6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

13 de maio de 2015

Brazópolis retorna ao Circuito Caminhos do Sul de Minas



Brazópolis, o bom filho à casa torna.
Da redação: IndoorCorp – Fonte e foto: Assessoria de Imprensa CTCSM

Como um dos municípios cofundadores do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas (CTCSM), Brazópolis retorna ‘à casa’ neste mês de maio, com a assinatura do convênio. Nas palavras do prefeito municipal, João Mauro Bernardo, “a interação bastante próxima estabelecida entre o Circuito e os municípios, com a realização de um trabalho de acompanhamento contínuo foram decisivos para o retorno de Brazópolis. Além disso, o plano de turismo do CTCSM representa amplamente os objetivos e expectativas que nossa cidade tem para o turismo, local e regional”, declarou.

O prefeito de Brazópolis lembrou ainda os trabalhos voltados aos artesãos e produção local. “Isso nos interessa também porque temos uma Associação de Artesãos ativa e diversos outros estabelecimentos envolvidos”, completou.

Há 12 anos em atividade, o CTCSM conta agora com onze municípios associados, sendo referência no trabalho de gestão e representatividade no Estado. Para o presidente do Circuito, Ricardo Bustamante, o retorno de Brazópolis agregará novos atrativos turísticos à região e fortalecerá a microrregião. “Brazópolis está muito próximo a Piranguinho, outro município associado, e isso facilita nossa assessoria e o contato entre as comunidades”, disse Ricardo.

Questionado sobre a regionalização do turismo, o prefeito comenta que é um trabalho de extrema importância para o fortalecimento dos municípios. “As cidades mineiras que possuem características singulares precisam se organizar para que, dessa maneira, a região se fortaleça e estruture para aproveitar este grande potencial. Unidos podem vir a se tornar verdadeiros polos turísticos”, opinou.

Com relação as expectativas do retorno ao CTCSM, João Mauro declarou: “espero que seja de muito sucesso e que, de maneira integrada com os demais municípios, possamos colher bons frutos e obter grandes resultados que possibilitem a transformação contínua de nossas cidades em lugares cada vez melhores para todos nós”.

Atrativos de Brazópolis

Com cerca de 15 mil habitantes, segundo o IBGE, Brazópolis traz em sua bagagem turística o Observatório Nacional do Pico dos Dias, que além de possuir o maior telescópio em solo brasileiro, é também o maior centro de pesquisas astrofísicas do país. “Lá, os visitantes podem ter acesso às instalações e aproveitar uma vista estonteante da Mantiqueira”, reforçou o prefeito João Mauro.

Outro destaque é a Rampa ‘Mirante Vó Cotinha’, no Bairro de Bom Sucesso, que recebe pilotos e campeonatos de voo livre de todo o território nacional. Falando em nacional, é também o caminho de muitos romeiros rumo ao Santuário em Aparecida do Norte, por fazer parte de dois grandes roteiros, o ‘Caminho da Fé’ e o ‘Caminho Frei Galvão’, que atraem mais de quatro mil turistas por ano.

Completam a listagem de atrativos na cidade, o bairro de Luminosa, onde estão os tradicionais Alambique do Guido e o Restaurante da Eloá; o bairro de Cruz Vera, onde tem a Pedra da Cruz com uma das vias de escalada mais difíceis do país, e o antigo Túnel da Linha Férrea, na divisa com a cidade de Paraíso.

História de Brazópolis

A história de Brazópolis se iniciou quando fazendeiros mineiros da região do Rio Verde, adquiriram terras junto a contatores da Mantiqueira; entre eles, o Alferes Antônio Dias Pereira que comprou parte da antiga fazenda do Bom Sucesso de Inácio Caetano Vieira de Carvalho, onde hoje existe o Bairro Bom Sucesso.

Em 1810, o então vigário de Soledade de Itajubá, Delfim Moreira, veio tomar posse desta região em nome do bispo de São Paulo. Levantou um Cruzeiro no Morro do João Bernardes, onde hoje existe o distrito de Estação Dias. Deu a bênção, celebrou Missa e fez um assento de posse fato que foi confirmado, mais tarde, em 1813, por documentos da Arquidiocese de São Paulo.

Para lá desse lugar, havia a antiga fazenda da lage, onde o Pe. Atanásio Rodrigues atendia os moradores em sua capela.

Nessa ocasião, o Pe. Lourenço dava início ao povoado da Boa Vista do Sapucaí, hoje Itajubá. Os moradores de toda região o apoiaram e ajudaram nesse projeto, e participaram dos princípios da nova povoação.

Os fazendeiros e agregados da Vargem Grande, no entanto, pretendiam ter uma capela, onde mais facilmente pudessem ter assistência religiosa. Para isso, foi exigida a doação de um terreno, para a formação do patrimônio da capela. D. Ana Chaves e demais filhos de Francisco Dias Chaves fizeram a doação de 30 alqueires, na colina que se erguia à margem do Ribeirão da Vargem Grande. Aí foi construída a primeira capela, bem rústica, dedicada à Sant’Ana, primeira padroeira do lugar. Isso foi em 1838.

Brazópolis fazia parte dos municípios de São João D’EL Rei, Campanha e Itajubá, e elevou-se à categoria de município, pela lei estadual nº 319, de 16 de setembro de 1901, com o nome de São Caetano da Vargem Grande.

Em 1909 o povoado passou a chamar-se “Vila Braz” e finalmente, em 1926, para homenagear o Cel. Francisco Braz Pereira Gomes, pai do ilustre Presidente da República Dr. Wenceslau Braz Pereira Gomes, passou a denominar-se Brazópolis.

No ano de 1949, foi criado o Município de Piranguinho, desmembrado de Brazópolis juntamente com Olegário Maciel pela Lei nº2.764, de 31 de dezembro de 1962. (Fonte: Livro 100 anos de Brazópolis)

Fonte: Livro 100 anos de Brazópolis

4 comentários:

Anônimo disse...

Grande coisa , isso nao mehora em nada nossa cidade ,senhor prefeito e vereadores tomem vergonha na cara e tentem ao menos sairem de seus cargos com dignidade , e vergonhosa essa administracao, cidade suja , ruas sujas , mercado municipal sujo , povo sem trabaho , qeremod essa gente foraaa, brazopolis nao precisa de voces

Anônimo disse...

Sempre na esperança de pegar carona com outros municípios. Quando é que Brasópolis vai deixar de depender das outras cidades para dar um passo à frente ? Parece aquele filme: A espera de um milagre. Temos isso, temos aquilo, mas falta tudo. O Prefeito deve estar viajando na maionese. Tenha vergonha na cara e tira a bunda da cadeira. Quem sabe a ferrovia da dilma, que vai ligar o oceano atlantico ao pacífico, vai passar por Brasópolis. Pelo menos os chineses já ouviram falar da cidade. A dilminha poderia ter chamado o prefeito para assinar um acordo com os chineses para construção de um teleférico de Brasópolis ao observatório ou até mesmo um túnel ligando Brasópolis a Pequim.

Anônimo disse...

POVO DE BRASÓPOLIS ACOOOOOORDA. Mentiras e mais mentiras. Cadê a fábrica lá no alto da Glória, a iluminação do campo. Se ficar aqui terei o dia inteiro para colocar as promessas. Cadê o vovô José Marcio Fernandes com seu canditado e promessa. Mais um entrando nas mentiras de Brasópolis. Vai ficar bravinho como sempre, mostre o contrário e sua cara, vovôzinho. kkkkk

Anônimo disse...

Chega a ser patética a audácia da Prefeitura em afirmar que Brazópolis é cidade turística. A rede hoteleira é das piores que já vi, além do que, se você quiser jantar em um restaurante na cidade é coisa impossível. Espantam os turistas e não voltam mais. Esses nomes dos ancestrais precursores de Brazópolis retratam defuntos que não se cansam de dar voltas dentro do sepulcro ao verem sua pequena cidade-presépio em estado lastimável.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.