6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

12 de fevereiro de 2015

Globo Minas – Bonecos gigantes de Brazópolis ‘se preparam’ para desfile de carnaval



 Nova boneca no 'grupo' homenageia a jogadora da Seleção Debinha.


 Famosa por seu desfile de bonecos gigantes, Brazópolis (MG) já finaliza a produção dos personagens que farão parte do carnaval deste ano. Há 15 anos eles saem pelas ruas da cidade e de outros três municípios da região. A tradição manda que, a cada edição do desfile, um novo boneco seja incluído no grupo. A personalidade escolhida para ser homenageada em 2015 foi a jogadora da Seleção Brasileira de Futebol Feminino Débora Cristiane de Oliveira, a Debinha, nascida em Brazópolis e que vai marcar presença no desfile.


No galpão da Oficina “Rodaterra”, onde os bonecos são confeccionados, eles já estão enfileirados, só aguardando o começo da folia. O grupo começou com três bonecos em 2001 e a ideia era dar uma esquentada no carnaval da cidade, fórmula que deu certo. “Na época foi muito inovador porque não tinha nada, estávamos realmente parados com carnaval. E o pessoal gostou mesmo, por isso demos continuidade e as coisas não param”, conta o artista plástico Rômulo de Oliveira.
Bonecos fazem homenagem a personagens importantes de Brazópolis (Foto: Tarciso Silva / EPTV)

Atualmente são 30 bonecos no “grupo”, que representam personalidades com histórias curiosas. O Menestrel, por exemplo, foi um maestro e poeta na cidade, o coronel Chico Braz deu nome ao município, e tem até o Senhor Click, que fez parte da equipe que tornou Brazópolis um dos primeiros lugares do estado a ter sinal de televisão.
Desfile com bonecos de Brazópolis passa por outras três cidades da região (Foto: Tarciso Silva / EPTV)Desfile com bonecos de Brazópolis passa por
outras três cidades (Foto: Tarciso Silva / EPTV)

Por tradição, todo ano um novo boneco ganha as ruas da cidade nos dias da folia. A nova personalidade do grupo já está quase pronta. A boneca é uma cabocla, que representa a miscigenação entre índios e o homem branco, e ela também representa a homenagem à jogadora da cidade. “A gente fez um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ela foi liberada e vai estar aqui no sábado, às 21h, entrando na avenida com a sua homenagem”, revela o produtor do grupo, Júnior Donizete Dias.

E na cidade, a expectativa é sempre grande para ver como vai ficar “a cara” dos homenageados. “É uma jogadora aqui da gente que se profissionalizou, está todo mundo querendo ver como que vai ficar o boneco dela”, conta a estudante Ana Rita Noronha.

Mas os bonecos só são revelados no dia do desfile, que a organização garante: vai animar todo o tipo de folião. “Só alegria, só festa pra todo mundo da região”, finaliza Dias.

Programação
Confira as cidades onde os bonecos se apresentam e os locais de concentração do desfile:

Sexta-feira (13/02)
Conceição dos Ouros
Concentração no Centro às 20h
Apresentação às 22h

Sábado (14/02)
Brazópolis
Concentração na Praça da Matriz às 20h
Apresentação às 21h

Domingo (15/02)
Brazópolis
Concentração na Praça da Matriz às 17h segundo para Praça da Aparecida
Apresentação às 18h

Domingo (15/02)
Pedralva
Concentração no Centro às 20h
Apresentação às 22h

Segunda-feira (16/02)
Carmo da Cachoeira
Concentração com o Bloco Secos e Molhados às 17h30
Apresentação às 23h

Terça-feira (17/02)
Brazópolis
Concentração na Praça da Matriz às 20h
Apresentação às 21h

4 comentários:

Anônimo disse...

porque vcs do boneco gigante não fazem o boneco do luiz da caixa para o proximo carnaval ,acho que tds irão aprovar ,pois ele e muito conhecido pelo publico,e tbm muito querido .desde ja deixo meu coto vão por mim não irão se arrepender fazem uma votação pra vcs verem se aprova ou não obrigada

Anônimo disse...

Os Bonecos estão de parabéns e principalmente os artistas! Parabéns, a unica coisa que não curti muito foi o status que deram a Débinha, pois ela é uma Brasópolense como todos!
mais Parabéns a Brasópolis tbm pelo belo carnaval!

Anônimo disse...

para o proximo carnaval ja dando ideia a todos os membros da oficina roda terra que tal fazer algum outro ser mistico do folclore brasileiro ou algum da mitologia algum ser ficticio pra agitar a criançada um pouco

anonima disse...

é muito legal pra divertir

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.