6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

28 de novembro de 2016

Biblioteca Nacional celebra o samba com exposição virtual

A Biblioteca Nacional saúda o samba em seu centenário com a exposição virtual Ai, ai, ai... cem anos o samba faz! A mostra traz um acervo precioso com mais de 40 itens, entre imagens, documentos e arquivos de áudio com vários tipos de samba e ritmos que se misturaram e deram origem ao gênero, como maxixe, polca, jongo e lundu.

Entre os destaques da exposição, está a partitura original de Pelo Telephone, o primeiro samba gravado. Em 1898, com a promulgação da Lei n º 496, que definiu e garantiu os direitos autorais, os músicos da época puderam registrar suas composições. No dia 27 de novembro de 1906, Ernesto Joaquim Maria dos Santos, mais conhecido como Donga, fez o registro da música no departamento de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional. As partituras originais de canções como Ai que saudade da Amélia(Mario Lago e Ataulfo Alves) e A flor e o espinho (Nelson Cavaquinho) também fazem parte da mostra.

"Fazemos uma homenagem ao samba e mostramos também a importância do direito autoral. A seleção do material passou pelo crivo de um grupo de curadores internos, composto por servidores da Biblioteca Nacional. Assim damos voz a eles também", explica a coordenadora de Promoção e Difusão Cultural da instituição, Suely Dias.

De acordo com Januária Teive, técnica em documentação da Biblioteca Nacional que participou da preparação da mostra, como o acervo da instituição é muito vasto, foi feita uma seleção de materiais dos séculos XIX e XX, desde as primeiras manifestações das umbigadas africanas até a música Pelo Telephone.

"É interessante notar como o projeto começa pequeno, a partir do registro do primeiro samba gravado, e vamos buscando outras coisas para contar essa história. A Biblioteca Nacional aborda o tema de forma muito ampla, com um trabalho conjunto de vários setores: divisão de música, iconografia, manuscritos, periódicos... todos querendo dar contribuições sobre o tema, com um belo resultado final", afirma.

Exposição virtual ‘Ai, ai, ai... cem anos o samba faz!'

Disponível em
http://bndigital.bn.gov.br/exposicoes-virtuais/

Período: a partir de 27/11/16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.