6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

14 de outubro de 2013

O QUE É A SEMANA DO SACO CHEIO?

A semana do saco cheio, também conhecida como semana de primavera, é uma semana de recesso escolar adotada por vários colégios e universidades no Brasil normalmente em outubro na semana entre o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida e dia da criança (12 de outubro) e o dia dos professores (15 de outubro).
História
No Brasil, este costume começou por volta de 1982 e foi uma invenção de estudantes universitários que já estavam cansados nessa época do semestre. O dia 12 de outubro é feriado de Nossa Senhora Aparecida e dia das crianças e logo em seguida vem o dia dos professores, em 15 de outubro. Os estudantes decidiram emendar essas datas e daí surgiu a semana do saco cheio.

Em que pese o senso comum de tratar-se de uma invenção de estudantes universitários, esta semana não é aplicada regularmente em nenhuma faculdade no âmbito nacional brasileiro, razão pela qual a afirmação de sua criação é provavelmente uma falácia histórica.


O início do costume no Brasil descende da semana da batata na Alemanha. Este costume era aplicado em diversos colégios com origem alemã e posteriormente outros colégios no Brasil adotaram a prática.

26 comentários:

Anônimo disse...

Essa semana toda de folga pegou força nos cursinhos vestibulares dos anos 90. Pois os vestibulandos em outubro já mostravam cansaço e os nervos estavam à flor da pele com a chegada do tão temido exame, estavam todos literalmente de saco cheio de qualquer assunto. Então as escolas criaram a "Semana de saco cheio" onde todos viajam, se divertiam e reviam as famílias. Recaregando as baterias para as provas das vidas deles.

Anônimo disse...

Pra mim a semana de saco cheio!! É simplesmente uma semana onde os alunos ficam atoa (vagabundando) e os professores de folga sem trabalhar. Não seria mais justo descontar os dias dos professores? Sera que as ferias de julho, dezembro, janeiro,fevereiro não é suficiente? Ou estou errado?? Não seria mais justo esta semana COLOCAR OS PROFESSORES NUM PROGRAMA DE RECICLAGEM ?? Para que assim possam ensinar melhor nossos filhos?? Para mim mais uma vergonha NACIONAL.

Anônimo disse...

Pagamos a faculdade de nossos filhos de janeiro a janeiro mais tem um feriado na terÇa segunda nao tem aula se for na quinta tambem nao tem aula na sexta,eassim enfrente ainda precisa desta tal semana do saco cheio isto e um absurdo , nosso dinheiro nao vem tao facil assim.

Anônimo disse...

Caro anonimo de 14 de outubro 14:16, voce está errado. Parece que não conhece as situações que os professores passam, chegando a ser agredidos verbalmente. Acho que voce é daqueles que querem que os professores deem educação para seus filhos em vez de voce na sua casa dar educação.

Anônimo disse...

A "Semana de saco cheio" foi para beneficiar os alunos, concordo que os professores devereiam aproveitar esta tempo para se reciclarem e pq não tb se divertirem.

Anônimo disse...

Essas pessoas que estão reclamando deve ser aquelas mães exemplares,que amam muito seus filhos né.Mães preguiçosas que por causa de uma semana com seus filhos já estão reclamando e como sempre jogando a culpa nos professores.Vão trabalhar PREGUIÇOSAS.

R.T.O disse...

Deveria ser uma semana de estudos.Professor não tem tempo de estudar nem ler, com
a carga horãria que tem.

Anônimo disse...

Ja estou de saco cheio deste blog.
Falta de assunto desgraçado.

Anônimo disse...

Para essas mães que ficam reclamando dos professores fica a dica: tomem vergonha na cara e assumam a educação de seus filhos!!!Professores são pagos para continuar a educação que seus filhos trazem de casa e não a ensiná-los a respeitar as pessoas,afinal os filhos são de quem???Poupe-me de suas frustrações,tira a bunda da cadeira e vai cuidar deles.

Anônimo disse...

Caro anônimo de 14 de outubro de 2013 22:15
Muitas vezes os professores são agredidos verbalmente, por não se dar o respeito, mostrando aos seus alunos com segurança e sabedoria a sua MATERIA, passar o conhecimento atualizado, moderno, coerente ..... A internet esta ai mostrando aos alunos os absurdos, que muitas vezes são faladas, discutidas,dentro de uma sala de aula. Não se pode comparar um aluno da época dos anos 80 /70 com os de hoje. Então quem esta desatualizado, desmotivado, etc.. com certeza vai sofrer cobranças por parte deles alunos, e as gozações e ofensas viram com certeza. Sugestão que o professor, faça uma reciclagem para não passar vergonha e ou arrume um jeitinho de Brasileiro saindo para outra atividade dentro da escola.

Anônimo disse...

Mas que cara de pau!Provavelmente esse comentário aí em cima veio de uma MÃE que ama muito seu filho,não é?Toma vergonha na cara e cuida dele pelo menos na semana do saco cheio.Professor tem direito SIM de uma semana para descansar.Se você não está conseguindo ficar com ele ,já imaginou a professora dele?Pelo menos lembrou de comprar um presente ,no dia 15 de outubro,para a BABÁ de seu filho?

Anônimo disse...

Presado sr anonimo(a) 0051 , porque o professor tem direito uma semana para , ,descansar , eas ferias de julho e dezembro nao basta , ja tem descanso demais nao acha, quem mais que e trabalhador que tem duas ferias no ano.

Anônimo disse...

Vcs ficam implicando e discutindo uma semana em que os professores tiram de férias... E os grandões do governo, que recebem salários grandões, que tem carros grandões e trabalham de terça à quinta, dormem nas sessões... deles vcs não falam nada? Se nem vcs valorizam os professores que ganham uma merreca imaginem se eles vão valorizar!

Anônimo disse...

Temos uma carga horária de 200 dias letivos para cumprir,não estamos cumprindo?Esses aí que estão criticando só podem ser pais preguiçosos que não estão aguentando os filhos em casa ou pessoas com dor de cotovelo.se tem vontade ser professor,não perca tempo;tira a bunda desse computador...Estuda menino!

Anônimo disse...

O professor tem que se RECICLAR?????Ele é lixo??????
Arlindo Orlando

Anônimo disse...

Capacitação reflete no aprendizado do aluno
Professores capacitados e bem preparados apresentam, na maioria das vezes, trabalho diferenciado na sala de aula, o que beneficia diretamente os alunos. Segundo a diretora de formação e acompanhamento pedagógico de Diadema, Roberta Oliveira, os educadores atualizados deixam a aula mais dinâmica e, com isso, ajudam o desenvolvimento dos estudantes. “Aquele profissional que não se recicla fica sempre com as mesmas ideias e a tendência é cair na aula tradicional, o que não é mais aceito pelas crianças de hoje, que são dinâmicas”, comenta.
Conforme explica a secretária de educação andreense, Cleide Bochixio, o conhecimento não tem ponto final. “A matéria-prima do professor é o saber. Precisamos estudar constantemente para avançar no trabalho com as crianças e com os jovens”, observa. Os resultados nem sempre são observados de imediato, alerta. Para Cleide, a evolução da educação básica depende do avanço dos professores, na questão psicológica e na compreensão dos temas trabalhados. (NF)
PORTANTO RECICLAR SIM.

Anônimo disse...

ano que vem vai estar uma maravilha os feriados caem todos no domingos kkkkk

Anônimo disse...

Acho que ninguém aqui usou a palavra RECICLAR direcionada a reaproveitamento de materiais, mas sim cobrando um empenho melhor dos professores no sentido de que houvesse uma reciclagem profissional, por meio de cursos de pós-graduação, palestras, workshops ou seminários, o que é sem dúvida indispensável para os educadores que estão no batente. E mais as Secretarias Regionais de Educação deveria paulatinamente cobrar, exigir, IMPLANTAR ações como esta nos períodos das folgas longas superiores à 30 dias dos professores. “Agora se os
grandões do governo, que recebem salários grandões, que tem carros grandões e trabalham de terça à quinta, dormem nas sessões... etc. etc.” Como falaram acima não é que vai mudar à minha opinião com referencia ao meu ponto de vista.
E professores não ganham merreca não viu?? Entrem no portal transparência do estado de Minas Gerais e digite o nome de algum professor conhecido seu!!!??? la na pasta pessoal o senhor(a) vera a realidade. E tem mais quem acha que ganha pouco, porque não sai e arruma um outro emprego? com salário maior enh?? E tem mais um mau comportamento de um, jamais justifica outro.

Anônimo disse...

É, como os professores são valorizados! Pessoas que invejam uma folga de direito deles ou que não são capazes de educarem seus filhos,deixam para q os professores façam isso, então criticam o direito dos mesmos. Por que você que está criticando e desvalorizando o professor não troca de lugar com eles e aguenta 30 crianças ou até mais e não apenas a sua e as educa que aposto que é a sua preocupação, pois seu filho deve estar atrapalhando a sua folguinha em casa. Será que seria capaz? Faça um teste e veja se o salário deles compensa em ensinar e tbém educar, pois o que muitos pais não fazem hoje e darem educação que deveria vir de casa e chegam á escola sem o mínimo da mesma. Garanto que um deles te dará o lugar a você. E outra você estudou para isso? Acredito que não para fazer um comentário idiota como esse. É o professor deve ser lixo para essas pessoas que necessitam deles para darem a devida educação a seus filhos...

Anônimo disse...

Alunos têm direito a 200 dias letivos e isso acontece todo ano.Professores estudam sim e complementam a educação que vem de casa ,da família.Esta semana do saco cheio está dentro das férias do ano letivo :30 dais consecutivos e 30 alternados durante o ano.E outra coisa: para quemn ao sabe,cada um sabe o que deve fazer numa semana de descanso !

Anônimo disse...

Ei mamãe que tá implicando tanto com a babá de seu filho, sabe quanto ela ganha para cuidar dele e de mais ou menos uns 30 em sala de aula? Pague-o melhor e depois reclame...

Anônimo disse...

Reciclar não é só com os materiais que a princípio achamos não ter mais utilidade. Temos sim que reciclar nossos professores. Temos que recoloca-los no ciclo continuo de ensinar e aprender.

Anônimo disse...

VOCÊ ACIMA QUE NÃO MUDA SUA OPINIÃO E DIZ QUE SABE QUANTO GANHA UM PROFESSOR, ME DIZ ENTÃO QUANTO GANHA ESSE PROFISSIONAL. O SALÁRIO BRUTO DESSE PROFISSIONAL AQUI EM BRAZÓPOLIS É R$ 991,OO. E AÍ VEM OS DESCONTOS MEU BEM E COM CERTEZA DEDICAM SIM E MUITO A NOSSAS CRIANÇAS. ESTE QUE ACHA QUE DEVE RECOLOCÁ-LOS NO CICLO CONTÍNUO DE ENSINAR E APRENDER DEVE ESTAR PRECISANDO DESTE CICLO, SÓ QUE DE EDUCAR SEU FILHO PARA NÃO ATRAPALHAR OS QUE QUEREM APRENDER. E ESTE QUE QUE O PROFESSOR VÁ PROCURAR OUTRO EMPREGO QUE GANHE MAIS, QUEM SABE ELE NUNCA PRECISOU OS MESMOS E LUTE PARA UM SALÁRIO DIGNO À ELES E PAGUE A RECICLAGEM DOS MESMOS.

Anônimo disse...

iiiiiiii e vai vir ai mais um dia sem aula nas escolas, segunda feira próxima dia do funcionário publico. Mais um dia de saco cheio

Anônimo disse...

Vagabunda é quem está com tempo para ficar inventando coisas horrorosas. Você MAMÃE deveria ficar mais tempo com seu filho em casa e dar educação que hoje são raros os que têm.Toma vergonha nessa cara e vai trabalhar comece com seu filho. Reciclar é para lixo. Quem sabe seu filho não deveria ser reciclado?
Procure saber seu IGNORANTE o porquê da semana do saco cheio pra não ficar falando bobagens.
Quando foi parir perguntou para um professor se ele iria cuidar da sua peste o ano inteiro? Não né.

Anônimo disse...

ANALISANDO: "Não seria mais justo descontar os dias dos professores? Sera que as ferias de julho, dezembro, janeiro,fevereiro não é suficiente? Ou estou errado?? Não seria mais justo esta semana COLOCAR OS PROFESSORES NUM PROGRAMA DE RECICLAGEM ?? Para que assim possam ensinar melhor nossos filhos?? Para mim mais uma vergonha NACIONAL."
COMENTANDO: Esses dias JÁ SÃO descontados das nossas férias e do calendário letivo, que POR LEI, somam 60 e 200 dias, respectivamente. A reciclagem é indicada para quem fez a mencionada postagem ( para bom entendedor...);
Acha muitos os dias de descanso? Estude e sujeite-se ao dia-a-dia de um professor e terá também;
Não aguenta ficar uma semana com os filhos em casa? Eduque-os melhor, contrate uma boa babá, ou abstenha-se da maternidade/paternidade!
Vergonha nacional é um professor ter que ler algo semelhante.
PS. Bom recesso!

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.