6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

6 de junho de 2013

Bandeiras tarifárias passam a informar consumidor sobre custos da energia




A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig envia a seus consumidores, a partir dessa quinta-feira (6/6), as primeiras contas com as bandeiras tarifárias, que refletirão uma estimativa sobre o custo da energia no mês em curso. Até dezembro, período em que serão realizados os testes para aplicação das bandeiras tarifárias, a medida pretende facilitar a compreensão dos clientes sobre o sistema energético.

A aplicação das bandeiras tarifárias nas contas de energia das distribuidoras vai divulgar a cada mês as bandeiras que estarão em vigor. As cores das bandeiras são verde, amarela e vermelha.

Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo e parte de um patamar mais baixo que a tarifa calculada pela metodologia atual.

Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos.

Bandeira vermelha: condições mais custosas de geração. A tarifa sobre acréscimo de R$ 3,00 para cada 100 kWh consumidos.

Para o gerente de Planejamento do Relacionamento Comercial com Clientes de Distribuição da Cemig, Sergio Mourthé, esse processo vai dar mais transparência aos consumidores que vão compreender melhor a tarifação das contas de energia.

“Fica mais justo e mais claro para o consumidor que vai passar a conhecer melhor a sua conta de energia. As bandeiras não representam um acréscimo, mas uma sinalização mais clara para o consumidor, especialmente no caso da utilização das térmicas, que são as energias mais caras”, afirma.

Nas próximas contas, o consumidor vai ter uma mensagem, que fica no campo de valores cobrados, sobre o que são as bandeiras e qual a cor está vigente naquele mês.

O que muda:

Antes da aplicação das bandeiras tarifárias, o consumidor já pagava os acréscimos na conta, principalmente devido à utilização das térmicas. O que muda, efetivamente, é a forma como esse acréscimo será destacado na fatura. Antigamente, o consumidor não tinha nenhuma informação sobre essa cobrança e, dessa forma, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pretende dar uma sinalização aos clientes de todas as concessionárias sobre as condições de geração do setor elétrico brasileiro.

“Estamos chamando o consumidor para ser mais responsável pelo seu consumo. Com essa sinalização na conta, a Aneel quer dar um alerta a toda população, em tempo real, que o custo pode ou não ser diferenciado. Com isso, a agência espera um uso mais racional da energia durante aquele mês, para não onerar a fatura”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.