6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

4 de setembro de 2013

SIMPLES REFLEXÃO - Benedito Marcondes


Diz o velho provérbio: “nem tudo que reluz é ouro”. Também o valor do homem não se mede pela robustez de seu físico ou pela opulência, mede-se pelo seu caráter, assim como as flores pelo seu perfume. Sendo o caráter a expressão do sentimento, os psicólogos  distinguem-nos em  superior e inferior. Os homens de caráter superior, sejam quais forem suas posições sociais, manifestam logo ao alvorecer dos anos pela conduta irrepreensível, pelas atitudes elevadas, por uma moral sã e uma consciência impecável. Trabalham sempre com o olhar voltado para o alto com o pensamento elevado pela fé, e preocupados em realizar algo de útil, que venha servir ou contribuir para a felicidade do próximo. Praticam a religião e a caridade sem interesse somente esperando a recompensa futura que Deus jamais negará àqueles que pautam a vida pelos preceitos dos dogmas divinos. Espalham o amor e o bem entre amigos e inimigos, aos oprimidos pelos poderosos e aniquilados pela miséria, confortam com palavras os revoltados com as injustiças sociais indicando-lhes os meios com que possam suavizar as suas dores íntimas. Combatem sem rebuços as doutrinas materialistas pregadas por Voltaire, Renan e Marx, tão divulgadas ultimamente pela camorra de Moscou, propagam as de Sócrates e as de Cristo defendendo as ideias espiritualistas contemporâneas como antídoto contra o mal que corrompe a alma. Prestam estes abnegados nesta hora em que a civilização está numa encruzilhada, extraordinários estímulos aos espíritos indecisos e incapazes de por si assumir claras atitudes em face da onda bolchevizante que se avoluma.
                Assim agem os homens  que possuem um caráter nobre, dignos dos aplausos da humanidade e das bênçãos de Deus. Em sentido contrário agem aqueles que se animalizam pelo seu caráter inferior: são os covardes que contaminam com as suas mazelas a sociedade, arrastam-se ao nível das sarjetas  pela degradação moral, por onde passam deixam vestígios  inapagáveis de crueldade, disseminam a dor, destroem a fé nos corações, acirram o ódio, ceifam vidas, forjam escândalos e caluniam os inocentes! Caminham obstinadamente para o abismo da abjeção porque desprezam este sábio ensinamento de Cristo – “Eu sou a luz do mundo, o que me segue não caminha nas trevas”. 


Benedito Marcondes de Carvalho nasceu em São Bento do Sapucaí/SP em 13 de fevereiro de 1902. Era filho de Joaquim Marcondes de Carvalho e Maria Cândida Renó e irmã da saudosa Maria José Carvalho Noronha (D. Cotinha), viúva de Agenor Braz Noronha. Casou-se em Brazópolis com Benedita Brito Marcondes (D. Coca), filha de Manoel Barbosa de Brito Júnior e Bernardina de Miranda Brito. Tiveram os filhos José Marcondes Brito de Carvalho, Maria Aparecida Carvalho Brito, Maria de Lourdes Brito Carvalho, Benedito Brito de Carvalho e aria Vicentina Brito de Carvalho.
Passou sua infância em São Bento e ainda jovem mudou-se para Brazópolis. Era apaixonado pela literatura em geral.  Foi redator do jornal “Brazópolis”.
Foi comerciante em Brazópolis por muitos anos e também  Gerente do Banco da Lavoura. 
Ocupou o cargo de tesoureiro da Liga Católica de Jesus, Maria e José. Foi, por muitos anos, filiado ao PSD.
Em 1956 mudou-se com a família para Itajubá, onde faleceu a 26 de outubro de 1980.

Fonte: Livro "Escritores de Brazópolis"

3 comentários:

Rita de Cássia Noronha disse...


Lindo texto para reflexão. Tio Ditinho era um apaixonado por Brazópolis.Ele e Mamãe foram criados pela minha bisavó,e a outra irmã ,tia Lilita foi criada por outra tia e viveu em São Bento.Tiveram uma infancia muito pobre e minha bisavó fazia cigarros de palha para conseguir manter-se com os netos.Foi um exemplo de vida

Anônimo disse...

"...Combatem sem rebuços as doutrinas materialistas pregadas por Voltaire, Renan e Marx, tão divulgadas ultimamente pela camorra de Moscou,..."

Este texto é do milênio passado, hoje as doutrinas materialistas são divulgadas pela camorra de Washington.

Anônimo disse...

ESTA FAMILIA, DEIXOU MTAS SAUDADES.....

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.