6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

4 de agosto de 2010

Histórico da Câmara Municipal de Brazópolis

Consta, nos anais da Câmara Municipal de Brazópolis, a criação da Vila de São Caetano da Vargem Grande, pertencente à Comarca de Itajubá, pela Lei Mineira nº 319 de 16 de setembro de 1901. Antes que se instalasse, solenemente, em definitivo a Câmara Municipal aos 02 (dois) dias do mês de janeiro de mil novecentos e dois, houve duas sessões preparatórias, na sala da Prefeitura destinada as sessões, a primeira aos vinte oito de dezembro de 1901 e a segunda aos 30 de dezembro de 1901.
Na primeira sessão preparatória foram apresentados os vereadores eleitos nas eleições procedidas no dia 02 de dezembro de 1901, os Srs. Cel. Francisco Braz Pereira Gomes, Joaquim José de Faria e Souza, José Serôdio, Joaquim Carlos da Silveira, Antônio Pereira de Mendonça, José Martins Tosta Junior, João Gonçalves Cintra, Joaquim Carlos da Silveira, Alfredo Vianna e Cândido Rennó. O Primeiro Presidente da Câmara e Agente do Executivo eleito (vez que não havia ainda a separação de poderes (Legislativo, Executivo, e Judiciário), como hoje, em que os poderes são distintos, independentes e harmônicos) foi o Cel. Francisco Braz Pereira Gomes, na segunda reunião preparatória da Câmara, por ele presidida interinamente. O Vice-Presidente e o Secretário foram eleitos na sessão de instalação da Câmara: Secretário José Serôdio e Vice-Presidente o Vereador Antonio Pereira de Mendonça. "Em seguida levantou-se o Presidente o qual proferiu uma breve alocução e ao terminar esta, invocando o precedente da promulgação do código fundamental de Minas Gerais, declarou alta vós, Em nome de Deus Todo Poderoso, instalado o Município de São Caetano da Vargem Grande". Em seguida o Vereador Antonio Pereira de Mendonça, Secretário, apresentou indicação, para congratulando com governo deste Estado, pela elevação da Vila a Município, pedindo que a moção fosse também assinada pelo povo, aprovada por unanimidade, sendo a ata assinada pelos vereadores e por todos os presentes.
Nos anais da Câmara existem projetos de lei para a instalação da Câmara, inclusive junto a Cadeia Pública, na primeira década de 1900, entretanto, as Sessões, durante muitos anos se realizaram em sala própria no atual prédio da Prefeitura Municipal. Em data de 29/01/1983 foi inaugurado o atual prédio da Câmara Municipal, na administração do Prefeito José Fernandes dos Reis.


Acesse o site da Câmara e saiba o que nossos vereadores estão fazendo por nós:
http://www.camarabrazopolis.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.