6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

24 de setembro de 2010

RUA 24 DE MAIO VAI MUDAR DE NOME

Nesta terça-feira, 21 de setembro, os vereadores da nossa Câmara Municipal votaram em favor da mudança do nome da Rua 24 de Maio para Rua Heitor Machado.

Por que a rua tem este nome?

O município denominou “24 de Maio” um de seus logradouros, tendo em vista a grande vitória obtida pelos brasileiros na Batalha de Tuiuti (Guerra do Paraguai) de aconteceu neste dia.

José Luiz Gonçalves Noronha, irmão de Eugênio Luiz Noronha, morreu nesta Batalha, em 24 de maio de 1866.

O pai dele, Sr.João Luiz Gonçalves Noronha, se apresentou voluntário para a Guerra do Paraguai , juntamente com seus filhos maiores João Luiz e José Luiz. Dentre outras, ele lutou nas batalhas de Tuiuti e Lomas Valentinas.
Deixou em casa sua esposa Mariana Ernestina de Noronha com as filhas menores Mariana, Deolinda e Maria Amélia. Deixou para cuidar delas o filho Olympio Gonçalves de Noronha (Que deu o nome a cidade de Olimpio Noronha – Sul de Minas Gerais). Olympio , assim que completou 18 anos, fugiu de casa e se alistou indo atrás de seu pai e seus dois irmãos.

O Capitão João Luiz deixou também os filhos menores Eugênio Luiz e Américo aos cuidados da família do Dr. Gaspar Lisboa , em Itajubá.

Seu filho José Luiz Gonçalves de Noronha, chegou ao posto de Alferes do 19º Batalhão de Voluntários da Pátria. Ele morreu na Batalha de Tuiuti, travada em 24 de maio de 1866, considerada a maior peleja militar de todos os tempos na América do Sul. Varado pela espada do inimigo, foi o sangue Sul-Mineiro que regou as coxilhas do Sul, em defesa do Brasil. E tais foram os seus atos de bravura que foi enterrado com as honras de Capitão.



Eugênio L. Gonçalves Noronha, esposa D. Elisa e Filhos

Seu filho Eugênio Luiz Gonçalves Noronha, funcionário da Prefeitura Municipal de Brazópolis, nasceu em Santa Catarina de Minas (hoje Natércia) casou-se com Elisa de Oliveira Noronha, nascida em São Caetano da Vargem Grande e aqui veio residir.
Eugênio e Elisa são os pais de João (Maestro), Zéca (Fotógrafo) , Agenor (Comerciante), Joaquim (Monsenhor Noronha) Antonio(Professor) Alfredo Noronha (Poeta) e Benedita, conhecida por Titi (Professora).

26 comentários:

Anônimo disse...

QUE VERGONHA, PRESIDENTE DA CAMARA HOMENAGEANDO SEU AVÔ, RETIRA NOME TRDICIONAL DE RUA.

Anônimo disse...

Verdade...Não tem o que fazer???

Anônimo disse...

Votei nele me arrependi , que vergonha , que palhaçada.

Anônimo disse...

Tanta coisa pra fazer em Brazopolis, e os vereadores preocupado em mudar nome de rua? isso é um absurdo.
o pior é que nem pediu opinião da popualção.

Anônimo disse...

Pelo que sei o projeto não foi do Presidente da Câmara Sérgio Machado e sim do Vereador Péricles Pinheiro.

Anônimo disse...

Penso que antes de fazer uma barbarie dessas a população deveria ser consultada! Esses sim devem pronunciar e não um bando de puxa sacos... E além disso nossa cidade possui várias pessoas que fizeram e fazem por nossa cidade e não terá tantas ruas aqui para colocar o nome deles!
A câmara Municipal deve se preocupar mais em criar algo que realmente importe para a cidade!

Anônimo disse...

Presidente do legislativo.fiscalizar o executivo e fazer projetos de leis e o dever!!!!mexer com o que esta quieto e besteira se quer mudar o nome da rua, mude o nome da rua de sua casa........

Anônimo disse...

Que falta de ter o que fazer!!Se quer mudar o nome da rua mude o da sua pro pia casa

Anônimo disse...

Essa Cãmara está como o Executivo: HORRIVEL....
Esses "poetas" não tinham mais o que fazer? Mudar o nome de rua tradicional para satisfazer o ego do Incompetente Presidente da Câmara é uma vergonha.Que bando de puxa sacos.
Já fecharam uma rua e agora fazem isso sem ouvir a população. Não nos esqueçamos deles na próxima eleição.

Anônimo disse...

Não tem mais o que fazer Vereador Péricles ? se é que o Projeto de suma importância é de V.Sa.
Vocês Vereadores apoiando candidatos a Deputados que nunca ajudaram Brazópolis, mostra o quanto estão preocupados com nossa Cidade. Uma vergonha...
Legislativo e Executivo lutando em pról de Brazópolis....Fora paraquedistas de plantão...

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus Sr. Anõnimo tenha "BRIO", na face ,se é que tu sabes o que é "BRIO",conta outra piada ! O Sr. Presiente da Câmara não tem participação nisso tudo ? PAra de "gozar" da cara do povo .

Anônimo disse...

Pra quem não sabe, o Pai do atual Presidente da camara não aceitou em trazer a empresa Erickson que depois se instalou em Paraiso e que hoje o local abriga a Delphi. Vamos ficar de olho pessoal , queremos progresso e não intriguinha de FILHINHO DE PAPAI com quem não é puxa saco.

Anônimo disse...

Que vergonha essa nossa Câmara.

Aprovar rede de esgoto no bairro Can Can que está precisando ninguém fala disso.

Obras só se vê no bairro de Bom sucesso. até parece que é só lá que está precisando.

Vereadores de Brazópolis, Trabalhe para o povo e não pelo seus interesse pessoal.

Que vergonha......

Anônimo disse...

O candidato do Prefeito, esse tal de Fabinho que ninguem conhece, nunca nos ajudou. Parece que deu uma verba para a construção do trevo de Bonsucesso para beneficio do amigo dele Josias.
Deveria ter ajudado nossa cidade desde que o Josias assumiu , e não aparecer agora interessado em uns votinhos. Deveria ter ajudado o Hospital, Lar da Criança, APAE, etc...
O Prefeito e sua patota deveriam ter vergonha de pedir voto para o Fabinho e o tal de Thiago Ulisses.
Ainda bem que a população está vendo tudo isso.

PAULO ROMILDO MACHADO disse...

Ao dar nomes em ruas, precisamos analisar quem de fato construiu algo em benefício e em engrandecimento à nossa cidade.
Trocar nome de rua, como a proposta no momento, é preciso, antes de tudo, levar em conta os motivos que levaram, no passado a tomarem tal decisão (vide comentário acima).
1. Não quero aqui tirar os méritos do Sr Heitor Machado; quero aqui, pelos motivos que justificaram a colocação do nome da rua (24 de maio) enaltecer a brilhante justificativa à época.
2. A rua 24 de Maio é e continuará sendo; todos, no futuro, ao indicar a Rua Heitor Machado, vão dizer: a antiga 24 de Maio. Isto colocado, chegamos a conclusão que desvalorizou-se ambos.
3. Há um ditado que diz: quem não valoriza o passado, erra no presente e dificulta o "olhar" para um futuro melhor.
4. Que a atual câmara ao propor novos nomes de rua que tenham o cuidado de analisar, decidir e aprovar, notadamente em se tratando de trocas de nomes.
PAULO ROMILDO

Anônimo disse...

SENHORES EDIL VOCÊS SABEM QUE ESTÃO AI SÓ DE PASSAGEM DAQUI DOIS ANOS, IRÃO DESOCUPAR A CASA.ASSIM SERÁ COM EXECUTIVO.PORQUE NÃO CUIDAREM MELHOR DE NOSSAS COISAS, COMO POR EXEMPLO OS VEICULO ESCOLARES, AMBULÂNCIA E A NOVA PATROL ESTÃO DETERIORANDO E DEVERIAM CUIDAR MELHOR POIS É DO POVO BRAZOPOLENSE E CUSTOU DINHEIRO.
PARECE QUE QUEREM ACABAR COM TUDO EM APENAS QUATRO ANOS!!!!! DEIXEM A 24 DE MAIO QUIETA!!!!!

Anônimo disse...

Quanta incompetência Junta...
O Grande Projeto foi de 1, Mas *quase todos Assinaram a favor da Mudança. Que vergonha!!
*Quase.. pq teve 1, apenas 1, que não foi a favor...

Será que é tão simples assim mudar o nome de Rua, Pensando apenas na pronuncia, ou em Homenagear alguém??? E a documentação das casas, dos Terrenos... Não vai ser preciso alterar de todos?? e os Moradores concordarão, ou pelo menos foram notificados sobre esse projeto????
Ah... acho que não pensaram nisso os nossos representantes....
É.. temos mesmo que pensar melhor na hora de escolher nossos representantes, pois esses se sentem tão representantes que tomam decisões sem pensar em nós...huahau

Elisa H. Noronha disse...

A Rua 24 de Maio - sempre a chamarei assim - É (Era?) marco histórico de meu passado...
Tudo indica que na Câmara não sabiam
o porque do nome da rua e nem se importaram em saber. Ao se montar um projeto com a finalidade que foi é necessária uma pesquisa sobre a origem. Nenhum dos vereadores conhece ou se interessa pela História do povo brazopolense.

Anônimo disse...

Quem faz a cidade e o POVO.Na minha modesta opiniao,falta participaçao dos maiores interessados no assunto VOCEIS.Coparecer na camara e barrar ou apoiar os projetos sao os BRASOPOLENSES que pode e deve fazer sem medo de ser FELIZ.Amizade e amizade politica a parte,tapinha nas costa ja era.Entao BLA,bla,bla nao leva a lugar nenhum,vai ate o legislativo solte a vos,so assim que havera mudanças para melhorar a cidade de BRASOPOLIS participaçao de todos pelo bem comum.VAI A LUTA.

Elisa H. Noronha disse...

Estamos na luta, não percebeu Sr. Anônimo?

Maria Antonia disse...

Frequento as reuniões da Câmara sempre que posso. Os projetos são propostos, aceitos ou não, mas nós, os "ouvintes" não podemos opinar na hora.
Só nos rsta fazer uma modilização depois. E é isto que estmaos fazendo. Já foram falar com o prefeito, as pessoas da Rua 24 já estão lutando para que isso não aconteça.
E aqui neste blog, estamos também demonstrando nossa indgnação e a blogueira já mostrou a importancia da data "24 de Maio".
Meu pai nasceu nesta rua e ela tem um significado muito grande pra toda a minha família.

Anônimo disse...

Temos que cultivar a nossa memória,sou totalmente contra a mudança do nome da Rua 24 de Maio. Se os político de hoje querem homenagear pessoas que fizerem algo para a cidade que denominem em outra Ruas, Praças(Ruas e Praças inominadas), e em futuros loteamentos.Senhores Vereadores temos coisas mais importantes para serem dicutidas que dar nomes a logradouros .

Anônimo disse...

Estou esperando a publicaçao do resultado deste movimento.RUA 24 DE MAIO CONTINUA.BJS

Anônimo disse...

Concordo com tudo citado acima, para não alterar o nome da rua. O Presidente da Câmara o nobre Edil Serginhoooo, precisa crecer mais e saber a origem do nome da RUA 24 DE MAIO, espero que que a população se mobilize, não vamos passar por ignorantes mais uma vez.
Ele dveria alterar o nome da rua dele: "Cap. Manoel Gomes", só quero ver se ele enfreta os moradores.KKKKKKKK

Anônimo disse...

ola estou tentando restaurar a historia de olimpio noronha mg caso vc estuver alguma informaçao ou foto entre em contato comigo o blog é www.olimpionoronha.blogspot.com.br agradeço desde ja. obrigado

Fátima Noronha disse...

Olímpio de Noronha era irmão de meu Bisavô Eugênio Luiz de Noronha. Tenho uma árvore genealógica sobre a família e alguns dados dele. Se lhe interessar, me mande um e-mail para : fatinoronha@gmail.com que lhe envio.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.