6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

4 de setembro de 2015

VOCÊ PODE TER UMA PLANTA ASSASSINA EM CASA E NÃO SABE




Sabe aquela plantinha aí no canto da sua sala, que deixou um ar todo vívido ao ambiente. Cuidado, ela pode ser uma planta assassina!

Isso mesmo. Estamos falando da famosa “Comigo-ninguém-pode” ou “Aningá-do-Pará” - Dieffenbachia Seguine ou Dieffenbachia Ssp -, que pode ser encontrada facilmente em terras tupiniquins.


 De acordo com o Departamento de Ciências em Plantas de Oxford, a “comigo-ninguém-pode” possue oxalato de cálcio em sua estrutura, um composto venenoso que que devemos tomar muita cautela, evitando o contato com olhos e boca.

Segundo um estudo realizado pela Universidade Federal da Bahia, o contato com as toxinas da planta pode se dar de três formas: pelos olhos, boca e pele.

Os efeitos colaterais, em humanos e animais domésticos, podem se manifestar nos olhos como dores acentuadas, fotofobia, conjuntivites e lesões na córnea – na boca como dores instantâneas, salivação, edemas na língua, úlcera, vômitos e diarreia – e na pele como dermatites, queimaduras graves e até mesmo o surgimento de bolhas.

Ainda mais grave, no caso de ingestão, ocorre obstrução do sistema respiratório e umas das seguintes reações é o bloqueio da laringe, o que pode causar dificuldades respiratórias e até mesmo a morte.

Como uma pesquisa compilada pela Universidade Federal de São Carlos diz, as intoxicações são acidentais e na maioria dos casos, os afetados são crianças e animais. Também afirmam que muitas pessoas desconhecem as propriedades das plantas que cultivam.

Assim, conforme o Instituto Ortopédico e de Reabilitação da Universidade de Maryland afirma, para socorrer alguém que teve algum contato com a verdinha, basta limpar a boca com um pano úmido e frio, lavar olhos e pele, caso tenham encostado na planta, tomar leite e procurar auxílio médico.

Um comentário:

andreia disse...

Jamais imaginária isso .que bom saber assim ficamos atento bgd :)

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.