6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

29 de julho de 2015

PRA QUE SERVE UM VEREADOR?



Acima de tudo, os vereadores servem para representar a sociedade na Câmara.

Ele é o político que deve estar mais próximo dos cidadãos, entendendo os problemas da cidade e buscando soluções. A cidade é onde as pessoas moram, trabalham e se divertem e os vereadores devem entender as demandas das diferentes classes e comunidades existentes na cidade e representá-los politicamente. Os vereadores estão mais próximos da população do que a prefeitura, e por isso muitas vezes servem como canalizadores de denúncias e reclamações para o poder público. Apesar da proximidade com os cidadãos, os vereadores não têm o poder de executar serviços públicos (como mandar consertar buracos em ruas e postes de iluminação queimados ou podar árvores). Mas então que poderes eles realmente tem?

Poder de fazer leis:

Os vereadores criam e votam projetos de lei para assegurar direitos aos cidadãos. Como as leis não se aplicam sozinhas, é papel da prefeitura fazer com que as leis sejam cumpridas. Os vereadores podem fazer leis, por exemplo, que tratem dos impostos municipais (como mudanças no IPTU), benefícios fiscais (como diminuir os impostos pagos por construções que sejam ambientalmente sustentáveis), ocupação do solo urbano (como determinar que em certa área da cidade só se possa construir prédios comerciais), proteção do patrimônio municipal (como tombar uma escola municipal) e a elaboração do orçamento anual da cidade.

Poder de fiscalizar:

Um dos poderes mais importantes dos vereadores é o de fiscalizar tudo o que a prefeitura faz, principalmente na aplicação de recursos para melhorar a cidade da forma como está previsto na lei orçamentária aprovada.

Mas devemos lembrar: “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”. Mas então quais são as responsabilidades dos nossos vereadores?

A principal obrigação dos vereadores é participar ativamente das sessões da Câmara Municipal. Além disso, ele deve estar por dentro dos acontecimentos de sua cidade, trabalhar para solucionar os problemas dos cidadãos, acompanhar as obras públicas realizadas pela prefeitura, acompanhar a criação de comissões, fóruns e comitês, trabalhar junto aos movimentos sociais e serem cidadãos exemplares.

Além de grandes poderes e grandes responsabilidades, os vereadores também têm benefícios para poderem exercer sua função bem.

Imunidade parlamentar:

O vereador não pode sofrer ameaça judicial em decorrência de suas opiniões, palavras e votos no exercício de seu mandato. Se ele cometer um crime, no entanto, ele poderá ser preso, processado e julgado sem consulta prévia à Câmara.

Direito à renúncia:

O vereador tem direito de desistir do cargo para o qual foi eleito, basta escrever um ofício ao presidente da Câmara e informar ao Plenário. Assim que renunciar, seu suplente assumirá o cargo.

Direito a outro trabalho

O vereador pode exercer outra profissão remunerada desde que haja compatibilidade de horários.

Direito a licença

O vereador pode tirar licença (remunerada ou não) nos seguintes casos: para tratar de saúde, para cumprir missão de interesse do Município, para tratar de assuntos particulares, para assumir cargo municipal de confiança.

Mas também há limites:

O vereador não pode:

- Ser proprietário ou diretor de empresa que tenha contratos com seu município

- Eleger-se para outro cargo eletivo enquanto vereador

- Mover ação judicial contra ou a favor das pessoas jurídicas de direito público, autarquias, empresas públicas e empresas concessionárias de serviço público.

- Exercer advocacia, caso assuma algum cargo titular ou de suplente na Mesa Diretora da Câmara.

Na Real

Apesar de não terem na prática o poder de consertar buracos e postes de iluminação, podar árvores, construir pracinhas e oferecer serviços públicos (como assistência médica), muitos líderes comunitários (que são eleitos vereadores) fazem isso em suas comunidades através dos chamados “Centros Sociais” visando, em troca, ganhar votos. Essa é uma prática que deveria ser mais fiscalizada e combatida pela justiça eleitoral, pois configura compra de votos.

8 comentários:

Anônimo disse...

Espero que com isto o vereador Rubens e outros que só aparecem devolvendo dinheiro para a prefeitura que não foram gastos tomam vergonha na cara VEREADORES

Anônimo disse...

vereador serve para fiscalizar o prefeitura ? mas sao farinha do mesmo saco que adianta isso kkkkk brasopolis ta muinto parado no tempo????kkkkk

Anônimo disse...

Só recebem o salário no fim do mês pontualmente. Não fazem nada e recebem mais que um professor.

Anônimo disse...

Vereador em Brasópolis, SERVE para pedir voto em época de eleição,

Anônimo disse...

nos servimos para melhorar a cidade dar bem estar para as familias,,lazer para jovens fazer festas deixar a cidade feliz porque eu estou feliz sou vereador a muinto tempo aki amigos e amigas e companheiras proximo ano conto com vcs com o voto meus companheiros

Anônimo disse...

Não podemos generalizar, pois tem vereadores que realmente são atuante. Mas tem alguns que ficam em cima do muro. Não exercem o papel de fiscalizar. Querem dinheiro fácil. Acham que ser vereador é somente ter um cargo e usar para interesse próprio. O pior de tudo que não é primeiro mandato. Quando que o povo vai criar vergonha na cara e votar com consciência. Aperto de mão não é competência, caráter, honestidade.

Anônimo disse...

vereador serve para fazer vc eleitor de trouxa?? falar mentiras iludir vc com contos de fadas,,,mas que im porta e o slario nosso ,,povao que se dane kkkk ano que vem quero ganhar denovo conto com vcs kkkkk deus seja louvado amemm??/

Anônimo disse...

para que serve o vereador?? para fazer o povao de trouxa??conta mentiras

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.