6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

16 de janeiro de 2014

A DONA DO VALE-DO-GIRASSOL! – Renato Lobo



 Se eu frequentava a casa dela? Não. Muito pouco! Duas ou três vezes. Na última, Gabriel era pequeno e pescou uma tilápia. Óbvio que precisei devolvê-la às águas primordiais com promessas e garantias inerentes de que ela sobreviveria ao trauma, sem nenhum trauma.

Se a conhecia de perto? Não tanto! Conheci bem mais a Dôla e a Tia Rosa, esta última, sim, com desvelos maternos e carinho filial.

Se conversei com ela? Algumas vezes! E de um tudo: física quântica, o degelo da calota polar, a arte cabalística do Renascimento, as fontes de energia renováveis do planeta, o Aquífero Guarani, as novas descobertas das neurociências... assim... coisas do dia-a-dia... assuntos triviais, a toda hora ventilados no Mercado Municipal. Claro, que com pitadas de humor, deliciosamente, irônicas, na medida certa, como todo bom tempero.

Por que estou escrevendo sobre ela? Porque a Góia era um raro exemplar de ser humano interessante. Não há muitos humanos interessantes. Cada vez menos! De tempos pra cá, o homem-rés-do-chão tem perdido a interessência – parte essencial da sua essência – e se tornado mais óbvio que desfile de escola-de-samba. (Passa pena de avestruz, passa gente pelada, passa mais pena, mais gente pelada e mais pena... Só isso!)

A Góia, não! Ela era interessante! O olhar vivaz com que captava o mundo denunciava um interesse permanente que ela nutria por tudo. Se você quer ser interessante, interesse-se. Ela cumpria os dois papéis. Que bom tê-la conhecido! Ter vivido a satisfação infinita de saber que você nos honrou com sua passagem e que, simplesmente, por ela, tornou muita coisa diferente.

Pois é! Morreu a Dona do Vale-do-Girassol!

Será? Há pessoas que se recusam a morrer. Quem gosta da vida não morre. Hebe Camargo? Claro que não! Ela mesma dizia não ter medo de morrer, ter dó! Góia? Claro que não! As aparências enganam! Espero revê-la em breve, por aí, para discutir algum assunto trivial... a última teoria sobre a idade do planeta... Quem sabe, tecer comentários sobre a influência de Shakespeare na constituição do homem moderno... Quem sabe, trocar uma receita nova de bolo de fubá.

Não! Não morreu a Dona do Vale-do-Girassol!

Vai continuar vibrando – harpa-eólica – na mínima aragem que roçar os copos-de-leite das encostas. Vai continuar teorizando na memória que não passa, porque função de memória é ficar. Vai continuar se reportando, seja ao Grande Espírito Criador de William Blake ou à pequena Senhora da Aparecida. No começo, no meio, no fim, é tudo a mesma realidade infinita da qual não conhecemos nome nem sobrenome, por isso inventamos apelidos.

Não morreu a Dona do Vale-do-Girassol!

Claro que não! E gente desse porte acaso morre? Ara! Pessoas assim são maiores. Já eram maiores que a vida. Que dirá, que a morte!

3 comentários:

Lúcia disse...

Glória querida. Você deixa muiiiiiiiiiiiiiiita saudade! Realmente só quem conviveu com a vivacidade do olhar de Glória pode dizer quanta vida tinha naquele olhar. Vai com Deus! Um dia agente vai se encontrar...

Elisa Lobo disse...

Não deixaria de homenagear também a (madrinha) Gloria, uma das minhas maiores amigas. Penso que num mundo tão preocupado com o ser, nunca vi uma pessoa tão “ser” !
Era muito pequena quando ficamos amigas e achava o máximo: só eu tenho madrinha com cabelos vermelhos ! Sempre quando nos encontrávamos eu pensava, como queria o dia de sua partida nunca viesse.
Fico triste pela saudade que nos deixou, por não poder ter mais uns dedos de prosa, mas feliz porque me ficaram as boas lembranças. Agradeço pela madrinha que tive. Elisa Lobo.

Elisa Lobo disse...

Desculpe, corrijo a mensagem anterior: Penso que num mundo tão preocupado com o ter, nunca vi uma pessoa tão “ser” !

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.