6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

25 de abril de 2013

Aos professores de todo o mundo. Guerreiros da vida real - Luana Noronha



Eles levantam todos os dias às seis da manhã, ou mais cedo até. Saem de suas casas no simples intuito de passar à frente o conhecimento que ao longo de anos adquiriram, são heróis das guerras do dia a dia. Vencem a batalha e sua medalha de ouro é ver um aluno ingressando em um futuro promissor. Mostram-nos os dragões que teremos de enfrentar, ensinam-nos a composição química que usaremos na espada, nos fazem calcular o tempo em relação ao peso para sermos diretos e acertar com precisão. Alguns nos dizem qual o melhor exercício para não dar mal jeito quando levantarmos a espada, outros nos ensinam a desenhar o dragão a partir da história que nos contam e ainda a entender a geografia de sua caverna. Sem contar aquele que nos confessa seu DNA, aquele espiral cheio de bolinhas coloridas, que simplesmente nos dizem que somos iguais... e diferentes. Bom, eu particularmente admiro aquele que diz em alto e bom som ‘’SOMOS IGUAIS’’. O dragão também sente... sente medo, vergonha, angústia e fome, mas que ao contrário de muitos não tem maldade em seu coração, apenas seu instinto animal de sobrevivência pedindo atenção. Mas ainda que todos sejam incríveis e essenciais há um preferido, um ídolo incomparável, aquele que mostra que devemos ler o dragão, que nos ensina como distinguir um medo de uma ameaça, que diz que devemos ‘’interpretá-lo’’ e encará-lo de forma crítica que às vezes talvez não precise de luta, que nos ensina o diálogo e as concordâncias que devemos usar a fim de persuadi-los. ‘Palavra’, formada por um conjunto de letras, cada uma tem sua própria história, a geografia de sua criação, a química a ser combinada e a física a ser pesada, palavras capazes de mudar o sentido de um conto, capazes de causar um transtorno social e outras de filosofar a harmonia geral, cada letra tem seu próprio design, sua própria beleza... PROFESSOR, com apenas nove letras tem um peso universal, e a espada dentro de canudo que entregam ao fim de cada formatura nos da coragem para vencer os dragões do futuro, ou melhor, nos ensinam a reconhecer quais são os verdadeiros dragões. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Pois é Fátima, parabéns pelas suas afirmações que simpaticamente diz: “Eles levantam todos os dias às seis da manhã, ou mais cedo até. Saem de suas casas no simples intuito de passar à frente o conhecimento que ao longo de anos adquiriram, são heróis das guerras do dia a dia.”
Pois é bastante simpática e ate verdadeira em certos casos de alguns saudosos professores nosso. Porem acho eu que a maioria destes heróis citados acima, hoje em dia estão se exaurindo, acabando e muitos ate querem se puderem e ainda mais com este FRIOZINHO!! levantar bem depois do meio dia viu?? Infelizmente é o que estou vendo ai pelo o Brasil a fora. Infelizmente só se pensa em melhorar salários, sem nada dar em troca para a sociedade. Não se vê na pratica uma RECICLAGEM profissional com cobranças efetivas e porque não dizer punitiva como quem não mostrar aptidão RUA!!!!. Etc. etc... Desculpem os bons!! Porem acho que eles deveriam se manifestar mostrando as maças podres que existem por ai.

Fátima Noronha disse...

Caro anônimo, este lindo texto não é meu e sim da minha prima Luana.

Anônimo disse...

Cada um faz a sua parte e não temos que apontar as maçãs podres e sim mostrar o nosso desempenho.Parabéns para a autora do texto,muito bem escrito.Eu como professora dependo o meu papel,que é de muita dedicação.Queremos um bom salário sim,mas o que mais queremos é a valorização e o respeito de gente que só sabe criticar.Por isso que o Brasil está esse caos...

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.