6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

19 de maio de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE IMPLANTA O NASF EM BRAZÓPOLIS



A Secretaria Municipal de Saúde está implantando no Município o NASF ( Núcleo de Apoio a Saúde da Família). O NASF tem por objetivo apoiar, ampliar e aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica e Saúde da Família. Ele é constituído por equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem no apoio e em parceria com os profissionais das Equipes de Saúde da Família. O NASF em Brazópolis é composto pelos seguintes profissionais: Assistente Social; Fisioterapeuta; Profissional da Educação Física; Nutricionista e Farmacêutico. Essa equipe dará assistência as três equipes de ESF. A Educadora Física já está desenvolvendo trabalhos em grupo nos seguintes bairros: Luminosa. Teodoros, Estação Dias, Can Can, Farias, Cruz Vera, Bom Sucesso, Farias, Vila Vicentina, Casa de Convivência e Grupo da Terceira Idade Poliesportivo. A profissional de Fisioterapia está atendendo grupos na Casa de Convivência, no Poliesportivo, na Vila Vicentina e em breve estará atendendo nos bairros Rurais. A Nutricionista vem acompanhando as equipes do ESF dando atendimento as famílias cadastradas, além de estar atuando na Casa de Convivência, na Vila Vicentina e ao Grupo da Terceira idade no Poliesportivo. A profissional de Serviço Social está oferecendo atendimento e apoio aos usuários que fazem tratamento fora do Município, orientação e realizando visitas domiciliares as famílias encaminhadas pelas equipes do ESF. O Profissional Farmacêutico estará em breve realizando intervenções diversas (individuais ou coletivas) para orientação quanto ao uso correto dos medicamentos, à prevenção e ao tratamento da dependência química, à utilização de plantas medicinais, à viabilização da dispensação de medicamentos de alto custo e outras ações específicas da sua formação de base. O NASF tem como foco prioritário as ações de prevenção e promoção da saúde.

 Junior Donizete Dias - publicação de Secretaria Brazópolis.

9 comentários:

Anônimo disse...

Senta qe la vem a historia

Paulinho do Frei disse...

Gostaria de saber como anda a emenda da iluminação do estádio Dr. Ataliba de Morais. Apoiei o canditado que o Sr. José Márcio apoiou com a promessa da nova instalação. Pois bem, o próprio Sr. José Márcio garantiu inclusive o numero da emenda e disse que tudo estava nas mãos do Sr. Prefeito e que o dinheiro já estava depositada na conta que foi aberta para tal depósito e que faltava somente a licitação para começar a obra. Então quem está mentindo, pois o Sr. José Márcio disse que está nas mãos do Junior do Esporte para fazer o projeto e dar inicio da licitação. Mas quando será isso. O tempo vai passando e o povo vai esquecendo. Ou o dinheiro foi desviado para outra obra. Ninguém fala mais nada. Ninguém vem a público explicar tal situação. Srs. mentirosos, vai vir ou não , pois estamos cansados de ouvir falsas promessas, ou não são. Tomara que não. Sr. José Márcio cadê sua promessa. Seja homem e mostre a verdade.

Anônimo disse...

Não esqueci também. CADÊ A ILUMINAÇÃO. Ninguém fala nada mais

Anônimo disse...

La vem essa administracao qerendo criar mais uma secretaria, deus me livre , tomem vergonha na cara e corram atras de empressas para brazopolis e parem com essa bobeira de criar mais uma secretaria , essa administracao e a qe mais cargos de confianca tem, essa prefeitura e uma vergonha , brazopolis nora 000 fora joao mauro vc ja mostrou para o povo qe como administrador vc e pessimooo, e por essa e por outras qe nossa cidade continua uma merd....,

Anônimo disse...

QUEREMOS É REMEDIOS QUE SEMPRE FALTAM SO ISTO JA TA BOM VIU??? O RESTRO É RESTO

Anônimo disse...

PSF-ESF-NAAB-NASF e qual outra sigla mais será criada? A saúde vai bem quando há a aplicação responsável e bem dosada, sem desperdício, de seus recursos, tanto humanos, financeiros e materiais aplicados proporcionalmente de acordo com as necessidades reais e vitais de uma população. Novas siglas aumentam as despesas públicas e muitas vezes não atendem, por exemplo, o acesso do cidadão ou cidadã a medicamentos de qualidade ou de uso específico, obrigando ou até mesmo condenando o/a paciente a desembolsar valores incompatíveis com sua realidade de vida e, mais agravante ainda, cooptar paralelamente outro município na esperança de lá conseguir o remédio prescrito. Portanto, antes de se criar novas despesas é imprescindível atender o que ainda não foi atendido e o que está mal atendido através dos programas e estratégias já existentes. Implantar novos programas sem efetivar e utilizar os já existentes em sua total eficiência pode significar que estes foram subdimensionados, mal planejados, incompletos e precarizados, pois, sempre necessitarão de complementação eterna. A Saúde não pode ser um saco sem fundo, é ciência, é técnica, é determinável. Antes de fazer o telhado, construa as paredes. A já eterna justificativa de que estes programas surgem como ações para prevenir os problemas de saúde não se sustentam mais. Desde o 1994 o próprio PSF tinha este objetivo. Logo, diante da necessidade de novos programas ou sub-programas, ele demonstra precariedade. A melhor prevenção de doenças é o bem viver. O direito ao trabalho digno de justo salário proporciona condições sócio-econômicas que permitem as pessoas se cuidarem em todos os sentidos. Assim, é irreal e surrealista às vezes tratar das pessoas sem que elas possuam as condições mínimas para o exercício digno de suas vidas. Autonomia, independência humana devem ser sinônimos de prevenção, não só da saúde física e mental, mas principalmente da saúde social. Trate a sociedade com geração de emprego e renda para se ter uma sociedade de mente e corpo são, capaz de se tratar antes de ser tratada!

Anônimo disse...

E os remédios necessários aos hipertenso e diabéticos continuam faltando no postinho e ninguém resolve, o administradores ruins.

Anônimo disse...

Essa e mais uma das muitas inumeras secretarias qe essa administracao esta criando e por essa e por outras qe a prefeitura ta parecendo cabide de emprego, criem vergonha na cara enqanto brazopolis ta defazado sem emprego esse prefeito fica criando mais e mais secrerarias , se deus qiser na proxima eleicao o povo de brasopolis vai ter vergonha na cara e dar um pe na bunda desse prefeito e desses vereadores qe juntando todos eles nao valem um, e qe deus nos ajude

Anônimo disse...

Isso é cabide de emprego! Município a reboque de programas externos. Município e povo q tem orgulho e honra tem q andar com a s próprias pernas e os proprios programas. E cadê competencia pra isso? Fingem, enganam q trabalham e q não podem fazer nada porque não tem dinheiro. Mas fecham os olhos para o comercio e industrias sonegadoras. Governo sem moral e coragem para cobrar a contribuição para ser um municipio independente. O lugar tá permeado de meliantes q seguiram o mal exemplo dos q estão no poder. Começam a botar a cabeça pra fora dos buracos agora em vespera de eleição. Começam a promover eventos e se esconder atras de santos e santas pra chegar no povo. Um pior q o outro. Acorda povo! Já foi enganado e iludido por aqueles q se disseram seus defensores. O q mais pode vir? Desconfiem daqueles q muito falam, q muito prometem, q diz te defender. Hoje temos uma sociedade falida sem nenhum representante capaz de realmente dar ao municipio e ao povo o q eles merecem: VERDADES! Sociedade q ainda anda no cabresto de instituições nunca será uma sociedade evoluída. Se queres mudar, aprenda a dizer diga NÃO a partir de hoje! Fora o q esta aí e o q se assanha para estar. Competencia e honestidade estão passando longe O q importa é o ``borso``, não é mesmo?Portanto, para salvar a cidade, mandemos quem pensa a m... para q lá fique e permaneça. De preferencia sem feder!

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.