6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

28 de abril de 2014

NO MUNDO DA BOLA, Nº 2 -Maurício De Mendonça.



Estamos quase na véspera de mais um evento mundial futebolístico que irá, pela segunda vez, acontecer nos gramados do no nosso Brasil: A COPA DO MUNDO DE 2014. A primeira, em 1950, foi àquela tragédia que todos sabem a derrota do Brasil para o Uruguai.   Naquela tarde o novíssimo Maracanã, o maior estádio do mundo, ouviu calado, o choro de mais de 200 mil pessoas ali presentes com a queda sofrida do país do futebol. Oito anos depois, viria a tão esperada Vitória, nos campos da Suécia. O grande capitão de nosso selecionado, o zagueiro Bellini, ao receber a Taça Jules Rimet, a ergueu  com as duas mãos acima da cabeça, atendendo aos insistentes pedidos dos fotógrafos, que imploravam a ele que levantasse mais o troféu.. O gesto acabou imortalizado – e repetido inúmeras vezes por outros campeões do mundo.
Nota triste - O Capitão Bellini, nascido Hideraldo Luis Bellini, era de Itapira S.P. Foi jogador de alguns times do interior de S. P. Jogou no C.R. Vasco da Gama –RJ.de 1952 a 1961; transferiu-se para o São Paulo F.C ,time de S.P.Encerrou sua carreira em 1969 jogando no Atlético Paranaense. Bellini esteve ainda  nas seleções
de 1962, como reserva, e na de 1966, quando disputou as duas primeiras partidas. Bellini faleceu no dia 20 de março PP, aos 83 anos, vítima do “mal de Alzheimer”.Seu garboso gesto empunhando a “Taça Jules Rimet”marcando a primeira conquista da Copa do Mundo está ali, à porta do estádio do Maracanã, perenizado através de  uma bela escultura a lembrar o inesquecível feito de nossa  gloriosa “Seleção Canarinho”.
        Com a conquista da Copa do Mundo no ano de 1958, certame no qual estreou a inigualável dupla Garrincha e Pelé, o Brasil, daí para frente “faturou” mais quatro campeonatos dentre as dezenove Copas até aqui realizadas. Em 1962, o bi campeonato com Mauro Santos repetindo o gesto de Bellini e Garrincha decidindo com seus dribles fantásticos e armações habilidosas secundado pelo garoto de 17 anos, Pelé. Em 1970, o Tri campeonato, com o capitão Alberto Torres erguendo a taça e mais Pelé, Gerson, Rivelino e Tostão fazendo gols admiráveis. Em 1994 o capitão Dunga no gesto histórico do levantamento da Taça e mais Romário e Bebeto driblando liderando e levando nosso time ao Tetra em 2002 no Japão, o capitão da conquista, o risonho Cafu, ergue a Troféu sagrado, e envia um beijo à sua esposa. No gramado se destacam Rivaldo, considerado o melhor em campo e Ronaldo ”O Fenômeno” se torna o artilheiro do torneio. O Brasil atinge, portanto, o Penta campeonato mundial.
        Após esse breve relato de nossa querida Seleção “canarinho”, vejamos um pouco sobre a origem desse esporte, o futebol, que contaminou todo o país, em todos os rincões, proporcionando uma alegria febril em todos os brasileiros.  O “Football é originário da Inglaterra. Em 1884, um garoto de 10 anos, nascido em São Paulo e filho de um escocês e mãe brasileira, foi mandado à Inglaterra para estudar.                                                                                                                                                                                                                                                                       na localidade de Southampton, onde aprendeu a jogar futebol na Bannister Court School e atuou como jogador, árbitro e dirigente. Ficou um entusiasta do desporto em geral. Retorna ao Brasil em 1894, indo trabalhar na São Paulo Railway, depois Estrada de Ferro Santos-Jundiaí –EFSJ – como seu pai. Chegou a vice-cônsul inglês em 1904. Quando voltara da Inglaterra trazia em sua bagagem duas bolas usadas, um par de chuteiras, um livro de regras do futebol, uma bomba de encher e uniformes usados. O paulistano  Charles Miller , esse o seu nome, é considerado o Bandeirante do Futebol. Legou um patrimônio cultural ao Brasil ao introduzir em São Paulo o futebol que aprendeu a jogar numa escola da Inglaterra. O pai de nosso futebol faleceu em 1953 No ano de 1914 , portanto, há 100 anos, a Seleção Brasileira jogou pela primeira vez. Seu adversário foi um time inglês:o Exeter City F.C. clube de uma pequena cidade com o mesmo nome. O nosso plantel foi formado por jogadores amadores do Rio e São Paulo . Vencemos por 2 x 0 .O jogo foi realizado no campo do Fluminense, nas Laranjeiras .Esse amistoso acontecido há 100 anos ( julho de 1914) marcou a entrada em cena da Seleção Brasileira.
O feito maior a ser atingido agora na chamada pátria das chuteiras será a conquista do HEXA em nossa casa, com a ajuda e as bênçãos de todos os Deuses do Olimpo.... Que os Anjos digam AMÉM!!!

       Maurício De Mendonça.
          Abril de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.