6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

24 de janeiro de 2015

Brazópolis parou no tempo! - Escrito por Paulo Silva / 21 Janeiro 2015

             
Os pouco mais de 15 mil habitantes da cidade presépio parecem não enxergar ou, se preferirem, não querer enxergar a monotonia política que vivemos nos últimos anos.
O “entra e sai” de políticos no gabinete do prefeito e na câmara dos vereadores, parece não resolver o problema crônico do município que é a falta de emprego.
A inércia parece ser fonte de inspiração para ambas as partes, já que, se não há cobrança como haveria em ter resultados?
Uma frase que escuto com frequência, principalmente entre os jovens, é essa: “Brazópolis parou no tempo”. Nunca essa frase fez tanto sentido.
Basta dar uma volta pela cidade (coisa que não é difícil) para perceber o sentimento de revolta entre a classe de desempregados.
A maioria dos jovens que se formam nas escolas técnicas, Municipais e Estaduais tem poucas chances de conseguir emprego por aqui, sendo obrigados a deixar suas famílias e tentar a vida em outra cidade. Afinal, “santo de casa não faz milagre”, não é mesmo!
Há quem acredite na lenda do padre, que ao deixar nossa cidade, amaldiçoou a todos dizendo que nada iria dar certo na cidadezinha de luz. Quanta inocência.
A cada quatro anos, assistimos a reprise do discurso político ensaiado dos candidatos pretensiosos, que na busca por votos, prometem mundos e fundos aos eleitores desavisados. É certo que na política não tratamos de ideias e valores, mas de poder.

26 comentários:

Anônimo disse...

Muito importante sua reflexão Paulo , nada se cobra e nem é cobrado. Cabide de emprego, tapinhas nas costas, troca de favores, parentes empossados em cargos de confiança, mentiras de campanha, enfim, pobres cidadãos brazopolenses. Estamos a cada dia mais perto do fim. Como dizem: - "O ultimo que sair, apague a luz".

Anônimo disse...

sejam bem vindos ao aniversário de Paraisópolis, e curtam OBA OBA e de quebra MILIONÁRIO E JOSE RICO.

Anônimo disse...

brazopolis nao parou no tempo o tempo continua? os governantes que nao querem nada com brazpolis?

Anônimo disse...

Muito bem feito parabéns Paulo Silva, disse por nós, obrigado.

Anônimo disse...

A resposta para esse cronista é simples: BRAZÓPOLIS está assim por causa da única e exclusiva administração desastrosa do João Mauro de 10 anos, do Josias Gomes 08 anos, e do Paulo de Társio 04 anos. Nestes 22 anos de escolhas erradas na votação ,existe um ditado popular que diz o seguinte: " POVO QUE VOTA ERRADO NÃO É VITIMA, É SIMPLESMENTE CÚMPLICE" Então minha gente burra de Brazópolis: SENTA E CHORA!!! Daqui a um ano e 9 meses, vamos votar de novo para escolher o nosso prefeito e o destino da nossa gente vai estar na nossa mão,Então o problema é nosso viu?

Anônimo disse...

Brasopolis esta sendo engolido pelas cidades vizinhas, ate piranguinho ja ta deixando brasopolis no chinelo, o qe acontece em brasopolis e qe esses politicos ja estao ultrapassado, politicos com ideias velhas , esses politicos de brasopolis pararam no tempo qerem fazer de brasopolis cidade historica , gente inocente ou gente esperta demais , temos qe ter gente nova, cabecas novas, pensamentos novos , qeremos gente qe faca nossa cidade se desenvolver,tirar do poder essa gente de pensamento antigo , esse oesssoal qe ta ai no poder a 12 anos ja mostrou para o povo brasopolense como se anda para traz, e por essa e outras qe brasopolis ta uma merdaaaa, pt foraaaaa

Anônimo disse...

Brasopolis nao tem trabalho, nao tem lugar de lazer para as criancas brincarem,ruas sujas, ruas cheias de burracos e com td isso garanto a vcs esse prefeito qe esta ai nem pensa em sair , aposto com qem qiser qe ele nem pensa em sair do poder, e se acaso algem perguntar a ele como se encontra nossa cidadebele ira dizer qe ta uma maravilha, maravilha so se for para ele seus cargos de confianca qe ganham muito bem, e deixam nossa cidade vergonhosa

Anônimo disse...

Vejam como essa administracao e mentirosa e caluniadora, criticavam a outra administracao, e estao fazendo pior, cade a reforma da cascata, cade o calcamento do bairro can can , cade o portal da cidade, cade o trabaho para o povo, administracao vergonhosaaaa o povo merecia a verdade, administracao mentirosa, se acomodaram no poder nao qerem o desebvolvimento da cidade para nao perderem a boqinha, o povo tem qe dar um basta nessa vergonha, pq se nao brasopolis vai virar cidade de aposentados ,

Anônimo disse...

INFELIZMENTE SE REFLETE, AQUI, A POLÍTICA DO PAÍS. CADA UM POR SI E O RESTO QUE SE DANE. NÃO TEM NINGUEM COM ESPÍRITO DE COMUNIDADE, DE SERVIR AO PRÓXIMO, DE VER O BEM ALHEIO .... CADA UM QUER TIRAR A SUA CASQUINHA. É MUITO TRISTE VER BRASÓPOLIS NESSE MARASMO, E O PIOR É, QUE NÃO TEMOS UMA LIDERANÇA POLÍTICA FORTE PARA POR UM FIM NESSA GOVERNANÇA. CONCORDO E COMPARTILHO DE SUAS PALAVRAS: " A cada quatro anos, assistimos a reprise do discurso político ensaiado dos candidatos pretensiosos, que na busca por votos, prometem mundos e fundos aos eleitores desavisados. É certo que na política não tratamos de ideias e valores, mas de poder. " E NA PRÓXIMA NÃO VAI SER DIFERENTE .....

Anônimo disse...

Eis uma grande Verdade! É uma pena ter que concordar com esta dissertação. Como morador da zona Rural, fico triste ao ter que deixar Brazópolis de lado utilizando SANTA RITA DO SAPUCAÍ tanto para compras como para Lazer, incluindo compromissos Religiosos. Não é culpa somente deste casta de políticos que tomaram de assalto a prefeitura nos últimos tempos, até porque foram conduzidos pelos nossos votos. Cabeças pensantes e inovadoras de jovens valores para comandar a cidade, foram rechaçadas nas urnas. Portanto, temos culpa no cartório, " pois cada povo tem o governo que elege" . Não venha com a frase " merece" pois estou fora desta culpa. Evidentemente que, no Estado Democrático de Direito, a maioria tem que ser respeitada. Outra coisa importante! Entrem nos supermercados e espaços públicos de Santa Rita do Sapucaí ! Os comerciantes tem " tesão" por atender bem a população. Espaços grandes, climatizados e limpos. Brazópolis não tem um único SUPERMERCADO que não seja construído em porões, antigas residências etc etc etc. Qualidade e variedade de produtos nota zero. Não há estacionamento. Se um deficiente físico depender de acessar um destes lugares, morre de fome. É o fim do mundo. Temos uma grande maioria de comerciantes na cidade que só pensa no próprio umbigo. É assustador imaginar que nos antos 70, 80 BRAZÓPOLIS era o centro das atenções de nossa região. Hoje está fora de roteiro. A única coisa que dizem que se salva, não posso afirmar pois faz mais de 30 anos que não frequento é o carnaval. De resto, penso que a cidade vai definhando cada dia mais. Hospital mais parece um casebre abandonado, mercado um velório escuro e sujo. Açougues nem se fala. Urubu tem que tapar o nariz. Nenhuma das ruas principais receberam massa asfáltica. O entorno da cidade, parece um deserto de tanto BARRANCO CORTADO sem plantio de grama nas encostas. é um poeirão. As partes baixas estão toda toma de poeira, terra. Um lixão a céu aberto. Que Triste. Aqui mesmo neste Blog foram anexadas fotos consignando a presença no município em um só dia de JUSCELINO KUBITSCHEK, W.BRAZ, OLEGÁRIO MACIEL, BENEDITO MENDONÇA E GERALDO MOTA. Hoje nossa cidade não tem nenhuma referencia política. Repito é uma pena tudo isto pois meus filhos e netos, a continuar desta forma, não terão como se orgulhar de uma terra tão Abençoada e extraordinária como Brazópolis. Estamos indo para o Buraco. A zona Rural, aos trancos e barrancos, sem ajuda nenhuma do poder público, vem tentando fazer sua parte. Melhorando as propriedades, montando lazer e comércio para acolher a todos. Confesso que me sinto como órfão politicamente Falando. Se quiserem, podem me chamar de " viúva" de Sua Excelência, o Saudoso JOSÉ FERNANDES DOS REIS. Deus queira que apareça um outro Estadista como Ele.

Anônimo disse...

Brasópolis sem liderança política.
Os que tem condições de administrar a cidade não querem entrar, ou se entram não ganham, por isto ficam os mesmo.
Vcs já reclamaram para os vereadores que vocês mesmo colocaram lá?
Vão a reunião da câmara?
Já reclamaram pessoalmente para o prefeito que vcs mesmo colocaram lá?
O senhor Paulo e o anônimo de 25/01/2015 as 00:55 também estão coberto de razão.
Ma como mudar a mentalidade do povo,como disse o anônimo acima todos querem tirar sua casquinha.
Brasil e Brasópolis querem a LEI DO GERSON.?

Faraó....................................................................26.01.2015



Anônimo disse...

Esperamos que os governantes: Prefeito e vereadores tenham lido isto e tomem vergonha nas caras. Do contrário continuaremos ferrados.

Anônimo disse...

NÃO POSSO E NÃO DEVO CONCORDAR COM OS PESSIMEISTAS ANÔNIMOS DESTE BLOG.PQP,SÓ SABEM RECLAMAR DE BRAZÓPOLIS,MAS NADA FAZEM POR ELA,QUAMDO SÃO CONVIDADOS PARA ENTRAREM NA POLÍTICA,PARA DAREM AS SUAS CONTRIBUIÇÕES E OCUPAREM OS LUGARES DOS OPORTUNISTAS DE PLANTÃO,SE NEGAM DIZENDO QUE POLÍTICA É COISA DE VAGABUNDOS E SAFADOS. ENTÃO MEUS AMIGOS E MINHAS AMIGAS,SENTEM NA BEIRA DAS CALÇADAS E CHORAM!!! PESSOAS HONESTAS ,INTELIGENTES, CAPAZES,DE VIZÃO DE FUTURO, SOLIDÁRIOS, PREOCUPADOS COM A VIDA SOCIAL,CRIATIVOS ,TEMOS DE MONTÃO ,ACONTECE QUE ESSES BRAZOPOLENSES,A NOSSA GENTE NÃO QUER PARA ADMINISTRAR O MUNICÍPIO,PREFEREM OS ENGANADORES E MENTIROSOS E FALSOS PROFETAS. AÍ FICA EXPLICADO O NOSSO FRACASSO NÉ?eNTÃO CALA-TE BOCA!!!

Anônimo disse...

Que pena ,que infelicidade da cronista ou do cronista anônimo do dia 26 de janeiro, às 09.01: falou,falou,disse até umas coisas boas que até concordei, mas lá pela tanta começou a falar abobrinha verde e terminou lamentavelmente se declarando fã do senhor José Fernandes dos Reis, considerando que ele fora um Estadista...Essa foi demais ,atingiu a minha beleza, faça -me o favor: considerar o ZÉ boneca Estadista? Que insensibilidade meu Deus!!! Tenha dó deste anônimo ou anônima!!!

Anônimo disse...

E a afirmação da nossa presidANTA de que temos a menor taxa de desemprego da história? Que estamos em pleno emprego? É mentira? Pobre povo brasileiro que não conhece a historia e o mundo a sua volta, olhem o que aconteceu com a Venezuela e com Argentina e e que está acontecendo com o Uruguai. O pior ainda está por vir. O problema não é só de Brazópolis, é do país como um todo. Não há possibilidade de um município ser rico se os que estão a sua volta não são, temos que crescer como todo.

Anônimo disse...

Ao anonimo que me chamou de cronista e repudiou meu apreço pelo Sr. José Fernandes em mensagem postada no dia 27 as 16h12, RESPONDO: Sou Anonimo, não diria macho pois já estou com a vela apagando. Não sou cronista. Nem sei que trem é este. Sou um roceiro do pé rachado. Se tu está feliz com a maravilha que está Brazópolis, Parabéns! Faça bom proveito. Quanto ao Sr. José Fernandes dos Reis, de saudosíssima memória , me aponte um politico que governou a cidade após ele que tenha feito a décima parte do que ele fez pela cidade e seus habitantes, hein? Com o desaparecimento do Eterno Prefeitão, Brazópolis desapareceu do mapa. O único que deu certa credibilidade em todas as áreas, foi João Lúcio. Ou estou errado? O bom moço Josias Gomes, o que fez por pela cidade? Este miserável que está no poder pela segunda ou terceira vez, é um coitado. Nem aqui no meio do mato temos um cabra fraco como ele no sentido político da palavra. Deve ser um homem honrado e exemplar pai de família. Porém jamais poderia governar nem condomínio. É fraco. De resto, fico contente que tu esteja feliz com a cidade e a tropa que estão no poder. No meu caso, só fiz o comentário pois tive a felicidade de ter vivido numa Feliz Cidade chamada Brazópolis. Você escolhia o clube para dançar, morder um beiço e tomar uma cervejinha. Tínhamos lugares muito atrativos nos finais de semanas ou durante elas. como era o caso do Bar do Gustavo, Gilberto e outros. Tínhamos a Cascata ou cascatas bar para aprontar algumas façanhas. Tínhamos uma rede social atuante e representativa. A cidade era respeitada pelas autoridades politicas do Estado. Ou seja: Hoje deveríamos estar muito a frente daquele tempo e estamos estacionados e regredindo. Inclusive a densidade demográfica. A continuar assim, perderemos o posto de Comarca para Piranguinho, capote etc etc. Repito: Tu está feliz com o que esta ai? Tão Tão. Vai em frente. Infelizmente, com muita dor no coração tenho que dizer que não preciso de passar por constrangimentos nesta cidade. Como dito anteriormente, estamos migrando para outras cidades. Filhos estudando em Santa Rita, Trabalhando em Pouso Alegre, cuidando da saúde em Santa Rita, Itajubá e Pouso Alegre. Tá bom para Você? Se junte a esta " turminha" que tu defende e segue em frente. Não esqueça de apagar a Luz, se for o último a sair deste MUQUIFO que estão fazendo com nossa BRAZÓPOLIS.

Anônimo disse...

O prefeito de Brasopolis é igual a rainha da ingraterra, ela reina mas não governa. Eu prometi a mim mesmo que nunca mais eu falaria de Brasopolis,mas aquele anônimo que disse que ninguem quer a responssabilidade de assumir e ser candidato a alguma coisa,eu pergunto ? Faser o que? a panelinhs já está formada.O brasopolensse já está com cabeça feita....O joaõ é muito bonzinho....ele é catequista da igreja ou foi.... ele veio de origem pobre....é um coitadinho. Então danen-se todos.continuem pobres,vivam numa cidade pobre e morram pobres. Agora...o que não podemos adimitir é escutar o Joao dizer que brasopolis está bem que tudo está maravilhoso.......que nojo......quando conversso com o Silvio....José Carlos....eo grandão do Eduardo......Eles dizem estamos arruamando a casa. então meus amigos eu digo....Realmente eles são péssimos faxineiros,pedreiros sei lá o que, porque levar quase 12 anos fazendo limpeza é muito tempo. Quero lembrae a todos que o bairro do can can bateu o record de funcionários na prefeiturs agora são 23 dos 23 4 são de confiança do prefeito e 1 o Eduardo manda no prefeito.

Anônimo disse...

ANÔNIMOS AMIGOS,QUIZERA EU PODER ASSINAR O MEU NOME NO COMENTÁRIO QUE IREI FAZER,MAS COM CERTEZA SE EU FIZER ISTO,VOU SER PERSEGUIDO ATÉ O FIM DESTE MÍSERO MANDATO ADMINISTRATIVO DE BRAZÓPOLIS COM ESTES FILHOTES DA DILMA NO COMANDO DA NOSSA CIDADE.É SÓ ISSO QUE ELES SABEM FAZER:PERSEGUIR,PERSEGUIR QUEM NÃO COMUNGA DAS PALHAÇADAS DELES.MAS ANÔNIMO MESMO ,COISA QUE DETESTO FAZER MAS NÃO TEM OUTRO JEITO DE DESABAFAR CONTRA ESSA GENTE DO pt... QUE ESTÁ ACABANDO COM A NOSSA CIDADE E O NOSSO MEIO RURAL,MAS NA VIZÃO MEDIOCRE DELES ,A CIDADE ESTÁ UMA MARAVILHA!!! QUANDO NA RELAIDADE ESTÁ UMA VERDADEIRA MERDA,PARADINHA NO TEMPO E NO ESPAÇO,SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER ENCHERGAR. GENTE BOA E COMPETENTE PARA TIRAR BRAZÓPOLIS DESTA MERDA QUE SE ENCONTRA ,NÓS TEMOS É SÓ O POVO ABRIR OS OLHOS E VOTAR CERTO DAQUI HA EXATOS 20 MÊSES. NÃO VAMOS FAZER A MESMA MERDA QUE FIZEMOS EM 2012 NÃO!!! OLHA JÁ TEM GENTE FALANDO EM SER CANDIDATO A PREFEITO POR AÍ,CUIDADO COM FALSOS PROFETAS QUE SURGIRÃO POR AÍ. NÃO PODEMOS MAIS ERRAR NA ESCOLHA DO NOSSO PREFEITO PORQUE SE NÃO A VACA VAI NÃO PRO BREJO, MAS PARA O ABISMO MESMO,AÍ A COISA VAI FICAR SEM SOLUÇAO DE VEZ. CUIDADO MINHA GENTE!!!

Anônimo disse...

Chega de PT!

Anônimo disse...

calma companheiros e companheiras? no final de tudo vcs votam em mim memo/ porque nao em outro melhor ???brasileiro comcorda com tudo fica nervoso so na hora e depois fica bonzinho/kkkkquem paga nossas contas e nosso trabalhadores kkkkkkkkk

Anônimo disse...


Enqanto estiver o pt no poder brasopolis so caminha para traz, 12 anos na prefeitura e nossw cidade ta uma merda , 4 anos no poder e esperiencia , mais 4 e sacanagem , agora 12 anos ai ja e burrice, das 2 uma ou o povo de brasopolis e muito inocente ou e burro mesmo isso vai se confirmar na proxima eleicao ou o povo limpa a casa ou deixa a sujeira reinar para sempre ai podemos ser chamados de burros mesmo

Anônimo disse...

Berthold Friedrich Brecht - filósofo alemão(1890-1956) ironizou, certa feita, a velha frase feita de que povo não saber votar ou que cada povo tem o governo que merece, da seguinte forma: "ora, que se troque o povo"
Seria muito bom para Brazopolis se pudéssemos trocar principalmente esses que ficam postando abobrinhas nesse espaço, que só enchergam problemas e não querem apresentar soluções.

Anônimo disse...

Cara Fatima, vou utilizar este post pra fazer um desabafo, se quiser publicar como comentario tudo bem, mas se quiser utiliza-lo como topico novo voce decide.
Bom, o caso é que "O que esta acontecendo com o povo brasileiro?"
É aquela velha mentalidade de que o Brasil só anda depois desta palhaçada de carnaval?
Meu Deus, desde os primeiros dias do ano estamos sendo massacrados pelo governo ridiculo que nos mesmos escolhemos.
Tudo subiu, combustivel, energia, agua, alimentos tudo mesmo....
Desculpe a frase de baixo calão, mas os politicos estão defecando em nossas bocas e estamos simplesmente engolindo, nem ao menos estamos cuspindo fora....
O que é isto, que povo passivo.
Cade o "Gigante Que Acordou de 2013", dormiu de novo?
Cade os "Caras Pintadas" que botou o Collor pra fora por muito menos que a atual presidenta que da ate nojo de pronunciar o nome?
Gente, temos que fazer alguma coisa.
É muito facil reunir milhares de pessoas num simples click, porque ninguem esta fazendo nada
É medo?
É muito simples, basta protestar sem quebrar que garanto que ao inves de a policia baixar o cacete, teremos ate apoio da policia, pois antes de mais nada policial tambem é brasileiro e tambem esta pastando como a maioria dos brasileiros que esta se ferrando pra pagar os impostos em dia pra não ser preso.
Vamo acordar meu povo.

Vamo pra rua de novo....

Fátima Noronha disse...

Ao último anônimo: Estou colocando como comentário porque você não assinou o texto. Se vc se identificar poderei colocar como texto. Espero que entenda. Abraço

Anônimo disse...

NOSSA, realmente a coisa tá braba. O único candidato hoje que tem condições de melhorar um pouco a situação da cidade é taxado de arrogante , não sei o que realmente vcs querem . O prefeito precisa ser um administrador de verdade e íntegro , como os vereadores , mas enquanto tiver voto de amizades e favores , cachaça em botecos e apelos religiosos não vai acontecer nada. Ou seja , vamos ficar na mesmice pessoal, não vejo perspectivas pra cidade .

Anônimo disse...

brasopolii deveria ser chamado no carnarval de urinaco nas rua ; pois as ruas em torno da praça e um so mal cheiro; as ruas vasano esgosto no dia enteiro para isso não tem dinheiro isto e uma vergonha para os turistas na cap. Manoel gones

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.