta, executivo e legislativo estavam e, ao que parece, ainda estão negociando a vinda de confecção, mas essa empresa, por cautela, preferiu aguardar os acontecimentos.

            Agora, minha opinião pessoal. Lógico que estritamente pessoal, e posso estar induzido a erro em meu raciocínio. Não acho o melhor caminho a busca de alguma indústria para a cidade. Pessoalmente acho que a cidade tem clara destinação turística, e é por esse escopo que deveriam os cidadãos lutarem. E complementando, (isso talvez coubesse ao poder público), precisamos descobrir uma vocação econômica que, paralelamente com o turismo, permita a centenas de brazopolenses ocupação profissional de artesanato. Apenas como ideia (lógico que não precisa ser isso), o poder público poderia contratar técnicos que, durante cerca de um ano, ensinassem a dezenas ou centenas de desempregados, por exemplo, a confecção de móveis de cana da Índia (a conhecidíssima varinha de pescar), que existe em abundância no município. Isso sim, seria um caminho para a cidade despertar de sua sonolência e entrar em atividade bastante rentável. Toda receita ficaria por aqui e, naturalmente, reverteria na economia local. E, desde que esse ou qualquer outro artesanato torne-se conhecido, haverá, com certeza, grande procura desses produtos.

Essas ações as enquadro como PERTINENTES.

E as IMPERTINENTES?

Impertinente é o movimento que ora se inicia, com manifestações visando a redução dos
vencimentos dos membros do legislativo.
Estou plenamente de acordo com o que você, Fátima, e alguns outros pensam. Sou favorável a que membros do legislativo trabalhem por amor a sua comunidade. Mas, para que esse movimento seja PERTINENTE, o que cabe é uma LEI DE INICIATIVA POPULAR, de âmbito nacional, para ser votada no Congresso Nacional.

O que ora se intenta praticar por aqui é, salvo melhor juízo, uma imitação do que se realizou em Santo Antônio da Platina – RS.

Ora, há lei federal que trata do assunto e, ações localizadas sempre acabarão não surtindo os efeitos necessários. Em alguns meses, ou no máximo no próximo ano, os edis de Santo Antônio revogarão aquilo. E estarão respaldados na lei. Então, o que se precisa suprimir é algo de âmbito nacional, não municipal.

13 comentários:

José Inácio Gonçalves disse...

Mto bom!

Anônimo disse...

Santo Antonio da Platina localiza-se no Estado do Paraná.
Além da cana da india, temos também queijeiros e doceiros.

Anônimo disse...

Infelizmente puco gente vai entender, pois a maldita politicagem os os deixam cegos. Parabéns pelas palavras.

Braso disse...

Temos que ter uma administração politica voltada para o trabalho e não para cesta basica e bolsas escola como moeda de troca por votos, nos últimos 15 anos nenhuma empresa veio para Brazopolis por pura incompetência de nossos demagogos políticos, vamos trabalhar por mudanças o ano que vem porque a esperança de todos que amam essa terra nunca morre.

Anônimo disse...

Me perdoem os políticos, mas o ano que vem nós vamos votar em que não é politico e não faz politicagem com tapinhas nas costas e sorrisinhos amarelos e falsos. O que precisamos para Brazópolis é um empresário bem sucedido e comprovadamente administrador,empreendedor de sucesso. Pelo que estamos sabendo, e segundo comentários no meio político, teremos um candidato com este perfil, é só votarmos corretamente que tudo se resolve por aqui, e a cidade não morrerá como estão dizendo por aí e até fazendo o seu enterro no dia 16/09!2015, data do aniversário da nossa terra de 114 anos de fundação. Se depender de mim ,isto não vai acontecer nunca, porque Brazópolis não morreu e não morrerá jamais. Pelos comentários sobre os prefeitáveis do ano que vem, eu vou votar no EMPRESÁRIO E ADMINISTRADOR: SENHOR CARLOS DO POSTO. porque o resto minha gente, é tudo politiqueiro, só sabem fazer politicagem e nada mais, a começar pelo nosso atual prefeito, é ou não é? me ajudem aí gente boa da nossa terra ,ou estou falando abobrinha ?

Anônimo disse...

Estou de pleno acordo com o Braso aí de cima, já sei em quem votar no ano que vem: semana passada conversei com ele e ele me confirmou que é sim candidato a prefeito de Brazópolis pelo PSD do senhor Robson e companheiros que integram o partido aqui em Brazópolis: trata-se do senhor Carlos do Posto BR.

Anônimo disse...

Infelismente, na hora das eleições uma cestinha de fome compra muitos eleitores; é uma pena que isso aconteça.

Anônimo disse...

Administrar posto de gasolina não é tão difícil assim, todos carros precisam de combústivel, e o lucro é certo. Eu quero ver é administrar uma cidade falida . Aliás vejo o Sr. Robinson palpitando muito por aqui , todos o conhecem e já esteve lá , inclusive sendo secretário de transporte , transporte ? Meu Deus , aonde vamos parar hem?

Anônimo disse...

Belo comentário anônimo de 11 setembro de 2015 10:09.

Anônimo disse...

Carlos do Posto prefeito????????????????Meu Deus.

Anônimo disse...

senhor anônimo do 11 de setembro. das 10,09, o que o senhor tem contra o senhor Robson? pelo que o conheço, é um homem competente, inteligente, sensato, conhecedor de tudo de Brasópolis,como ninguém, foi um excelente secretário do senhor Josias, não só de transporte como o senhor fala, ele foi tudo lá na prefeitura, ajudava em todas as áreas, para seu conhecimento. Pelo que percebo como psicólogo que sou, o senhor tem é dor de cotovelo e inveja do senhor Robson, para dizer uma besteira desta sobre o cidadão. Além do mais eu acho também que o senhor não fez nada por Brasópolis, porque não tem ninguém contra o senhor? e sabe porque eu digo isto meu caro: é porque ninguém chuta cachorro morto, só é chutado cachorro que dá com a língua nos dentes e lati sem medo por todo lado,aí eu digo pro senhor: só tem gente contra nos quando nos fazemos alguma coisa pelos outros né? E quanto administrar posto de gasolina ser fácil como o senhor fala ser, porque o senhor não monta um para ganhar dinheiro e ficar rico para ajudar nos de Brasópolis?Pelo jeito da sua fala o senhor deve ser empregadinho da prefeitura e não passa disto né?

Braso disse...

Aos anônimos, escrevo como Braso mas sou( Paulo de Tarso Pereira Gomes) e digo que as postagens para ter validade tem que serem assinadas, caso contrario não tem validade neuma, se amam mesmo Brazopolis não se acovardem e mostrem a cara.

Anônimo disse...

Há quanto tempo a atual administraçao assumiu o governo? e a crise começou quando? Está havendo uma falta de discernimento quanto aos fatos nao?

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.