6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

9 de setembro de 2015

O PEQUENO PRÍNCIPE – Renato Lobo




Em 1943, eu tinha quantos anos? Nenhum. Não havia nascido. “TU TE TORNAS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS.” Em 1973, eu já tinha 15 anos. Foi quando fui apresentado a ele e o conheci. Mas eu ainda não sabia que “O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS, E SÓ SE PODE VER COM O CORAÇÃO.”

E ele entrou na minha vida como um raio de sol atravessa a vidraça. “ELE ERA
PARA MIM COMO UMA FONTE NO DESERTO.” Havia, naquela época, rosas
espinhosas. Aprendi ser “LOUCURA ODIAR TODAS AS ROSAS PORQUE UMA TE ESPETOU.” Aprendi mais. Que “FOI O TEMPO QUE DEDICASTE À
TUA ROSA QUE A FEZ TÃO IMPORTANTE”.

Meu filho hoje tem 15 anos. Mas ele ainda não foi apresentado a ele e,
pelo jeito, vai levar tempo. Os 15 anos de hoje não são os mesmos de lá.
Sei disso. Não só sei que o essencial continua invisível para os olhos, mas
aprendi também “O QUE QUER DIZER CATIVAR? É UMA COISA MUITO
ESQUECIDA…SIGNIFICA LAÇOS.” Agora, conheço os laços. “O AMOR
VERDADEIRO COMEÇA LÁ ONDE NÃO SE ESPERA MAIS NADA EM
TROCA.”

“SÓ CONHEÇO UMA LIBERDADE, E ESSA É A LIBERDADE DO
PENSAMENTO.” Quando li pela primeira vez, soltei meu grito apertado,
porque sabia que ali estava o que eu buscava, desde tempos e desde sempre.
“POUCAS PESSOAS SE OCUPAM DE COISAS QUE NÃO SEJAM SI
MESMAS.” A liberdade se deseja, se aprende, se conquista, mas é preciso
ver. “PARA ENXERGAR CLARO, BASTAR MUDAR A DIREÇÃO DO OLHAR.”

“A GENTE SÓ CONHECE BEM AS COISAS QUE CATIVOU.” Descobri
com ele, depois dele, a cada volta a ele, a cada nova passagem, que o
amor é a peça fundamental da engrenagem humana. Amor é como água. “A
ÁGUA PODE TAMBÉM SER BOA PARA O CORAÇÃO…” A mesma poça
d’água que reflete as estrelas, reflete a essência das coisas. Tudo perde a
essência quando se perde o amor. As estrelas sabem disso. “AS ESTRELAS
SÃO BELAS POR CAUSA DE UMA FLOR QUE NÃO SE PODE VER…”
Agora, eu sei. “ENTÃO, ME SINTO FELIZ. E TODAS AS ESTRELAS RIEM
DOCEMENTE.”

Ir. Chegar. Partir. Ficar. Importar-se. São verbos carregados da transcendência
do encontro. “PODE IR, TUDO BEM, MAS SE FOR VOLTAR, NÃO ESPERE
QUE EU SEJA A MESMA PESSOA.” Transcender é mudar. Encontrar (se),
também.

Cada um tem o seu Pequeno Príncipe. Filho, namorado-namorada (Pequeno
Príncipe não tem gênero), marido-mulher, ideal, conquista… Em cada realidade
que faça a vida maior do que ela simplesmente é existe um Pequeno Príncipe
acenando para outra realidade ainda maior que a primeira, ainda maior que
o que já é grande, ainda mais bela que o que foi admirado. “O QUE TORNA
BELO O DESERTO, É QUE ELE ESCONDE UM POÇO NALGUM LUGAR…”

Obs.: As frases em destaque são do Pequeno Príncipe, meu amigo.

18 DE MAIO DE 2014

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu imagino que o autor do texto, Renato Lobo, vai sempre continuar escrevendo... ainda que ninguém comente ou elogie; justamente pela graça que seu texto tem... mas é uma pena que ninguém tenha comentado.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.