6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

22 de abril de 2013

22 DE ABRIL DE 1500 - 5 séculos , 13 anos , 124 dias , 10 horas , 20 minutos e 46 segundos



Ou :
187 369 dias
ou 4 496 866 horas
ou 269 811 981 minutos
ou 16 188 718 846 segundos

...Se passaram do “Descobrimento” do Brasil é até hoje não o cobriram novamente, o exploraram e continuam explorando-o até hoje, o dilapidaram e continuam dilapidando-o até hoje, o saquearam e continuam saqueando-o até hoje, o roubaram e continuam roubando-o até hoje, o desmataram e continuam desmatando-o até hoje, o desrespeitaram e continuam desrespeitando-o até hoje, o venderam e continuam vendendo-o até hoje...

Seu Povo “descoberto”, os verdadeiros Donos destas Terras são hoje ridicularizados, confinados, enxotados em reservas, que para eles não de passa de prisão a céu aberto, fizeram-nos de bobos, incultos, idiotas,... tomaram suas riquezas, seus bens dando em troca espelhinhos e quinquilharias da “25 de março”, tratando-os como imbecis, enfiaram neles calções da pior categoria, vestidinhos nas mulheres de mutangas, quando os mesmos se vestiam com a roupa que Deus lhes deu e eram felizes e não precisavam de nenhuma “grife ou marca”. Escravizaram-os forçando a um duro trabalho, dizimaram muitas etnias, empurraram-os a um desterro dentro de suas próprias proriedades... em nome do progresso, do avanço, do poder, das descobertas, da expansão do catolicismo eliminaram sua cultura, religião, língua, identidade e por tempo o tornaram incapazes. Trouxeram para as terras brasilienses os assassinos, os larápios, os imorais, enfim a escória do 1º mundo e se isto ainda não bastasse foram degredar, traficar os Povos Africanos para servirem de mão de obra escrava aos senhores e senhoras das Novas terras Descobertas e quando estes já estavam sendo honerosos, largararam-os na “rua da amargura”, como se diz, “com uma mão na frente e outra atrás”, enxotados das senzalas, expulsos do serviço, longe dos panelões de lavagem, perambulando sem eira nem beira em terras que não as suas e não tendo condição de regressarem às terras natais... e por aqui ficaram, subindo para as, hoje chamadas, “Comunidades” que nunca deixarão de serem favelas. Então a “terra hospitaleira” descoberta pelos “Grandes Descobridores” abre as portas aos “Escravos Brancos”, vindos do 1º mundo, fugindo da fome, da miséria e da morte para enriquecerem ainda mais os cafeeiros e os grandes coronéis patrícios seus aqui estabelecidos, e estes pobres coitados migrantes não tinham nem senzala, nem panelão, só a mão de obra e mais nada e assim contribuíram pela grandeza e riqueza da Terra Brasileira.

            Acredito que o que somos, hoje, é reflexo e continuidade de tantos anos de uma história mentirosa e mal contada para nós, em nossas escolas, e que temos arraigados em nós, em nosso sangue todo este desrespeito, indiferença, “serviciência”, exploração, roubalheira, descaso, oportunismo, corrupção... porque “Descobriam-nos e não mais Cobriram-nos” com a decência, moral, ética, amor, solidariedade, companheirismo, altruísmos, alteridade, amor ao chão à Pátria e respeito ao Próximo e pelo seus bens e pelo bem público.

Poderíamos dizer?: Abençoado o dia em Pedro Álvares Cabral aportou em terras brasilienses e onde tudo começou...

Pe. Luiz Cesar Moraes

Um comentário:

Anônimo disse...

Já que o Governo coloca FOTOS DE GENTE MORTA nos maços de cigarros; porque não colocar também FOTOS DE GENTE OBESA nos pacotes de batata frita, FOTOS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO nas garrafas e latas de bebidas alcoólicas, FOTOS DE GENTE SEM TETO nas contas de água e luz e por fim FOTOS DE CORRUPTOS nas guias de recolhimentos de impostos e casas lotéricas? Ah e que sejam de uma maneira geral selecionados os corruptos da região, senão perde a graça!!. Já pensou a carona de alguns estampada por ai !! Ah já sei daria processo civil, pois eles seriam moralmente ofendidos por nos honestos!!!! Viva ao descobrimento do Brasil que foi bem descoberto.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.