6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

14 de outubro de 2013

DEPRESSÃO, O MAL DO SÉCULO

  Ao longo da vida você tem vinte por cento de probabilidade de ter um episódio de depressão. As mulheres são duas vezes mais propensas a ter depressão do que os homens. Ter depressão não é um sinal de fraqueza. Durante um episódio depressivo maior, o mundo parece ser literalmente um lugar cinzento. O que era belo pode passar a parecer feio, chato, ou até mesmo sinistro. A pessoa deprimida pode acreditar que os seus entes queridos, estão melhor sem ela. Nada parece confortável e agradável, a pessoa sente que não existe nada pelo qual vale a pena viver. Pouco a pouco, a pessoa perde a esperança de vir a sentir-se melhor, a história vai-se propagando ao ponto das experiências de vida irem confirmando a ideia de que tudo é miserável, e sempre será. A desesperança instala-se e mina todas as coisas que davam prazer, alegria e satisfação.
REALIDADE ALTERADA
Num estado deprimido a pessoa altera a forma como se relaciona consigo mesma, com os outros e com o mundo. Toda a visão fica afetada negativamente. Quando essa mudança de realidade acontece, é difícil lembrar ou acreditar no que parecia normal antes do episódio. Aquilo em que a pessoa acredita durante o seu estado deprimido parece-lhe ser absolutamente real. A pessoa fica incapaz de recordar o sentimento de amor, e não consegue  sentir amor durante o seu estado depressivo, e, portanto, conclui que nunca sentiu. O mesmo processo acontece com a felicidade e prazer. As tentativas de dizer à pessoa que ela costumava ser feliz, e que vai voltar a sentir-se feliz novamente, pode levar a pessoa a sentir-se incompreendida e isolada, porque fica convencida de que não é verdade.
A pessoa fica com os seus sentimentos positivos dormentes, sente-se incapaz de sentir ligação às outras pessoas, coisas e acontecimentos. A pessoa sente uma elevada sensação de perda de significado pela sua vida.
ENERGIA, MOTIVAÇÃO E PRAZER DIMINUEM DRASTICAMENTE
Tudo parece errado e adormecido quando se instala a depressão. De repente, ninguém parece amoroso ou amável. Tudo é irritante. O trabalho é chato e insuportável. A motivação esvanece-se. A paralisia da vontade instala-se. Qualquer atividade exige um esforço acrescido, como se cada movimento fosse feito em areia movediça. O que anteriormente era desafiador passa a ser sentido como esmagador, o que era sentido com tristeza passa a ser sentido como insuportável, o que era motivo de alegria passa a ser sentido sem prazer ou, na melhor das hipóteses, uma gota de prazer fugaz num oceano de dor emocional.
A depressão  é como uma dor intensa, que não pode ser identificada em qualquer parte particular do corpo. A pessoa sente-se fragmentada emocionalmente, sente-se distante dos outros, sente-se incompreendida.   A depressão é na sua essência um total isolamento emocional que conduz ao distanciamento físico e social.


EFEITOS COLATERAIS DOS SINTOMAS DEPRESSIVOS
  Tudo parece sem sentido. Tudo o que tinha dado à pessoa um senso de valor ou autoestima desaparece.   Qualquer coisa que anteriormente á depressão tenha causado à pessoa o sentimento de vergonha, culpa, ou remorso cresce e ocupa a maior parte dos seus recursos mentais. A pessoa agrega ao seu estado deprimido outros sentimentos negativos que passam a ser avaliados de forma catastrófica. A pessoa não se sente amada, nem sente  em si mesmo qualidades para ser amada.  
COMPREENSÃO E ENTENDIMENTO DA PESSOA DEPRIMIDA
A pessoa que nunca sofreu de depressão pode não compreender o sofrimento desmedido que a pessoa deprimida sente, e consequentemente julgar que a pessoa está nesse estado porque quer, ou que por ação da sua vontade poderia superar o seu problema. A pessoa deprimida, usualmente é muito renitente à ajuda por parte das outras pessoas. A pessoa deprimida fica susceptível a sentir-se frustrada e alienada em relação aos outros. É exatamente nesse momento, e perante esse cenário que a ajuda profissional é necessária e útil.
O QUE FAZER PARA LIDAR COM A DEPRESSÃO?
É importante que a pessoa deprimida seja levada a entender, ou possa ter a noção de que no estado em que se encontra de momento, não é capaz de pensar fora do modo de pensamento associado à depressão. É um tempo em que deve evitar a tomada de decisões, ou evitar fazer qualquer coisa significativa que requeira uma perspectiva não deprimida.  

A prioridade deve ser dada ao restabelecimento emocional e consecutivamente ao empenho e dedicação na mudança dos pensamentos e das crenças que mudaram a forma como a pessoa passou a olhar o mundo e a si mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.