6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

30 de janeiro de 2013

AO INVÉS DE SÓ CRITICAR, VAMOS TENTAR AJUDAR!

Desde que comecei a fazer este blog/jornal, notei que algumas pessoas gostam muito de criticar tudo. Sempre veem o lado ruim e negativo das coisas.
Não deve ser fácil administrar uma cidade, mas se a população se unir, juntar forças, as coisas podem melhorar.
Não é preciso ser um político, um vereador, um prefeito para ter idéias que possam resolver problemas que envolvem nossas vidas em nossa cidade.
Se você tem uma idéia, por mais simples que seja, exponha-a aqui.
Quem sabe uma sugestão sua possa ser uma solução para algum problema.
Quanto mais cabeças pensando, melhor as coisas acontecem.
O espaço está aberto a você que ama Brazópolis e quer ver coisas boas acontecerem.
Ficar apenas criticando é fácil! Vamos sugerir, dar idéias...
Esqueçam a “politicagem”, esqueçam a que partido você pertence.
Vamos fazer a nossa parte?

43 comentários:

La Nostra Italia disse...

Bom dia, Fátima

Qualquer país, instituição ou o que lá seja só melhorará a partir da iniciativa de quem participa.

É fácil criticar, insultar e falar mal. Agir requer mais esforço e, sobretudo, interesse por aquilo que queremos realmente. Brazópolis poderia ser melhor se houvesse uma participação mais ativa de quem só sabe criticar, através de novas propostas, mudanças e deixando querelas pessoais de lado.

Anônimo disse...

Parabéns!!! também penso assim, se todos unirem a cidade vai melhorar.....

Anônimo disse...

Sim, Fátima tudo bem ! só que muitas coisas que gostaria de ver Brazópolis melhorar, depende dos vereadores o do prefeito, como por exemplo de fazer uma pracinha pública, com brinquedos para as crianças, que não tem ?
Outra melhorar a pavimentação na entrada principal de Brazopolis, que está toda feia e emburacada ? A.L.M
Se todas casas de brazopolis fosse pintadas e cuidadas, já embelazaria toda cidade ? é logico que depende dos moradores, né ?
De fazer um bolo enorme na praça, nesse natal é uma idéia boa ? é so arrecadar que todos ajudam ?
Colocar um disque denuncia, contra drogas na cidade , falar com a policia, onde a pessoa não precisa se identificar, colocando ordem na cidade contra esses marginais.

cindi Marson disse...

Parabéns pelo seu belo trabalho! Admiro demais sua iniciativa e espero que o povo de Brasópolis (linda cidade), reconheça seu esfôrço e colabore com você.Que vc. obtenha muito sucesso . abraços.

Anônimo disse...

Realmente, como disse alguém aqui, Brazópolis está feia e o cuidado das casas depende dos moradores.
Tem o problema dos matos na rua que é difícil resolver. Não há funcionários que deem conta de carpir tudo. Colocar veneno está proibido, a máquina de corte não funcionou por causa das irregularidades dos paralepípedos.
Então vai aqui minha sugestão:
Por que não incentivar as pessoas a pintarem suas casas (tem casa aqui que não vê pintura há dezenas de anos), e a carpirem e varrerem as suas frentes? Em troca, estas pessoas teriam um desconto no IPTU. Conheço cidades que fazem isso e funciona.
É um caso pra se pensar com cuidado, mas acho que já é uma idéia boa.

Anônimo disse...

Essa sua idéia é ótima, das pinturas de casas, realmente está horrível, principalmente na praça onde há construções que não terminam nunca.Isso deixa a Cidade feia.Como resolver isso?

Claudia Maria disse...

Esta semana funcionários da prefeitura estavam cortando as folhas secas dos coqueiros na praça e nenhum deles estava usando nenhum material de segurança. Eles não usam por que não querem ou não tem? Se for porque não querem o fiscal da prefeitura deve dar um puxão de orelha neles. Se é porque não tem, que sejam providenciados. Já pensou um deles cair lá de cima? Vai ficar mais caro a emenda que o soneto.
E também os funcionário que cuidam da limpeza das ruas em baixo de sol quente. Eles ganham protetores solar?
Minha sugstão é um funcionário da área de segurança do trabalho, se é que ainda não tem.

Anônimo disse...

alguém ai falou sobre o Mirante Vó Cotinha ou na pista do peninha, eu concordo. Brazópolis tem que investir em exportes radicais. Já temos o Mirante, a Pista do Peninha, as Pedras da Cruz e Pedra Bicuda, da Baleia... e devem ter mais coisas que não sei...
Vamos fazer de Brazópolis uma cidade de aventureiros radicais!!!

La Nostra Italia disse...

Investir no turismo seria um grande passo ao crescimento da cidade. Levando em conta que Brazópolis está em uma posição privilegiada, perto de grandes centros urbanos.

Anônimo disse...

Nossa cidade não é feia, muito ao contrario,Brazópolis é uma linda cidadezinha, o problema é que a maioria das pessoas não cumpre a sua parte,a limpeza na frente das casas,a falta de lixeiras por toda a cidade e a falta de reciclagem,ninguem quer cumprir a sua parte.É preciso trabalhar a cabeça do brazopo0lense.Também a secretaria de cultura tem que fazer a sua parte,a de turismo também.Por enquanto vamos trabalhando com os vizinhos, um ensina ao outro já é alguma coisa.

Fátima Noronha disse...

Vou dar o meu palpite também:

Quando as pessoas me perguntam de onde sou e digo que sou de Brazópolis, sempre perguntam: -A cidade dos bonecos Gigantes?
Uma pessoa de Itajubá me disse que achava que o Cristo do Cemitério era um boneco gigante e estava lá pra fazer propaganda ...rsrsrs
Apesar de serem conhecidos por muitos lugares do Brasil, nada na cidade a identifica como sendo a cidade dos bonecos gigantes.
Já pensaram que lindo ficaria, na entrada da cidade, dois bonecos Gigantes de mãos dadas, formando um portal, com as inscrições: “Aqui é a cidade dos bonecos gigantes”?
Que criança, ao passar pela rodovia, não iria querer entrar na cidade só pra conhecê-la?

Anônimo disse...

Não é nada mal sua idéia Fátima, que alias tenho notado que a entrada(que vem de Paraisópolis)está ficando com o visual muito poluido. Não sou contra o Trovão, mas que faça uma coisa mais decente,aqueles pedaços de caminhões pega mal pra Brazópolis.Acho que tudo tem seu estilo.Gostaria de saber a quem reclamar na Prefeitura?

Anônimo disse...

tROCAR A ILUMINAÇAO PUBLICA E MUITO FRACA,ILUMINAR COM LUZES NATALINA AS CASAS E COMERCIO OFERECENDO PREMIAÇAO,SINALIZAR COM PLACAS ORIENTANDO OS VIZITANES Q POR ALI PASSA,EVENTOS CULTURAIS EM PRAÇA PUBLICA,MELHORAR O CALÇAMENTO COM ADAPITAÇOES PARA POTADORES DE DEFIENCIA,IDOSOS E CRIANÇAS,RAMPAS NAS ESCADAS PRINCIPALMENTE DAS IGREJAS,CONCERTAR A PAREDE DO MERCADO QUE ESTA COM VAZAMENTO E MATO,FISCALIZAR OBRAS QUE ESTA PROIBINDO PEDESTRE USAR CALÇADAS CERCADAS COM MADEIRAS EM UMA DAS PRINCIPAIS RUA CENTRAL DA CIDADE ANTES QUE ACONTEÇA GRAVE ACIDENTE COM PEDESTRES,TIRAR LIXEIRA DA CALÇADA.

Anônimo disse...

Concordo com tudo que o anônimo escreveu. Mas gostaria de saber a quem recolher na Prefeitura.
Tenho certeza que irão tomar providências.
Espero uma resposta de alguém(no bom sentido).

Anônimo disse...

Construção de calçadas na avenida Dr. Pedro Rosas (rua do Hospital), pois além de ser uma avenida movimentada, os moradores (principalmente crianças e idosos)correm o risco de ser atropelados.
Se construir calçadas, irá contribuir com um visual bem melhor para a cidade.
Onde já se viu? Uma avenida não ter calçada?????

Anônimo disse...

Tem "coisa" aqui em Brazopolis que não vemos em lugar nenhum do mundo: nos canteiros da Avenida Cel Francisco Braz,todos os dias estão sacos de lixo dos moradores desta mesma avenida, isso já é um caso de polícia,é um verdadeiro descaso com a cidade, uma falta de educação e cultura, que desanima a todos que querem uma cidade melhor. Eu pediria à prefeitura que identificasse as donas de casa que cometem esse crime horroroso.Eu passo por alí todos os dias e não me conformo com isso, se eu ver colocando podem ter a certeza que rodo a baiana,infelismente não sei quem é,felismente pra essa ou esse cara de pau mau educado.

Anônimo disse...

Por favor Fatima, explique para os que não sabem que escrever com letras "maiúsculas""caixa alta" qualquer mensagem no computador é falta de educação.

João Carlos disse...

Olá pessoal da vigilância sanitária. Tá cheio de terrenos abandonado na cidade com lixos variados: latas, garrafas,sacolas plásticas, pneus... Ótimos para acumular água. Cuidado com a o mosquito da dengue!

Antonio Celso disse...

Essa história das cabras me deu uma idéia: Vou comprar um monte delas e alugar para a prefeitura. Dizem que onde a cabra pasta não nasce mais mato. Será verdade?
Com cabras ou sem cabras, alguém tem que cortar os matos das ruas. Está uma feiura. Horrível!

Maria Antonia disse...

Depois que passar as festas de final de ano, com a criançada de férias, quem topa fazer um multirão de limpesa na cidade?
Juntamos a criançada, adultos e saimos limpando a cidade. Os terrenos abandonados que estão virando depósito de tranqueiras, as ruas, etc...
Só serão preciso sacos de lixo e luvas.
Atenção pessoal dos Dispersores: Que tal vcs liderarem uma tarefa dessa?

Anônimo disse...

Maria Antonieta,Afinal alguém com uma boa idéia na cabeça, porque esperar que o Executivo limpe a cidade. Se cada um fizer sua parte vamos ter uma cidade limpa, a mais limpa do Sul de Minas. Pode até atrair turistas. Brazópolis, a Cidade mais limpa do Sul de Minas. Parabéns.

Anônimo disse...

Fátima,
Posso postar qualquer comentário aqui?

Fátima Noronha disse...

Depende. Se for comentários ofensivos ou coisas do tipo, só será postado com seu nome. Como anônimo não.

Fátima Noronha disse...

O problema de mato nas ruas realmente é complicado.
Estive em Campinas e vi que lá eles usam um carrinho com uma espécie de aspirador muito potente que aspira o lixo e também os matos, com raiz e tudo.
Não sei explicar que máquina era aquela, mas achei legal e que poderia até resolver o problema daqui.
Quem sabe alguém não descobre o que é e procura saber mais informações.
Eu, mto lerda, nem olhei a marca da máquina.

Leandra Marins disse...

Fatima, como foi o Reveillon de Brasopolis?
Procurei mais não encontrei fotos em seu Blog
Abração.

Mara Manno Teves disse...

Estou em Brasopolis faz 4 meses, me encantei com essa cidade, porém vejo que há muito a ser feito.
Quero e vou me interar do cotidiano dessa cidade e descobrir uma maneira de poder ajudar, pois quem sabe faz a hora não espera acontecer!!!
Fátima esse espaço será de grande valia se as pessoas o usarem como um porta voz!!!
Deus a abençoe

Anônimo disse...

Boa idéia a discussão dos salários dos professores especialmente os Municipais, vamos discutir "todos" cidadãos e professores e quem sabe a secretaria da educação de Brazopolis também participa, sugerimos uma nova matéria para essa discussão.

Paulo de Tarso

Anônimo disse...

Professores municipais cada vez mais tentam entrar para o Estado. É uma pena que não tem lugar para todos, pois com o salário pago pelo município, fica realmente difícil uma educação de qualidade. Os educadores muitas vezes precisam tirar do próprio bolso para adquirir o material didático e isso é extensivo ao contratados tbm...que maldade fazem com eles. Mas como diz o ditado:"antes pingar do que secar"
eles tem que se sujeitar a ganhar essa miséria de salário, enquanto cargos menos compromentidos ganham mais do que mereciam ganhar. Professores, precisam aprender a lutar pelos seu direitos antes de repassar isso para os alunos. Que seja lançado essa discussão para que os professores do município sejam mais valorizados.

Anônimo disse...

A quantidade de professores na folha de pagamento é o limitante de aumento de salários, os recursos para salários de professores é para 1 professora para 25 alunos, é só verificar quantas professoras estão na folha e quantas estão em desvio de função e por conseqüência sugando os "salários", máximo admitido de professores contratados no município de Brazópolis é de 80 professores, passando disso o salário diminuem de acordo com o numero de contratações, pelas informações não oficiais tem a prefeitura de Brazópolis mais de 110 professores na folha.

La Nostra Italia disse...

Fátima, tenho uma sugestão: por que você não publica textos sobre os locais turísticos e de interesse da cidade, como se fosse um guia de Brasópolis? Você poderia pedir a colaboração dos leitores e seguidores em enviar fotos e textos sobre o município brasopolense.

Um abraço

Anônimo disse...

Bom dia Fátima! gostaria de deixar aqui um ocorrido lamentável para o turismo em Brasópolis. Uma pessoa visitante me deixou com vergonha pelo atendimento não profissional dos dentetores do lazer da cidade de Brasópolis. Veja o ocorrido: Procuramos por uma piscina / pesqueiro na cidade em uma QUINTA FEIRA. Então primeiro fomos ao PESQUEIRO PIRAQUARA encontramos fechado e com uma observação que só abre Sábado / Domingos - Fomos então ao VALE DO GIRASOL e encontramos a piscina verdinha sem tratamento interditada - Fomos então ao PESQUEIRO JB estava fechado para o publico sem funcionar – Fomos então a FAZENDA SÃO GABRIEL piscina verdinha sem tratamento interditada – Fomos então à FAZENDA SANTA HELENA uma beleza funcionado, mas a água não nos deu segurança parecia suja. Resumindo não encontramos nem um pesqueiro para usufruirmos. Partimos para o município de PIRANGUINHO encontramos o PESQUEIRO OPÇÃO no Bairro PINHALZINHO com um atendimento excelente e água limpinha etc.. Ah outra coisa o cartão de apresentação da cidade ruas esburacadas, cheia de mato etc. Fátima vá ao Bairro Horizonte Azul um horror. Então como incrementar turismo aqui se as pequenas coisas já começam erradas e sem cobranças por parte dos responsáveis pela cidade.

Amanda Cristina disse...

Infelizmente meu caro(a) Anônimo(a), nossa cidade tem muito a aprender, sobre como tratar bem não só nossos visitantes mais tambem nossos conterraneos, certa vez fui a compra de uma roupa, claro aki não direi o nome do estabelecimento. Simplesmente a vendedora me olhou dos pés a cabeça e disse: Srª não temos! Ali mesmo ela encerrou o papo e nem me mostrou outras peças, putz fiquei muito mal com isso pois ia pagar n era fiado. Na mesma hora me dirigi a cidade visinha de Itajubá onde tambem não tinha o que desejava mais os vendedores tão simpaticos que levei muitas coisas.
Depois dizem que saimos de Brasopolis para fazer compras em Itajubá, mais não sabem que em Itajubá os vendedores e logistas sabem tratar com respeito educação e o preço bem mais baixo e dividem no cartão.
è vamos aprender comerciantes, pois o povo já não aceita desaforo viu.

Anônimo disse...

para o anonimo que não encontrou piscina. por que você não foi nadar no "chafariz" da praça? na europa isso é comum... kkkkkkkkk

Anônimo disse...

Anônimos que falaram aqui sobre o não encontrar piscina / pesqueiro na cidade, sobre atendentes de lojas que não sabem atender bem, sobre Associação Comercial que não funciona bem etc.. Eu reforço não criticando, mas com esperança que apareça alguém e levante a bandeira "VAMOS TENTAR FAZER ALGUMA COISA PARA QUE TODAS AS CRITICAS AQUI DITAS SEJAM LEVADAS A SERIO E CORRIGIDAS COM EDUCAÇÃO E MUITA CONVERSA" Pois turismo é como amor a primeira vista; você olha, vê e logo se apaixona e ou desapaixona vamos assim dizer. E só para complementar estas observações feitas pelos anônimos eu passei pelo seguinte: Pessoas visitantes durante conversa amigável fez a seguinte observação: se aqui em Brasópolis tinha açaizeiros, pois em cada esquina se vende AÇAI e não se encontra um picolé DIETE E NEM UM CAFEZINHO EXPRESSO. Então me desculpem, mas adoro a cidade de Brasópolis e não entendo o porquê destas coisas acontecendo. Ah para finalizar por hoje; outro dia eu fui tomar um cafezinho por ai e pedi um café sem açúcar; adivinhe: não achei em lugar nenhum só achei com açúcar e um MEL de adocicado e muita gente eliminou o açúcar de sua vida por educação etc.. e onde esta a opção do cliente? Aqui em Brasópolis se quer vender o que o comerciante quer e não o que o cliente quer e isto é coisa da idade media. Bom abraços a todos e me desculpem, mas é isto ai!!! Com pequenos cursos / palestras poderemos melhorar muito nossa cidade independente de prefeito etc...

Anônimo disse...

Caro anônimo de cima...não é assim que se trata os visitantes em nossa cidade. Já que querem divulgar o turismo temos que oferecer a eles conforto e garantia de que aqui encontrarão lugares com grande opções de lazer. Comentário infeliz esse seu. Chafariz de Praças não foram feitos para nadar. Nunca ouvi falar que tal ato fosse comum.

Anônimo disse...

Caros brasopolences e visitanres da nossa querida e pequena cidade! Antes de pensar em turismo como alternativa p/ cidade, não podemos esquecer que ela está desprovida de estrutura... como foi dito nos comentários anteriores falta "quase" tudo.Hoteis,Pousadas,Bares,Restaurantes, pessoas treinadas p/ atender bem, em todos os sentidos... isto é o mínimo e primordial. Depois sim podemos pensar nos atrativos turisticos. O carnaval, por exemplo, se algumas pessoas que gostam não arregaçarem as mangas por si só a animação nas ruas não existiriam... "tratorto" que virou tradição sai por conta dos próprios bolsos de quem ta lá em cima tocando, de quem empresta o veículo e de alguns foliões que sentem prazer em divertir de graça...os bonecões que tbém alegram as ruas, sabem muito bem do que estou falando...Portanto, se não temos a bese estruturada... Como "sonhar" com TURISMO?!?!

Penuja disse...

Os Bonecos Gigantes tem meu total apoio, merecem uma sede para continuarem a divulgar Brazopolis. Eles sâo prova de amor pela cidade.
Abs.

marcos paulo disse...

oi fatima tudo bem? estava vendo um cd que foi gravado na epoca do px voce lembra? que tempo bom sumiu tudo abracos a todos por ai marcos paulo e familia sao jose dos campos-sp (oliveira)fuiiii

José Maria T. disse...

Depois do matarel que estava, agora já está melhorando. Meu filho chegou de viajem esta semana e disse que já deu pra notar a diferença.
Tomara que continuem melhorando a "cara" de nossa cidade.
Um pedido especial, façam um projeto e tirem aquelas duas fontezinhas ridículas (que nem funcionando estão mais) e coloquem algo mais bonito lá.
Boa sorte à nova administração.
Façam tudo pela cidade, ouçam o povo, não levem nossas críticas pelo lado pessoal, como se fossem ofensas.
O povo fala e muitas vezes tem razão. Pensem nisso!

Anônimo disse...

fatima poderia ter um notificado para os donos da casas limparem sua frente da rua . não custa nada e manter limpa ..porque tem ser a serviço da prefeitura ? outra poderia colocar um disque denuncia para nao ser indentificado. garanto que vamos trabalhar lado a lado com a policia ...disque denuncia porque a droga na nossa cidade ta feia .. alem do mais tem morista dirigindo bebado no fim de semana na cidade vc naõ pode nem sair com filho em todo lugar nos bares em pesqueiro .a lei seca tem q funcionar dentro da cidade tambem... voce e demais ..parabens ajuda a cidade dando ideia ...vamos pessoal cada um limpando a frente da sua casa ..espero q seja providenciada um disque denuncia ..obrigado .....

Anônimo disse...

Antes de qualquer coisa é Preciso resolver o problema do aterro sanitário !!!!
Todos os moradores da cidade estão sofrendo com as moscas!!!

Anônimo disse...

Achei ótima a idéia do Blog, é uma forma de brazopolenses que moram em outras cidades estarem por dentro das noticias de nossa querida cidade, relembrar fatos, rever fotos. Isso é muuuuuito bom!!!
Infelizmente muuuuitas pessoas gostam de criticar, só enxergam o lado ruim de td. Mas há aqueles que torcem, lutam por ver uma Brazópolis melhor!!!
Essa cidade precisa de união e atitudes, pois de fofocas e reclamações ja estamos cheios!!!

Anônimo disse...

Então vou deixar aqui uma crítica / solução se é que assim eu poço chamar. Vamos lá então: Aqui em nossa cidade existem lotes, quase que no centro, onde os proprietários não fazem a manutenção em seus lotes, como capina, não cercam etc.. E assim os referidos lotes ficam abandonados, sem manutenção, com uma criação de cobras etc.. A nossa prefeitura através de caminhos legais, deveria notificar esses proprietários acomodados, e assim dar um PRAZO! para as DEVIDAS providências e caso os proprietários não o faça, e ou não tomem as suas devidas providencias, que a PREFEITURA o faça compulsoriamente as manutenções necessárias. E em seguida mande as cobranças aos mesmos e se for o caso que vá para a DIVIDA PUBLICA!!! Fátima acho que esta minha idéia e critica não será levada a serio, mas mesmo assim eu as deixo registradas aqui em seu Blog.
Ta ai FÁTIMA vamos ver se alguma coisa será feita!!!

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.