AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com ou jornalajanela@yahoo.com.br

26 de dezembro de 2010

Origem da família Carvalho


O sobrenome Carvalho tem origem em uma árvore de mesmo nome, o carvalho é uma árvore imponente que constitue grandes florestas e bosques de carvalhos, que são chamados de carvalhais, e no seu singular carvalhal.

Durante a Idade Média vários profissionais dependiam dos carvalhos, sendo eles lenhadores, marceneiros, construtores de casas, caçadores e criadores de porcos, é provável que sejam estes os primeiros a usarem Carvalho como apelido.

A presença destas árvores serviu também para denominar regiões, como uma aldeia nos arredores de Coimbra, onde possivelmente surgiu oficialmente sobrenome Carvalho e a linhagem nobre da família.

Quanto aos sobrenomes Carvalhais e Carvalhal Bem-feito, seriam variações do sobrenome Carvalhal que por sua vez surgiu na apologia a terras onde havia carvalhos, referencias mais antigas ao sobrenome carvalhal datam do inicio do século XIV, em que é citado certo D. Álvaro Gil de Carvajal, que seria o patriarca da linhagem nobre da família Carvalhal, este por sua vez era bisneto de Gonçalo Gonçalves de Carvajal, quem alguns autores consideram ser filho do rei D. Bermudo II de Leão. O nome Carvajal teria se tornado Carvalhal na geração seguinte a de D. Álvaro Gil de Carvajal.

Quanto aos Brasões das famílias Carvalhal, Carvalhais e Carvalhal Bem-feito, todas compartilham um único brasão, o brasão abaixo com o timbre de uma torre ornada com folhas de carvalho, porém a família Carvalhal tem mais um brasão, o com uma fortaleza de prata sobre um fundo vermelho, cujo timbre é um mouro atravessado por uma lança, porem este ultimo é exclusivo a família Carvalhal.

8 comentários:

Juliana disse...

Muitos dos sobrenomes que remetem a nomes de arvores foram adotados pelos judeus recem convertidos ao cristianismo.

Anônimo disse...

Origem geográfica do nome da Família Carvalho: o nome é tomado do antigo Morgado de Carvalho em terras de Coimbra, Portugal. De carvalho, do lat. quercus árvore, planta (Anuário Genealógico Latino, IV, 19). 2) Antigüidade da Família Carvalho: esta família tem sua antigüidade e pureza de sangue comprovada pela constatação de uma doação feita ao mosteiro de Lorvão em 1131, assinada por Pelagius Carvalis, (Payo Carvalho) senhor de toda a terra em que hoje está o Morgado de Carvalho, que foi instituído por seu neto Bartolomeu Domingues, e é o mais antigo Morgado em Portugal.
Esta documentação da doação ao mosteiro de Lorvão esclarece de maneira irrefutável que na origem, a Família Carvalho não era uma família de cristão novo uma vez que, nessa época de fortíssima religiosidade, um mosteiro jamais aceitaria a doação de um cristão-novo, como alguns sugerem pela costumeira e errônea interpretação de que nome de árvore é sempre referência direta a uma família de cristão novo. 3) Registro heráldico da Família Carvalho: o Brasão da Família Carvalho é um dos 72 brasões das 72 famílias principais da alta nobreza de Portugal no séc. 16, que foram pintados no teto da Sala dos Brasões do Paço Real de Sintra por ordem de D. Manuel 1º, o Venturoso, (1469-1521), 14o Rei de Portugal de 1495 a 1521, que escolheu esses 72 brasões quando mandou reorganizar e qualificar a nobreza portuguesa tendo por objetivo: escolher as famílias mais ilustres do Reino, em honra, história e bens, no séc. 16.

Matheus disse...

Sou dos Carvalho, como devem saber a Família Carvalho é uma das 72 Famílias Reais de Portugal e também uma das Famílias mais ilustres do norte da Espanha, ou seja, dos Bascos. Sua história é bem antiga como mesmo disse o Anônimo ai de cima. Bem, minha família é bem tradicional e ainda guardamos o brasão dela.

Anônimo disse...

minha familia é tabem dos carvalhos pois não guardamos o brasão que tinha, na cidade que eu moro a familia carvalho é a maior que tem, moro em palestina alagoas

Anônimo disse...

Tenho a ideia da que me parece que as famílias se encontraram novamente o sobre nome de meus filho é Gonçalves Carvalho,

Robson Carvalho disse...

olá pessoal meu nome é Robson carvalho de lima é muito bom saber de nossas origens viva a familia carvalho

Anônimo disse...

eu sou ivan carvalho esse nome meche com a minha vida por isso sou diferente devo caragar esse sangue nobre

Anônimo disse...

Meu nome é joao vitor carvalho,como vocês eu também sou um carvalho,e me enche de orgulho ser um carvalho.E ja mais despresem esse sobre nome.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Se seu comentário estiver com palavrões de baixo calão será excluído.