6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

21 de julho de 2015

RACIONALIDADE - Rosa Noronha

Às vezes nos sentimos tristes, embora não saibamos exatamente por quê.
Isso também acontece com a alegria - quantas vezes parecemos rir à toa...
A alma da gente é estranha.Existem nela esconderijos, onde se instalam nossas mais variadas emoções.
Sentimos medo das coisas banais, e nos enchemos de força e coragem nas horas mais inusitadas.
Sentimos amores que não valem a pena, e raivas desproporcionais.
Sentimo-nos apáticos quando a energia deveria revigorar-nos, e nos energizamos para situações de pouca importância.
Ficamos eufóricos com pouco, assim como nos deprimimos com quase nada.
A questão é que nossas emoções sofrem, não raro, desequilíbrios, e por conta disso deixamos de dar aos momentos o peso que valem, e à vida o valor que merece.
Lembro-me de um livro que herdei de Tio Quinzinho, o Monsenhor Noronha, na adolescência, intitulado "O Diário de Ana Maria", de Michel Quoist, que, em um de seus trechos, enfatizava a necessidade do equilíbrio das emoções. Dizia o autor que o homem equilibrado deveria valorizar, em primeira instância, o espírito; depois, a emoção; por último, o corpo. Em minhas crenças holísticas, acredito, hoje, que sejamos tudo ao mesmo tempo, seres complexos, e potencialmente completos. No entanto, creio que, de fato, a ênfase que damos ao emocional nos desestrutura, e que não é nada fácil esta luta pelo equilíbrio.
Uma de minhas armas prediletas para combater os exageros do coração é a racionalidade. Consigo usá-la, muitas vezes, na proteção de mim mesma e do outro.
Talvez por isso mesmo a tempere com este sentimentalismo que empresto às letras. Outros ao pincel, ou à voz, ou a qualquer atividade que, ao mesmo tempo, massageie, acalme, encha e esvazie a alma.
Precisamos nos cuidar para que a emoção exacerbada não nos derrube, ou a racionalidade cega não nos congele.
Fomos criados para o equilíbrio, esta é a verdade. Se enchemos muito um lado, tombamos; se esvaziamos, murchamos.
Precisamos nos acostumar à moderação: do corpo, da emoção. E quanto ao espírito, necessário que combatamos o fanatismo. Ou a descrença. Portanto, também aí a necessidade do equilíbrio.

2 comentários:

Anônimo disse...

rosa vc e linda maravilhosa pessoa bacana eu sou seu fã quero namorar com vc amo vc faz tempo meu amor minha linda ,quero namorar vc mas tenho medo de vc nao querer mas mesmo assim eu amo vc demais beijooo

Anônimo disse...

Vendo sua foto, lembrei da época do colégio. Você sempre foi dez em português.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.