6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

21 de julho de 2015

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO!


21 comentários:

Anônimo disse...

INTERESSANTE A IDEIA. BORDADEIRAS É QUE NÃO FALTAM EM BRAZÓPOLIS. VERDADEIRAS ARTISTAS.

ana Paula s. disse...

Isto é uma coisa que não necessita de muito dinheiro pra começar. Uma máquina e matéria prima, sem contar as crocheteiras e tricoteiras que já temos. É uma idèia para se levar pra frente. Boa, Toninho!

Anônimo disse...

Antigamente tinha muitas mulheres que tricotavam em máquinas aqui. Hj não conheço nenhuma mais. Mas é uma boa escolhe de renda e para os homens também. Nas cidades do circuito das malhas em cada casa tem uma máquina funcionando. Muito interessante.

Anônimo disse...

Ótima idéia!!.. brasopolis precisa crescer!

Anônimo disse...

Na minha opinião para um comércio que é meio monopolizado isto é uma grande furada...é como transformar o horto "morto" florestal em ponto turístico. ..vamos primeiro arrumar a estética do campo de futebol que está deplorável. ..tampar os buracos da entrada da cidade...

Anônimo disse...

A grama do vizinho é sempre mais verdinha. Não valorizamos o que temos e ficamos invejado o sucesso dos outros.

Anônimo disse...

Ao anônimo que se referiu em ponto turístico. Você sabe a diferença entre ponto turístico e turismo de compras.

Anônimo disse...

Minha opinião é NÃO. Brazópolis não possui a mínima condição de participar do Circuito das Malhas e nem do Circuito das Serras Verdes. Mas possui todas as condições de participar do Circuito Caminhos do Sul de Minas e das Caminhos da Fé. Está na hora de pararmos de dar voz aos "pseudos-empreendedores" que vira e mexe chegam em nossa cidade querendo reinventar a roda. Ainda mais com a cultura "italo-nipo-germana-paulista". Somos mineiros UAI! Do fogão de lenha, da cachaça de alambique e do pão de queijo.

Anônimo disse...

Hoje o único TURISMO DE COMPRAS que temos em Brazópolis são as "coisas boas" que os play-boys trazem de São Paulo (maconha, cocaína, LSD, wisks e cigarro falsificado). Reparem como em todo feriado os "turistas" lotam a cidade para curtir esse lucrativo comércio, com a conivência e participação da comunidade.

Toninho Pelegrino disse...

POR QUE ACREDITAMOS QUE BRAZÓPOLIS POSSUI CONDIÇÕES PARA FAZER PARTE DO CIRCUITO DAS MALHAS?

POTENCIAL EXISTENTE NO MUNICÍPIO DE BRAZÓPOLIS
.O QUE TEMOS EM NOSSO MUNICÍPIO QUE NOS PERMITE ACREDITAR QUE TEMOS CONDIÇÕES DE ENTRAR NO CIRCUITO DAS MALHAS? QUAL É O NOSSO POTENCIAL? QUE DIFERENCIAL POSSUÍMOS EM RELAÇÃO AS CIDADES QUE JÁ PARTICIPAM DO CIRCUITO DAS MALHAS? O QUE TEMOS A NOSSO FAVOR?

.CONSIDERO O REQUISITO MAIS IMPORTANTE A MÃO DE OBRA, DIGO MAIS, O TALENTO DE NOSSA GENTE . QUANTO A ESTE PONTO, A CIDADE POSSUI PESSOAS TALENTOSAS, HABILIDOSAS, BASTANTO PARA ISTO OBSERVAR OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS E APRESENTADOS DURANTE A FEIRA QUE ACONTECEM TODOS OS FINAIS DE ANO.
TEMOS QUE RECONHECER OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS POR ESTAS PESSOAS. VALORIZAR, ESTIMULAR E DIVULGAR OS TALENTOS LOCAIS SÃO FUNDAMENTAIS PARA QUE NOVOS PROJETOS SEJAM DESENVOLVIDOS.

.UM SEGUNDO PONTO QUE CONSIDERO É A POSIÇÃO GEOGRÁFICA DA CIDADE DE BRAZÓPOLIS EM RELAÇÃO AOS GRANDES CENTROS CONSUMIDORES COMO SÃO PAULO, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, CAMPOS DO JORDÃO, BELO HORIZONTE E RIO DE JANEIRO. ESTAMOS MAIS PERTO DOS GRANDES CENTROS CONSUMIDORES DO QUE AS CIDADES QUE ATUALMENTE FAZEM PARTE DO CIRCUITO DAS MALHAS. Exemplo: Jacutinga/São José dos Campos: 245 Km; Brazópolis/São José dos Campos: 123 Km.

FINALIZANDO VÁRIOS PRODUTOS JÁ ESTÃO SENDO FEITOS AQUI EM BRAZÓPOLIS, EM LUMINOSA, E EM OUTROS BAIRROS EM PEQUENA ESCALA E SENDO COMERCIALIZADOS NAS CIDADES DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, CAMPOS DO JORDÃO, ITAJUBA E EM OUTRAS MAIS. ETC.
DIANTE DESTE CENÁRIO BASTA ACREDITAR QUE NÓS TAMBÉM PODEMOS.
Toninho Pelegrino

Anônimo disse...

Sr. Toninho Pelegrino, aconselho ao senhor entrar no site da Secretaria de Estado de Turismo e dar um lida em como foram e para quê foram criados os "Circuitos Turísticos". Assim evitaremos possíveis interpretações equivocadas e perda de tempo com o que realmente importa. Não vai ser o tal "circuito" que vai fazer seu negócio deslanchar e sim a sua capacidade de administrar seu empreendimento. Se vc acredita realmente no que pensa, então ponha a "mão na massa", quero dizer, "a mão na máquina" e mostre para Brazópolis que vc está certo. Se conseguir atê eu compro uma máquina para costurar. Agora para de esperar que a solução dos seus problemas será através da simples mudança de "Circuito". Desculpe o trocadilho mas o senhor está "viajando".

Anônimo disse...

Se eu for ao centro onde poderei comprar estes produtos? Vou ter que esperar a Feira, uma vez por ano? Pq não fazemos como BH, Poços e Itajubá, que possuem a Feira do Artesão uma vez por semana? Para que mudar de circuito se nem temos o nosso meio de vender e expor os produtos semanalmente. Se um turista chegar hoje no Brazópolis vai comprar os produtos aonde? Minha opiniào é esta: CRIAR A FEIRA SEMANAL DO ARTESÃO.

Toninho Pelegrino disse...

Respeitamos todas as manifestações de apoio e críticas recebidas. Toda mudança gera desconforto, insegurança, etc. Gostaríamos de receber também além das críticas, suas idéias, suas propostas, e sugestões e principalmente informações de como implementá-las, de forma a fazer com que ela, quem sabe, venha também trazer desenvolvimento e geração de emprego para a nossa cidade.

Toninho Pelegrino disse...

O TURISMO DE COMPRAS E O ARTESANATO
Existem diversas formas de turismo e entende-se por turismo de compras o deslocamento de pessoas com a motivação ligada às compras. É a movimentação de comerciantes, empresários e turistas em busca de produtos vindos diretos de sua origem. Ou seja, pessoas de diversas partes do Brasil se deslocam para determinadas cidades para adquirir os produtos que nela são encontrados, fabricados ou produzidos. Esta modalidade de turismo é bem conhecida em Minas Gerais, em várias localidades. A entrada de Brazópolis no Circuito das Malhas irá trazer desenvolvimento, empregos e mais qualidade de vida para nossa gente, bem como, sem dúvida irá alavancar o artesanato existente em nossa cidade, pois conhecemos a dedicação e a qualidade das peças e produtos que aqui estão sendo feitos e conhecemos também a paciência destas pessoas em relação aos incentivos que recebem, na realidade, quase nada. Com o turismo de compras o artesanato de Brazópolis será conhecido e valorizado por pessoas de várias regiões.

Toninho Pelegrino disse...

Anônimo que se referiu Sr. Antonio Pelegrino (já sei até quem é a pessoa). Aqui não se trata de deslanchar meu negócio, pois não tenho nenhum interesse financeiro neste projeto. O único interesse que tenho é ajudar minha cidade a sair da situação em que se encontra e para isso temos que pensar em uma alternativa que traga desenvolvimento e prosperidade para a cidade. Quanto aos outros comentários, não sei se o Sr. sabe, mas o Brasil tem incentivado o empreendedorismo em todos os sentidos fazendo com que as pessoas também participem do desenvolvimento da sua comunidade, etc. etc. Existe até um programa denominado Prefeito Empreendedor. Procure saber mais um pouco sobre este assunto. Se estou colocando meu nome neste projeto é devido gostar do assunto empreendedorismo e não por interesse financeiro, pois não dei costurar e muito menos bordar.
Peço que contribui com alguma idéia, com alguma outra alternativa para que depois não fique dizendo que Brazópolis não vai prá frente, que aqui tem praga de padre, etc, etc.

Toninho Pelegrino disse...

VAMOS INSERIR BRAZÓPOLIS NO CIRCUITO DAS MALHAS
O circuito das malhas não foi criado pelo Estado de Minas Gerais, ele nasceu espontaneamente em diversas cidades devido a vários fatores, principalmente após a crise do café, sendo que nesta ocasião os moradores da região dos circuitos das malhas formados principalmente por imigrantes italianos se dedicaram as confecções, abraçando esta oportunidade para a geração de emprego e renda para suas famílias. Vejamos algumas cidades:

.Monte Sião: Capital Nacional dos Tricôs e das Malhas. Nesta cidade de 18.700 habitantes, distante 90 km de Pouso Alegre, a especialidade é o tricô e as malhas. Há mais de 1500 malharias e 800 lojas no centro comercial.

.Jacutinga: Atualmente com aproximadamente 25.000 habitantes, considerada também como a Capital Nacional das Malhas, sendo também muito procurada por logistas, atacadistas e revendedores autônomos que buscam preços atrativos. A cidade abastece 25% do mercado nacional neste setor, sendo conhecida em todo o país como o pólo de fabricação de malhas e tricô. O município tem se destacado como um dos destinos mais procurados do país quando se fala em turismo de compras. Atualmente a cidade produz dois milhões de peças/mês.

.Ouro Fino: Nesta cidade, o Turismo Comercial é forte nos seguimentos de tricô, crochê, lingerie, pijamas, artesanatos, etc. A OUROMALHAS é a feira que acontece todo o ano para promover os seus produtos.
.Inconfidentes: Distante 47 km de Pouso Alegre e com 6.700 habitantes. Em Inconfidentes, a economia do município é voltada para o turismo de compras devido as micro empresas de indústrias têxtil existentes na cidade. Enquanto os maridos cuidavam das lavouras, as mulheres faziam crochê em suas casas. O crochê tornou-se uma das principais fontes de renda do município. Inconfidentes é um dos maiores produtores de crochê, malhas, fios, fibras e tapetes do Sul de Minas Gerais, além do seu variado comércio de artesanato, cama, mesa e banho, bucha vegetal e artigos para decoração. Não é à toa que o turismo de compras tornou-se o referencial de Inconfidentes.
.Borda da Mata: Há 10 anos atrás não pertencia ao circuito das malhas. Atualmente esta cidade que possui 14.800 habitantes, é conhecida no Sul de Minas como a Capital do Pijama, atraindo para o município, compradores de várias partes do país. Ao lado da tecelagem e confecções, este é o que mais emprega na cidade.
Uma informação interessante é que nenhuma destas cidades possui um processo de fiação, embora nestas cidades existam lojas de fios. O fornecedor principal está localizado na cidade paulista de Amparo.
“NÃO SE CONTENTE EM TRILHAR UM CAMINHO ESTABELECIDO. AO CONTRÁRIO, VÁ PARA ONDE NÃO HÁ CAMINHO ALGUM E DEIXE SEU RASTRO”. Jonnie Walker

Toninho Pelegrino disse...

Ao anônimo que está preocupado onde vender os produtos fabricados? É ai que está o grande segredo. Fazer pode até ser fácil, mas vender é onde está o pulo do gato. O amigo acha que o artesanato de Brazópolis possui alguma chance de ir prá frente estando instalado dentro do mercado municipal? Sabe qual é a chance:nenhuma. Iremos estudar uma maneira de vender nossos produtos, pois inicialmente necessitamos contar com a participação e a colaboração dos atores. Resumindo, atores são as pessoas que irão produzir as diversas peças. Para fins de conhecimento, no município de Brazópolis existem aproximadamente 500 pessoas fazendo algum tipo de trabalho voltado para a área de confecções.
Quanto ao comércio local de confecções não há motivos para se preocupar. O nosso cliente vem de fora de outras cidades para adquirir os produtos que serão fabricados em Brazópolis. Os clientes do comércio local são os da própria comunidade e também serão os que vierem de fora.

TONINHO PELEGRINO disse...

ATENÇÃO
CRIAMOS UM GRUPO DENOMINADO CIRCUITO BRAZ MALHAS. QUALQUER PESSOA PODE PARTICIPAR . O OBJETIVO É APOIAR A ENTRADA DE BRAZÓPOLIS NO CIRCUITO DAS MALHAS.
SE VOCÊ APOIA NOSSA IDÉIA, ENTRE PARA O NOSSO GRUPO.
PODERÁ SER UTILIZADO TAMBÉM PARA DIVULGAR OU COMERCIALIZAR TRABALHOS RELACIONADOS AS CONFECÇÕES QUE ESTÃO SENDO FEITOS NO MUNICÍPIO DE BRAZÓPOLIS, EM MALHAS, TRICÔ, COCHÊ, ETC.
SE VOCÊ TRABALHA NESTA ÁREA, COLOQUE AS FOTOS DE SEU TRABALHO PARA QUE POSSAMOS DIVULGÁ-LO. OBRIGADO
TONINHO PELEGRINO

TONINHO PELEGRINO disse...

DEVIDO AS DÚVIDAS QUE ESTAMOS RECEBENDO, INFORMAMOS QUE PODEM PARTICIPAR DO GRUPO CIRCUITO BRAZ MALHAS, QUALQUER PESSOA QUE FAÇA DETERMINADO TRABALHO DE CONFECÇÃO, VALENDO TAMBÉM PARA FABRICAÇÃO DE VESTUÁRIOS EM GERAL, COMO CAMISAS, CALÇAS, VESTIDOS, ETC.

Anônimo disse...

eu acho que o prefeito nao vai deixar isso acontecer,,,isso atrapalha a politica de brasopolis,,,

Anônimo disse...

trazer nada para ca nao..isso atrapalha comercio nosso aqui eu tenho loja de roupas aqui nao quero sair no prejuizo,,

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.