6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

29 de janeiro de 2015

BRAZÓPOLIS PODERÁ TER ESTAÇÃO PARA MONITORAR LIXO ESPACIAL



informações da AEB - 08/12/2014


O Observatório Pico dos Dias está instalado a 1.864 metros de altitude, entre os municípios mineiros de Brazópolis e Piranguçu.

LIXO ESPACIAL

A presença de uma quantidade crescente de detritos espaciais, como satélites inoperantes, ferramentas e estágios de foguetes lançadores em órbita ao redor da Terra é um problema cada vez maior para o uso do espaço.

O chamado lixo espacial oferece risco de choques entre tais objetos e satélites em operação, além de danos que os mesmos podem causar caso entrem na atmosfera sem controle. Em 2013, o telescópio Fermi escapou por pouco da destruição por um detrito espacial.

    COLISÕES COM LIXO ESPACIAL DEVERÃO AUMENTAR

Por isso, a Agência Espacial da Federação Russa (Roscosmos), com intermediação da Agencia Espacial Brasileira (AEB), propôs ao Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) a instalação uma estação para identificar, catalogar e monitorar detritos espaciais.

A estação, que poderá ser instalada no Observatório Pico dos Dias, fará parte do projeto Panoramic Electro-Optical System for Space Debris Detection (PanEOS), que prevê a construção e operação de uma rede de instalações desse tipo em vários pontos do planeta.

Cada uma dessas estações terá um telescópio de 75 cm de abertura com campo de visão largo, além de alguns telescópios de menor porte. Serão monitoradas as regiões do céu com maior probabilidade de passagem de detritos espaciais - principal, mas não exclusivamente, na região equatorial.

Estima-se que haverá imageamento de todas as regiões de interesse até magnitude 19 (em noites sem lua) a cada noite com tempo aberto. Magnitude é uma escala logarítmica do brilho dos objetos. Quanto maior for a magnitude, menor poderá ser o brilho do objeto observado, o que significa detectar objetos mais escuros, menores ou mais distantes.
Brasil terá estação para monitorar lixo espacial


OBSERVATÓRIO PICO DOS DIAS

A delegação da Roscosmos avaliou as condições no Observatório Pico dos Dias, instalado a 1.864 metros de altitude entre os municípios mineiros de Brazópolis e Piranguçu. Os russos concluíram que as condições são bastante favoráveis e demonstraram interesse em concretizar a estação do PanESO no local.

Foi assinada uma Carta de Intenções, por meio da qual as instituições se comprometem em colaborar para negociar um contrato formal objetivando instalar e operar a estação.

Caberá ao LNA disponibilizar o espaço necessário para a instalação da estação de monitoramento e o fornecimento de apoio logístico na fase da construção. A Roscosmos arcará com os custos e cuidará da contratação de empresas para a construção do prédio e da mão-de-obra técnica para as operações e a manutenção da estação, sendo que as instalações técnicas serão importadas da Rússia.

Todos os dados provindos dos telescópios do PanEOS no observatório brasileiro ficarão disponíveis à comunidade astronômica nacional para qualquer uso científico a critério dos nossos astrônomos.

4 comentários:

Anônimo disse...

E ainda tem gente que não se ligou que Brazopolis é a cidade da astronomia , isto é o verdadeiro turismo da cidade . Fizeram uma reunião em algum lugar na cidade e decidiram que Brazopolis é a cidade do romeu e julieta ou seja goiabada com queijo , vão te catar kkkkkkkk

Anônimo disse...

E para monitorar o LIXO que está nossa cidade, quando irão monitorar, hein ?! (J.G.S)

Anônimo disse...

Nao sei qe beneficio esse observatorio traz para brasopolis, ele existe em brasopolis a muitos anos e a cidade ainda continua parada no tempo, o escritorio fics em itajuba, permicao paea vizitacao tem qe esperar a ordem vir de itajuba, ai pergunto a vcs qe beneficio traz para a populacao , se brasopolis recebe algum beneficio o povo nao ta sabendo , pq dizem qe o observatorio perrence a brasopolis mas pq a cidade ainda continua atrassada , sera incompetencia ou falta de vontade, so sei de uma coisa se o povo bao reagir a tempo brasopolis cai virar cidade fantasma



Anônimo disse...

Sei não. Esse partido adora fazer acordos com ditadores, agora com os russos. Isso não está me cheirando bem.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.