"Fazemos uma homenagem ao samba e mostramos também a importância do direito autoral. A seleção do material passou pelo crivo de um grupo de curadores internos, composto por servidores da Biblioteca Nacional. Assim damos voz a eles também", explica a coordenadora de Promoção e Difusão Cultural da instituição, Suely Dias.
De acordo com Januária Teive, técnica em documentação da Biblioteca Nacional que participou da preparação da mostra, como o acervo da instituição é muito vasto, foi feita uma seleção de materiais dos séculos XIX e XX, desde as primeiras manifestações das umbigadas africanas até a música Pelo Telephone.
"É interessante notar como o projeto começa pequeno, a partir do registro do primeiro samba gravado, e vamos buscando outras coisas para contar essa história. A Biblioteca Nacional aborda o tema de forma muito ampla, com um trabalho conjunto de vários setores: divisão de música, iconografia, manuscritos, periódicos... todos querendo dar contribuições sobre o tema, com um belo resultado final", afirma.
Exposição virtual ‘Ai, ai, ai... cem anos o samba faz!'
Disponível em
http://bndigital.bn.gov.br/exposicoes-virtuais/
Período: a partir de 27/11/16.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.