6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

27 de maio de 2010

PROGRAMA ATLETAS DO FUTURO MELHORANDO A VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM BRAZÓPOLIS



Atletas do Futuro é um programa de iniciação ao jiu-jitsu com o objetivo de educar e sociabilizar meninos e meninas de 6 aos 18 anos, através do esporte, oferecidos no contra-turno escolar. Atualmente desenvolvido no município de Brazópolis.
As atividades inicialmente atendiam três bairros em situação de vulnerabilidade social: Alto da Glória, Frei Orestes e Luminosa, sendo os dois primeiros localizados na zona urbana e o ultimo na zona rural, atendendo aproximadamente 100 participantes. Hoje atende mais outros três bairros: Can-Can, Bom Sucesso e o Lar da Criança Mons. Noronha, totalizando em média de 150 crianças e adolescentes.
O projeto teve início em julho de 2005, graças ao acordo firmado entre a idealizadora do projeto, a brazopolense Joaquina Ribeiro Cristina (Tina) com o financiador IDOM - Instituto Domini Omini Maximus, sendo renovado anualmente.
Atende crianças e adolescentes, oferecendo como atividade esportiva o jiu-jitsu, que apesar de parecer uma atividade agressiva, trata-se na realidade de um esporte sem violência, que trabalha, sobretudo, o controle da agressividade, e que pode ser praticado por todas as faixas etárias e classes sociais.
Embora o Projeto enfrente dificuldades, como espaço físico mal adequado e materiais insuficientes para a prática, transcende ao que muitos pensam ser somente um projeto esportivo. Na realidade, trata-se de um projeto social que utiliza o esporte como ferramenta de educar e socializar as crianças e adolescentes.
Experiências em Apresentações e Campeonatos
Ao alunos do Projeto tiveram a oportunidade de participar da 4ª Copa Sul Mineira, em Três Corações; A Copa Circuitos das Águas, em São Lourenço, onde 10 alunos tiveram primeira colocação e a 4ª Copa Estadual de São Paulo, no qual houve 10 participantes. O campeonato foi realizado na cidade de Itatiba/SP, Os resultados foram bem surpreendentes, com 8 primeiros lugares e 2 segundas colocações.
Contudo, ainda podemos apontar como resultado obtido do Projeto Atletas do Futuro, a realização de seu primeiro evento, o I Campeonato Municipal de Jiu-Jitsu, em abril de 2008. O próprio projeto organizou o campeonato. Após vencer o Campeonato Brasileiro Joaquina Ribeiro Cristina (Tina), segue amanhã, dia 26 de maio para a Argentina a fim de participar do “II MERCOSUL” que será realizado em Buenos Aires nos dias 29 e 30 de Maio.
À nossa atleta nossos votos de boa luta e esperamos recebê-la com muitas medalhas. Boa sorte Tina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.