6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

11 de outubro de 2013

Vinho Tinto e Suas Propriedades Medicinais

por: Andréia Roberta Smith

 O vinho é uma bebida deliciosa  e traz muitos benefícios para nossa saúde. Vários estudos têm sido feito sobre as propriedades do vinho tinto e chegou-se a conclusão que se beber o vinho tinto com moderação não só é benéfico para saúde como também ajuda na prevenção de certas doenças graves incluindo aquelas que afetam o coração.  
Por que o vinho tinto tem propriedades medicinais?
O vinho tinto contém magnésio que é um mineral que atua na distribuição do cálcio promovendo a saúde óssea e reduzindo os efeitos do estresse. Contém também as vitaminas: C, A, várias do Complexo B, como: ácido fólico ou vitamina B9, cobalamina ou vitamina B12, biotina ou vitamina B7, ácido nicotínico ou niacina ou vitamina B6, tiamina ou vitamina B1, piridoxina ou vitamina B6, colina ou vitamina B8, inositol entre outras.
Ele também contém zinco que é um mineral que ajuda na fertilidade, saúde do cabelo e reforça a imunidade. É também uma fonte de lítio que ajuda no equilíbrio do sistema nervoso. Possui potássio que é importante para o equilíbrio de fluidos do corpo e ajuda a evitar a retenção de líquido, bem como controlar a hipertensão. O vinho tinto também contém ferro, sendo benéfico para pessoas que sofrem de anemia.

Além disso tudo, ele é rico em polifenóis, que é um grupo de substâncias químicas encontradas em plantas medicinais que exercem ações no nosso organismo. Entre estas substâncias se destaca o Resveratrol que é encontrado na casca das uvas vermelhas e tem propriedades especiais para prevenir doenças cardíacas, melhorar a saúde dos vasos sanguíneos e prevenir acidentes vasculares cerebrais.

Benefícios do vinho tinto
- Trombose – Reduz o risco de trombose, pois evita a formação de coágulos dentro dos vasos sanguíneos.
- Colesterol – É benéfico para aquelas pessoas que tem problemas com o colesterol já que impede a oxidação do colesterol ruim (LDL) e aumenta os níveis do colesterol bom (HDL).
- Coração – Está cientificamente provado que o vinho tinto protege a saúde do coração e reduz o risco de doenças cardiovasculares.
- Circulação sanguínea – Melhora a circulação do sangue ao manter os vasos sanguíneos flexíveis e limpos.
- Aterosclerose – O consumo regular e moderado de vinho tinto previne o endurecimento das paredes das artérias mantendo-as elásticas e flexíveis.
- Alergia – Como o vinho tinto contém substâncias anti-histamínicas ele pode ajudar a controlar alguns tipos de alergia.
- Artrite – Algumas substâncias presentes no vinho tinto possuem propriedade anti-inflamatória e analgésica, sendo ambas benéficas para aliviar o desconforto da artrite.
- Varizes e hemorroidas – O vinho tinto beneficia o sistema venoso reduzindo o risco de formação de varizes e hemorroidas.
- Olhos – Os especialistas afirmam que o consumo moderado de vinho tinto previne a catarata e degeneração macular.
- Cérebro – Beba uma ou duas taças de vinho tinto (uma taça de 125 ml) durante as refeições e reduza o risco de obstruções nas artérias do cérebro e ter um acidente vascular cerebral ou derrame.
- Dentes e gengivas – componentes do vinho são benéficos para prevenir e tratar a periodontite que é uma doença infecciosa progressiva que afeta a gengiva e os ossos que sustentam os dentes causando afrouxamento e perda de dentes.
- Menopausa – Uma taça (125 ml) de vinho tinto por dia melhora o desconforto da menopausa.
- Diabetes – Se beber uma ou duas taças (uma taça de 125 ml) de vinho tinto com a refeição ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue, o que seria benéfico para pessoas com diabetes.
- Rejuvenescimento – O vinho tinto é rico em substâncias antioxidantes as quais retardam os efeitos do envelhecimento, melhorando também a textura da pele e do cabelo.
- Digestão – O vinho tinto melhora a digestão das proteínas, carnes, gorduras, queijos, etc. e é por isso que é benéfico quando consumido com as refeições.
- Infecções do trato urinário – O vinho tinto pode ter efeitos semelhantes ao suco de cranberry na prevenção de infecções das vias urinárias.
- Anemia – Uma ou duas taças (uma taça de 125 ml) de vinho tinto por dia é benéfico para aqueles que sofrem de anemia devido ser rico em ferro e cobre.
Quanto de vinho posso beber para obter benefícios?

As mulheres devem beber uma taça (125 ml) e os homens duas taças (taça de 125 ml) durante as duas principais refeições. Porém se beber em excesso além de cancelar suas propriedades medicinais se torna um risco para saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.