6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

3 de setembro de 2015

10 MANEIRAS DE APROVEITAR A BORRA DE CAFÉ



Nada mais gostoso que um cafezinho quando acordamos ou depois das refeições, e sem dizer naquelas tardes animadíssimas com as amigas. Eu adoro tudo isso!!!! Mas além de tudo de bom que o café nos dá, ele também nos ajuda com a borra dele.





#1 Posta na pia, serve para desentupi-la.



E eu ficava aflita quando via alguém jogar toda a borra dentro da pia, sou dessas de reclamar, mas um dia me disseram que era bom para desentupir, fui fazer minhas pesquisas, e não é que funciona mesmo, incrível .



#2 Dentro do armário espanta aquelas formiguinhas indesejáveis.



É verdade. É só fazer um caminho com a borra (seca, claro) por onde elas passam, e adeus formiguinhas. Se você não quer sujeira de borra pelo armário, indico colocar em um pires, o efeito (teoricamente) é o mesmo.



#3 No jardim afasta formigas, lesmas e caracóis.



Para quem mora em casa, é excelente, porque nada pior que lesmas e caramujos fazendo parte dos habitantes e disso eu sei bem como é. Credo!!!!! É só jogar a borra de café pelo jardim ou no caso de formigueiros, jogue o café coado inteiro dentro do viveiro, meio malvado esse né? Mas, ajuda.



#4 Elimina o famoso “cheiro de geladeira”



Colocada num pires dentro da geladeira evita o famoso “cheiro de geladeira”. Pode também fazer sache com uma gaze, colocar dentro de pote de margarina, fazendo alguns furinhos na tampa e adeus cheiro. Como não testei essa ainda, me peguei pensando, mas e aí, a geladeira vai ficar cheirando café? Se bem que não seria uma ideia ruim…



#5 Afasta os gatos de seus jardins.



Se seu gatinho, às vezes teima em não usar a caixinha de areia e fazer suas artes no jardim, é só colocar um pratinho com a borra de café onde ele gosta de ir. Deve ser trocado toda semana, até que ele se acostume.



#6 Ajuda no combate à dengue.



Se você tem vasos ou bromélias em seu jardim ou varanda, é só jogar a borra do café misturada com a areia e colocar nos pratos do vaso ou jogar dentro das bromélias. Não sobra um bichinho pra contar história.



#7 Também é usada para esfoliar a pele.



Sua pele ficará bonita e sedosa usando essa mistura:



          1 xícara de borra de café quente

          1/2 xícara de açúcar ou sal

          1 colher de sopa de azeite



Espalhe por toda a sua pele, principalmente nas áreas ásperas, como pés e cotovelos. Retire depois de alguns minutos.



#8 Elimina mau cheiro de ralos.



Aquele cheiro insuportável dos ralos, você pode por pôr um fim nisso. Basta jogar meia xícara da borra de café no ralo e logo após derrame umas 5 xícaras de água quente. Isso poderá fazer uma vez por semana e adeus cheiro ruim pela casa. Parece com a primeira dica, mas essa tira o odor, aquela desentope.



#9 Fim do cheiro de alimentos nas mãos



Depois que você prepara aquele peixe maravilhoso, com muito alho, cebola, coentro e demais condimentos, ou pra você que não prepara nada, mas come salgadinho que cheira chulé, tenham consciência ninguém vai deixar de sentir o cheirinho nas tuas mãos. Daí você já esfrega a borra de café nelas e sai linda(o) e maravilhosa(o) da cozinha. Depois lava a mão tá?  



#10 Como fertilizante para as plantas



Coloque um pouco da borra de café nas suas plantas e jardim e ela ficaram mais belas e fortes. Faça isso a cada 4 ou 5 meses. Por ser rica em nitrogênio ela é um excelente fertilizante, além de proteger as raízes contra fungos.



 Enfim, são inúmeras as vantagens de reutilizar a borra do café e a natureza agradece

2 comentários:

Anônimo disse...

iso e bom para fazer macumba?? e muinto usado separar casal

Anônimo disse...

Eu faço café e já coloco o açúcar então não posso aproveitar a borra.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.