6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

15 de outubro de 2013

MEUS PROFESSORES INESQUECÍVEIS ! - Fátima Noronha

Não tenho um professor ou professora inesquecível. Tenho lembranças inesquecíveis:
A meiguice da D. Clarice Gonzaga, minha primeira professora no jardim, onde na hora da merenda era assim:  “Chegou a hora de merendar, vamos comer bem devagar...”
A dedicação da D. Helena de Paula com quem aprendi a escrever, conheci Cecília Meireles e os tamanquinhos toc...toc... ou a bailarina...Ou isto, ou aquilo!
Já mais velha, no colégio, nos “despejaram” vários professores. Cada um com seu método, cada um com seu jeito de ser, com seu bom ou mau humor...
D. Georgina enxergava pouco, ouvia muito. Fumava em sala (naquele tempo podia) e a fumaça entrava pelas nossas narinas enquanto aprendíamos o cateto da hipotenusa (coisa horrível!) . Brava com alguns e carinhosa com outros...Gênio da Matemática!
D. Regina Brito, a mestra amiga... Membrana, citoplasma e núcleo foi o que restou de tudo que aprendi ... Preferia jogar vôlei com ela!
Régis Noronha, paciente, exigente, inteligente, com seu português “impecável” apresentou-me Olavo Bilac ouvindo estrelas e o Machado de Assis com as memórias póstumas e o coitado do Dom Casmurro...
Professor Celso Moraes, sério, carrancudo e com “the book on the table” e um silêncio cadavérico na sala.
D. Adolfina ensinando música...dó, ré, mi... e o hino nacional cantado com a mão no coração...
D. Leonídia mandando fazer 50 abdominais...contando de 10 em 10 fazia rapidinho (e ela nem notava).
Foram tantos... há tanto tempo...
Mas uma coisa lembro-me sempre: Agradecer a Deus por existirem pessoas como eles que, apesar das dificuldades, do mau salário, da falta de reconhecimento, estão ainda fazendo o seu melhor!
Obrigada meus mestres queridos. Vocês fizeram a diferença em minha vida!

Que Deus abençoe os mestres de ontem e de hoje!!!
PARABÉNS!

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Fátima pela bela lembrança e homenagem a quem merece. Amo de paixão relembrar meus Mestres!!! As vezes me comporto como aluno do " primário" quando o assunto é o Professor. Esqueço que tenho 55 aninhos!!! Dos estudos em escolas rurais, me recordo de Dona Marta(falecida), Dona Anésia que está firme linda como um flor! Quando a encontro, faço um " fuzuê" de alegria. Dona Ditinha do Pedro Isalina. Esta grande mulher foi professora de meu filho no prézinho, quanta felicidade! . Dona "Cida" do Samuel Miranda, hoje um anjo ao lado de Deus. Nas escolas na zona urbana, como tu falou muitos Mestres: Dr. Dimitri, D. Julieta(grupão), Edith Simões(grupão), Dona Célia(grupão), Vergueirinho, Otacílio, D. Terezinha Serpa, D. Regina Murad, Silvio Noronha, Déoclécio, Regis Noronha, Dona Benedita(Inglês) e outros. Como tu bem disse, também sou grato a Deus por ter colocado em meu caminho tantos Mestres Maravilhosos como relatado. Parabéns a todos os Professores a quem Deus transmitiu o dom de ensinar e que assumem esta dádiva com maestria.

Anônimo disse...

Fatima, tambem devo muito a maioria desses mestres ,pois se hoje sei algumas coisas foi graÇas a eles , nao tive a oportunidade de fazer um curso superior o qual era meu sonho, mais nao pude , esse sonho vou levar no caixao pois hoje nao da mais, o tempo passou muito rapido e a velhice chegou, nao tenho mais tempo. um abraÇo.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.