6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

26 de dezembro de 2010

Origem da família Carvalho


O sobrenome Carvalho tem origem em uma árvore de mesmo nome, o carvalho é uma árvore imponente que constitue grandes florestas e bosques de carvalhos, que são chamados de carvalhais, e no seu singular carvalhal.

Durante a Idade Média vários profissionais dependiam dos carvalhos, sendo eles lenhadores, marceneiros, construtores de casas, caçadores e criadores de porcos, é provável que sejam estes os primeiros a usarem Carvalho como apelido.

A presença destas árvores serviu também para denominar regiões, como uma aldeia nos arredores de Coimbra, onde possivelmente surgiu oficialmente sobrenome Carvalho e a linhagem nobre da família.

Quanto aos sobrenomes Carvalhais e Carvalhal Bem-feito, seriam variações do sobrenome Carvalhal que por sua vez surgiu na apologia a terras onde havia carvalhos, referencias mais antigas ao sobrenome carvalhal datam do inicio do século XIV, em que é citado certo D. Álvaro Gil de Carvajal, que seria o patriarca da linhagem nobre da família Carvalhal, este por sua vez era bisneto de Gonçalo Gonçalves de Carvajal, quem alguns autores consideram ser filho do rei D. Bermudo II de Leão. O nome Carvajal teria se tornado Carvalhal na geração seguinte a de D. Álvaro Gil de Carvajal.

Quanto aos Brasões das famílias Carvalhal, Carvalhais e Carvalhal Bem-feito, todas compartilham um único brasão, o brasão abaixo com o timbre de uma torre ornada com folhas de carvalho, porém a família Carvalhal tem mais um brasão, o com uma fortaleza de prata sobre um fundo vermelho, cujo timbre é um mouro atravessado por uma lança, porem este ultimo é exclusivo a família Carvalhal.

31 comentários:

La Nostra Italia disse...

Muitos dos sobrenomes que remetem a nomes de arvores foram adotados pelos judeus recem convertidos ao cristianismo.

Anônimo disse...

Origem geográfica do nome da Família Carvalho: o nome é tomado do antigo Morgado de Carvalho em terras de Coimbra, Portugal. De carvalho, do lat. quercus árvore, planta (Anuário Genealógico Latino, IV, 19). 2) Antigüidade da Família Carvalho: esta família tem sua antigüidade e pureza de sangue comprovada pela constatação de uma doação feita ao mosteiro de Lorvão em 1131, assinada por Pelagius Carvalis, (Payo Carvalho) senhor de toda a terra em que hoje está o Morgado de Carvalho, que foi instituído por seu neto Bartolomeu Domingues, e é o mais antigo Morgado em Portugal.
Esta documentação da doação ao mosteiro de Lorvão esclarece de maneira irrefutável que na origem, a Família Carvalho não era uma família de cristão novo uma vez que, nessa época de fortíssima religiosidade, um mosteiro jamais aceitaria a doação de um cristão-novo, como alguns sugerem pela costumeira e errônea interpretação de que nome de árvore é sempre referência direta a uma família de cristão novo. 3) Registro heráldico da Família Carvalho: o Brasão da Família Carvalho é um dos 72 brasões das 72 famílias principais da alta nobreza de Portugal no séc. 16, que foram pintados no teto da Sala dos Brasões do Paço Real de Sintra por ordem de D. Manuel 1º, o Venturoso, (1469-1521), 14o Rei de Portugal de 1495 a 1521, que escolheu esses 72 brasões quando mandou reorganizar e qualificar a nobreza portuguesa tendo por objetivo: escolher as famílias mais ilustres do Reino, em honra, história e bens, no séc. 16.

Matheus disse...

Sou dos Carvalho, como devem saber a Família Carvalho é uma das 72 Famílias Reais de Portugal e também uma das Famílias mais ilustres do norte da Espanha, ou seja, dos Bascos. Sua história é bem antiga como mesmo disse o Anônimo ai de cima. Bem, minha família é bem tradicional e ainda guardamos o brasão dela.

Anônimo disse...

minha familia é tabem dos carvalhos pois não guardamos o brasão que tinha, na cidade que eu moro a familia carvalho é a maior que tem, moro em palestina alagoas

Anônimo disse...

Tenho a ideia da que me parece que as famílias se encontraram novamente o sobre nome de meus filho é Gonçalves Carvalho,

Unknown disse...

olá pessoal meu nome é Robson carvalho de lima é muito bom saber de nossas origens viva a familia carvalho

Anônimo disse...

eu sou ivan carvalho esse nome meche com a minha vida por isso sou diferente devo caragar esse sangue nobre

Anônimo disse...

Meu nome é joao vitor carvalho,como vocês eu também sou um carvalho,e me enche de orgulho ser um carvalho.E ja mais despresem esse sobre nome.

Unknown disse...

Muito bom ver à origem da nossa família!!

Unknown disse...

Sou de Carvalho Lima meu sobrenome do vem do meu avô paterno natural de Sergipe que nasceu em 1888, nos descendentes dele somos do Rio Grande do Sul! !!!

Unknown disse...

Sou de Carvalho Lima meu sobrenome do vem do meu avô paterno natural de Sergipe que nasceu em 1888, nos descendentes dele somos do Rio Grande do Sul! !!!

Unknown disse...

Segundo informaçõe, para o Brasi, desembarcou 3 irmãos nos três rios; Norte; Janeiro e Sul. Estou em Itumbiara-Itumbiara-GO, pelo conhecimento que tenho, Duque de Caxias era um Carvalh.

Unknown disse...

Meu avô Afonso Albano Morais de CARVALHO, nasceu e cresceu em Coimbra de uma família de professores. Seu tio foi lente na universidade de Coimbra final dos anos 1800 princípio dos anos 1900. Meu avô foi para Angola quando tinha uma trintena de anos. Nunca mais voltou para a sua terra acabando por morrer em Angola. Seu filho Albano Morais de Carvalho era meu pai.

Anônimo disse...

Eu também sou carvalho, sou natural de Sergipe, gostaria de saber quando a família carvalho chegou no Brasil.

Unknown disse...

Alguém sabe me dizer, qual a Diferença do sobrenome "de Carvalho" e só "Carvalho" Tem alguma diferença? Me disseram que sim!

Unknown disse...

sou do Rio de Janeiro e meu carvalho ate onde sei veio da avó da minha mãe.

Unknown disse...

Eu sou Rosana de Carvalho o nome do meu avô é José de Carvalho e meu bisa avô é Laurindo de Carvalho.Meu avô era de duque de caixas.

Unknown disse...

Eu tenho uma curiosidade.
No Brasil, Qual é o Estado que tem mas descendentes da família Carvalho?

Unknown disse...

Gostaria de saber noticias do Sr. Wilson Carvalho. Foi funcionario do banco do Brasil em São Borja RS na decada de 50/60. Se alguem souber do paradeiro das filhas dele ou netos me deem noticias por favor.
obrigado
João Eli Martins joao@distec-rs.com.br

Unknown disse...

Oi sou de carvalho lima e tenho parentes por parte de meu avô paterno natural de Sergipe da cidade de vila nova, já procurei e não achei pois meu avô tinha irmãos com idade de meu Pai! Moro em Rio Grande, RS

Anônimo disse...

Estou tentando localizar algo sobre a Familia Carvalho oriunda da provincia de Coimbra em Portugal.

Anônimo disse...

Eu também.O meu sobrenome é ''de Carvalh6o''Meu bisavô era descendente de português que desembarcou no Brasil O nome era Justino de Carvalho.Seu filho veio para Uberaba MG usando o mesmo nome José Justino de Carvalho. Casou com uma Oliveira filha legitima do Barao da Ponte Alta .

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Lindo.

Unknown disse...

Fala ae família vejo q realmente somos de sangue forte andei fazendo algumas pesquisas sobre nós e co certeza me enche de orgulho ser um Carvalho.meu nome é William Vinicius Carvalho.e tenho orgulho te meus ancestrais.

Unknown disse...

meu nome é Maria José Palheta de Carvalho, meu pai Pedro Farias de Carvalho, meus avòs paternos: José Pedro de Carvalho e Francisca farias de carvalho. não sei nada sobre eles, só algumas histórias que ouço que os meus bisavós vieram de portugal mas não sei se procede

Ana karla disse...

Olá, meu nome de solteira é Ana Karla Aguiar de Carvalho
Meu pai se chama, José Valmir de Carvalho Gomes. Avós paternos, Abílio Ferreira Gomes e Joana Maria de Carvalho Gomes. Nascida. Ibiapina Ceará. Estou buscando com muito orgulho e alegria, minhas origens.

Anônimo disse...

Boa tarde...Me chamo Alex Carvalho Gomes..Meu pai Adão Carvalho gomes e avo Claudino Carvalho gomes....Tenho muito interesse em saber como procurar minhas referencias genealógicas ...pois penso em mudar para Portugal com a Família.

Anônimo disse...

Qual a origem da família de Carvalho Figueira ? havia no Ceará na segunda metade do século XVIII, um certo Adriano de Carvalho Figueira, que faleceu em 1808, em fazenda , na Vila de Lavras da Mangabeira, deixando muitos filhos. O mesmo era casado com Ana Correia da Rocha Sampaio

Unknown disse...

Parabéns adorei o blog, eu também tenho Carvalho como sobrenome e veio da minha mãe.

Anônimo disse...

Sou bisneta de um dos primeiros farmaceuticos de Uberaba chamado José Justino de Carvalho que por sua vez era filho de um portugues,com o mesmo nome,ou seja,José Justino de Carvalho.
e-mail:suelicrc@terra.com.br

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.