6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

1 de setembro de 2010

Origem da Bandeira do Brasil

Até 1645, usavamos os mesmos estandartes de Portugal. Depois, vieram dez bandeiras até chegar à atual. Projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares, é inspirada na bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret.
No lugar da Coroa Imperial, puseram a esfera azul e a frase: Ordem e Progresso, em verde. As estrelas postas conforme vistas no céu do Rio às 20h30 de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República. Representavam os 20 Estados e o Distrito Federal. À medida que novos Estados foram criados, mais estrelas adicionadas. Hoje, 27.
Historiadores acreditam que as cores pintadas por Debret representavam a família imperial: o verde da Casa Real de Bragança (família de Pedro I) e o amarelo da Casa Imperial Austríaca de Habsburgo (família da princesa Leopoldina). Popularmente, diz-se que o verde simboliza as matas; amarelo, as riquezas; azul, o céu; branco, o espírito pacífico.
A lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, que “dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais”, considera desrespeito à Bandeira Nacional: “mudar-lhe a forma, as cores, as proporções, o dístico ou acrescentar-lhe outras inscrições”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.