6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

14 de abril de 2015

UM POUCO DOS DIREITOS DO CIDADÃO



QUE AÇÕES POSSO EXIGIR DA PREFEITURA?
O cidadão pode e deve cobrar da prefeitura a realização de obras, consertos em bens públicos e serviços de saneamento, limpeza, educação, transporte, saúde, abastecimento, assistência social e incentivo à geração de emprego e renda, além de condições de lazer e cultura, como praças, parques e a realização de eventos culturais. O cidadão deve exigir esses direitos diretamente dos órgãos da prefeitura, como secretarias,
ouvidorias, entidades de fiscalização, postos de saúde e escolas, ou do próprio prefeito, conforme o caso.


COMO SABER SE O VEREADOR É BOM OU RUIM?
Um bom vereador é aquele que age como representante do povo e apresenta boas propostas para melhorar a vida no município. Um bom vereador não age como intermediário para conseguir benefícios apenas para determinado cidadão. Ele pensa sempre no interesse de todos e trabalha ouvindo a população, seja na elaboração de leis melhores, seja na fiscalização da ação do governo municipal.

Atenção: o vereador não pode tomar posições apenas para obter prestígio ou benefícios próprios. Para ser um bom representante do povo, o vereador deve apoiar as propostas corretas e também combater as coisas que estão erradas.


QUE AÇÕES SE PODE EXIGIR DOS VEREADORES?
O cidadão pode sugerir aos vereadores a elaboração de leis que possam, por exemplo, melhorar as condições de vida na cidade, estimular o comércio e a economia local e preservar o meio ambiente. Para acompanhar as ações de seus representantes, os cidadãos podem  assistir às sessões da câmara municipal e participar da atividade legislativa.       

Atenção: a população pode e deve exigir que os vereadores fiscalizem todas as ações da prefeitura - e que denunciem o que estiver sendo feito de modo errado. Se for necessário, a câmara municipal pode criar comissões parlamentares de inquérito para apurar, fazer vistorias e inspeções nos órgãos municipais e ainda convocar as autoridades do município para depor e prestar esclarecimentos de determinado fato.


COMO POSSO ACOMPANHAR O TRABALHO DOS CANDIDATOS ELEITOS?
Acompanhe o que acontece na prefeitura e na câmara de vereadores do seu município. Entre em contato direto, pessoalmente ou por carta, telefone ou e-mail, com os órgãos públicos. Informe-se na prefeitura sobre as reuniões de conselhos que tratam de educação, saúde, orçamento, juventude e outros temas, e participe, nem que seja só como ouvinte. Compareça às reuniões da câmara de vereadores e acompanhe os projetos em
debate e votação. Apresente sugestões ao vereador que você ajudou a eleger.

O povo pode apresentar projetos de lei se reunir assinaturas de 5% dos eleitores do município.

3 comentários:

Anônimo disse...

Por favor olhem o mercado municipal, a sujeira, é nojento, srs vereadores, por favor novamente.

Anônimo disse...

Eu acho quem tem que arrumar o mercado municipal é os comerciantes que estao la pois pagam uma micharia de aluguel senão tiverem satisfeitos saiam de la pois tem muita gente querendo pegar ja que um aluguem no centro é muito caro e mais la no mercado é uma micharia .

Anônimo disse...

Solicitamos a alguém da prefeitura que olhem o que está acontecendo no estádio municipal: Bebum estão morando lá, na lanchonete, estragando tudo, pelo amor de Deus pelo isto poderiam olhar, recado dando.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.