6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

20 de janeiro de 2011

ABOLIÇÃO/ESCRAVIDÃO – CEM ANOS DE HISTÓRIA – João Mário Braga Mendonça - 1988

Bloco Unidos da Vargem Grande


Raiou, raiou, a liberdade já raiou...ôôôô... – Bis

Conta a história que uma escrava

Uma criança loura amamentou

Era a criança uma princesa

Que um dia a raça negra libertou...

Isabel, Rosa de Ouro – O mundo inteiro consagrou! ... – Bis

Nossa cidade pioneira

Antecipou-se ao feito imortal

E da alegria dessa gente

O VARGEM GRANDE fez seu carnaval! ...

Cem anos de história

De aor e glória

Do meu Brasil

O escravo se integrou em nossa raça

Veio a miscigenação

Enriqueceu nossa cultura

E seu suor fertilizou o nosso chão...

Bumba – meu – boi!...

Momba-meu boi, bumba meu boi

Bumba-meu-boi, bumbá

Toda gente se enfeitou

E o reisado se animou

Com os neguinhos de Sinha...

BIS

Quando Chica da Silva

Reinou no Araxá

Chico Rei não tinha ouro

Foi pedir aos orixás

Nos candomblés da Bahia

Pra encontrar o que queria...

Abalá-icó-lelê-iô, yemanjá, oxum, meu pai Xangô... – Bis

Hoje

Depois de uma cavalhada

Eu vou pedir axé! ... axé! ...

À alma branca do Zé Mina, eu vou...

Quero

Encontrar uma princesa

Pra libertar meu coração

Que uma mulata escravizou, ôôô...

2 comentários:

Débora Mendonça disse...

Este samba é um dos mais lindos que João Mário fez.
Ele realmente estava inspiradíssimo.
Valeu,pai!!!

Anônimo disse...

Foi muito bem escolhido o nome do saudoso João Mário Braga Mendonça para o troféu de premiação do concurso de marchinhas. João Mário era um hino de amor à Brazopolis,bairrista como ninguém, e sua dedicação à literatura e à boa música era uma prática do dia a dia.Parabens à coordenação desse evento pela escolha e realização de coisas boas em Brazópolis,estaremos todos lá dia 12.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.