6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

5 de janeiro de 2011

Brazópi tá tudu de perna pru á! – Maria do Vá

Vô falá um pôco da saúde:

Já reclamaro aqui no blog e os terreno cheio de lixo continua lá do memo jeito, inté pió um poco. Quessa chuva intão deve é de tá uma belezura, os musquitinho deve está madando e ficano cada dia mais forti!

Minha mãe dos disatinado!!! Será que ninguém vê que vai inche a cidade de dengue? Dispois vão recramá que tão gastano muito com o povo doenti. Num tem o tar ditado “Mió privini que remediá?”. Isso, se não morrê ninguém. Mas eu vô falá, se morre argúem da minha famía eu processo deus e o mundo. Num vô ficá só chorano não.

Bando de cego, num tão veno o pirigo nu nariz seus?

Pur que ninguém num mete uma murta bem sargada nus donos desses terreno?

Num tem lei prá isso? Intonce os tar vereado que tome as providências de fazê as leis.

Se já tem a lei, bota gente pra murta!

To sabeno inté que um desses terreno é di gente lá de dentro da perfeitura memo. Pessoa instruída, que sabe dus pirigo. Mais acho que num tá nem aí cá saúde do povo.

Agora quero falá da curtura:

Cruiz Crédo! O que é curtura proceis? Num intendo mai nada!

Curtura é trazê papai Noer no Natal? Parquinhu di diversão? Será que curtura é fingi que Brazópi é Bahia e ponha esses tar de trio elétrio tocano axé na praça?

A moçada gosta! Ficam lá rebolano, se isfregano nos moços que nem umas ramera? E as cuitadinha, tudu mocinha, achano que tão fazendo bunito.Os moço tudo com cara de tarado se esfregano nelas.

O rapaiz da banda inté chamo argumas no parco, mas queria as que tivesse de saia. E as idiotinha subiro lá, dançando, virando a bunda pro povo e mostrando tudo. Os home em baixo tudo loco.

Adispois essas cuitada ainda qué que os muleque respeita elas? Ah! Se fosse fia minha apanhava lá em cima mêmo.

Esse tar de axé é coisa do capeta que chego aqui pá mode atrapaiá nosso carnavá que era tão bonito, de famía. Agora tá essa perdidão dos inferno!

Cada povo tem sua curtura e,( vô fala traveis!) axé é curtura da Bahia! Num é a nossa!!!

Tão achano bunito! Achano qui tão renovano! Essa coisa horrorosa de trio elétrico num é pá cidade muída e tradicionar qui nem a nossa não!

Renovano é uma ova! Tão é acabano cá nossa curtura e ponhano curtura dos ôtro aqui. Tamo ficano sem identidadi. Tamo só cupiano coisa dos outro!

Será qui ninguém vê qui invéis de miorá tão piorano? Dispois eis pubrica no jornar que é o mió carnaval dos úrtimo ano! Só se fô no nariz deis. Bom memo era os carnavá de antes, mais familiá, com mais pudô!

Óia, curtura aqui em Brazópi urtimamente, é o tamanho das saia das moças... uma curtura só, dá pra vê inté as carcinha e as bunda!!!

21 comentários:

Anônimo disse...

“Precisamos agir democraticamente, dialogar e discordar, pois, do embate de idéias e palavras, surge a verdade em toda sua pureza.
O que não podemos, nem devemos é travar discussões estéreis e rancorosas, difamar, ofender e denegrir os fatos.” Rafael Dandréia - 1972 Fátima, vc está entrando em contradição não?
Tenha coragem de falar por vc e não use de pseudônimos. No dia em que vc assumir como Fátima deixarei de ser anonimo.Rimou? dá até uma marchinha.

Fátima Noronha disse...

Pois é, anônimo, a Maria do Vá está dizendo o que pensa. Sobre os terrenos com lixo e a dengue, concordo plenamente com ela. É um perigo que ninguém está dando atenção. Sobre a cultura também. Precisamos de eventos que mostrem ao povo, principalmente aos jovens, o que é realmente cultura.
Por acaso o sr. Anônimo acha que ver nossas crianças, com modos sensuais, dançando de saia em cima do palco é bom pra elas?
Se vcs acham isso, não sei o que é cultura!!!
A Maria do Vá fala, nem sempre concordo com ela, mas dessa vez eu concordo sim, em número, gênero e grau.

Elisa H. Noronha disse...

O moço aí em cima ta afirmando que vc é a Maria do Vá? Que eu saiba, a Maria do Vá ja existe desde os primórdios tempos da JANELA quando o jornal era impresso e nunca descobrimos quem é. Vichi, será que é você? Não! Se conheço você, minha irmã, nunca se esconderia, assim como não se esconde , assume sim o que fala. E olha que muitas vezes é até ameaçada por dizer suas verdades.Mas continua, ninguém segura a Fátima Noronha!

Fátima Noronha disse...

Pois olha só Elisa, tem gente que jura que a Maria do Vá e vc. Digo que não sou eu e nem vc e duvidam...Acham que é alguém da família ou ligada a nós...Ah se eles soubessem quem é!!!!
rsrsrs

Anônimo disse...

Fátima, essa pessoa que se diz Maria do Vá vive falando em cultura. Eu gostaria de saber porque ela escreve desse modo. Acho uma bobeira sem tamanho!!Que exemplo ela pode dar para quem lê isso? Escreva certo, é o melhor que ela pode fazer para a nossa cultura.........

Fátima Noronha disse...

Ela é inteligente, mas não tem instrução, uai. Não frequentou escola. Ela fala errado mesmo. Nós gravamos e colocamos do jeito que ela fala...Acho que fica divertido! rsrs

Anônimo disse...

escrever bem não quer dizer que tem cultura.Tem mta gente que escreve bem e é inculta!
Td é mto relativo.

Elisa H. Noronha disse...

Então, sr anônimo filósofo (por sinal gostei muito de seu filosofar), sua afirmação está correta. A Maria do Vá (que não sou eu nem minha irmã-e olha que ja me perguntaram mesmo um montão de vezes se era eu ou ela)pode não escrever conforme a norma "culta" de nossa lingua pátria, mas ela escreve bem o "mineirês", e como ecreve! E como essa mulher diz verdades!O olhar da Maria do Vá está sempre voltado para o que sente e o que sente ela diz, sem se preocupar com nada. A escrita (fala) dela me lembra muito uma frase de Pablo Picasso:"Levei uma vida inteira para desenhar com a liberdade de uma criança.". E ela usa e abusa dessa liberdade ao escrver.E Viva a Maria do Vá!!!!

Anônimo disse...

Não esqueçamos quem é realmente o culpado : o prefeito Josias por colocar nas secretarias municipais pessoas totalmente despreparadas para os cargos que veem ocupando.
Com a palavra o prefeito.

José Carlos B. / Pouso Alegre disse...

Samba do Arnesto...
O Arnesto nus convidô prum samba
ele mora no Brás,
nóis fumo não encontremo ninguém.
Nóis vortemo cuma bruta duma réiva ,
da outra veis
nóis num vai mais!
No ortro dia
encontremo co Arnesto
que pediu descurpa, mas nós num aceitemos.
Isso num se faz Arnesto,
nóis num se importa,
mais você devia
ter ponhado um recado na porta.
(Breque falado:) Anssim: Oia turma, não deu pra esperá. Aduvido que isso num faiz mar, e num tem importança. De otra veis nóis te carça a cara!

Adoniran Barbosa disse:
“Falar errado é uma arte, senão vira deboche”

Dá? Ou querem mais????

Zé Manso disse...

Gostei, muito!

Elisa H. Noronha disse...

Opa, desculpem meu erro. A frase correta de
Pablo Picasso é:"Levei uma vida inteira para pintar com a liberdade de uma criança."

Anônimo disse...

O anomio la de riba que dizeu que fala o nomi se arguem dize quem é maria do vá, coitado depois de aposentar do inss o postar arrumo um,a bokiinha na prefeitua para zela dos artomoveis véos e fica aspe com o jorna, liga não dona do jorná ele é marvado assim memo.Se ei dize o nome pa voz meice tamem escrevinho o meu. rsrsrsr é o crusué. rsrsrsr

Anônimo disse...

O que se está levando em conta afinal?A maneira da Maria do Vá escrever ou a coragem dela em dizer somente verdades?Sempre gostei de ler aquilo que ela escreve.Não interessa quem seja ou como escreve,mas é bom saber que tem alguém que diz tantas verdades nos momentos certos.Se você se ofendeu...que pena!!!Maria do Vá não deixe de dizer tudo que está acontecendo.Bota a boca no trombone e doa a quem doer.Beijinhos pra você anônimo.
(Anônimo Brazopolense)

Anônimo disse...

Pessoas cultas são aquelas que sabem entender o que alguém quer dizer,independente da forma usada para ser entendido.Se minha filha tivesse mostrando a bunda no trio elétrico eu ia morrer de vergonha.Parabéns Maria do Vá,você escreveu direitinho e se tem alguém reclamando é porque entendeu também.Parabéns Fátima pela "JANELA".É um jornal cheio de verdades

Antonio Rodrigues disse...

Eu entendo que o que realmente importa é a mensagem que a Maria do Vá tenta passar. Sua linguagem "Caipires" não muda em nada o que ela quer dizer.
Ela fala verdades de uma maneira expontânea e engraçada.
Tudo o que ela diz é a mais pura verdade.
As pessoas daqui tem medo de dizer o que pensam. Tem medo de reclamar seus direitos!
Se todos olhassem o que está acontecendo de errado e falassem, as coisas começariam a acontecer pra melhor.
É isso aí, Maria! Continue a falar por nós! Estamos com você. Você é a voz do povo Brazopolense. Td o que vc diz, muita gente tem vontade de dizer, mas se acovarda!

Júlia Maria Alves Lima disse...

Minha professora de Português, levava os textos da Maria do Vá pra sala de aula. Depois de lermos e darmos boas risadas, a professora pedia que corrigíssimos o texto. Engraçado, era muito fácil entender o que ela queria dizer, mas era difícil passar para o portugues correto.
Devo dizer que aprendi muito com a Maria do Vá, tanto no escrever certo, quanto em expor idéias.
Um dia tínhamos que fazer uma redação com o tema "Comunicação". Valia uma boa nota. Apelei para o linguajar da Maria e no final expliquei, que mesmo escrevendo bem errado eu tinha me comunicado muito bem. Tirei nota máxima! Minha professora até levou minha redação para outras classes. Minha professora deve se lembrar disso!
Estudava no João XXIII em Itajubá.
Beijo Maria! Sou sua fã! E continuo aprendendo muito com vc.

Anônimo disse...

tá tudo errado até essa maria da vá.

Aristóteles Carvalho disse...

Anônimo é igual Maria do Vá!!

pessoa que se esconde atrás de apelido, é igualzinho, apenas com uma diferença, a Maria do Vá é honesta e do bem, fala o que pensa e o certo, não cita nomes, más se a carapuça serve ANÔNIMOS, coloquem e deem um lacinho. como diria a Maria, e calem a boca!

Dyego Silvino Andrade/Itajubá disse...

Sou ardilosa, tiro do meu âmago, com arroubo inócuos pensamentos.
Não fico taciturna ou recôndita. Perscruto não ser pérfido, pernóstico ou pedante.
Sou parca, sem ser pacóvia. Um pouco loquaz e frugal. Não quero engodar ninguém e nem ser belicosa.
Uso a alcunha de Maria do Vá pra deixar recôndita minha verdadeira graça.

Viram que texto culto? Entenderam tudo? Não né?
Mas o que a Maria do Vá escreve todos entendem.
E tem gente “culta” que ainda implica com ela.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Elisa H. Noronha disse...

É Fátima, de uma maneira ou de outra, a Maria do Vá faz sucesso. Um dia ela aparecerá sem sua alcunha e derrubará o beiço de muita gente ((...)"ah se eles soubessem quem é",vc disse ). Andam me perguntando se eu sou a Maria do Vá...antes perguntavam a você, agora perguntam diretamente a mim. Sabe que nunca me importei em saber quem é ela, eu somente curtia o que ela escrevia, no jeito livre e simples de ser (ela, tem horas, me lembra a liberdade do Ventania), mas tanta polêmica ja fez com que eu me pegasse tentando descobrir quem é essa mulher (se é que é mulher, não sei).
Agora ando por Brazópolis e tento ver "residuo" de Maria do Vá no povo,louco isso, Rsrs

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.