6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

4 de julho de 2013

CONTRIBUIR PARA TORNAR SUA CIDADE MELHOR!



Conheça as plataformas que ajudam a fiscalizar governantes e até desenvolver ideias coletivamente.
Como deixar as cidades mais agradáveis de viver?
Hoje, cada vez mais pessoas querem opinar sobre os destinos de suas  cidades, melhorar a vida de todos ou, simplesmente, tornar o lugar onde moram um pouco mais agradável
O trabalho de transformar a cidade não é  só do poder público. O ideal é o valor compartilhado: o conceito é de que minha vida vai melhorar  quando a do outro também melhorar.    

 HORTAS URBANOS
As  pessoas trocam informações sobre como fazer hortas na cidade. Os membros do grupo marcam encontros para criar hortas em praças da cidade, trocar sementes e confraternizar. Além, é claro, de trocar ideias sobre como plantar hortas em casa.
Hortas dão vida nova a praças, lotes e cantinhos esquecidos das cidades. Além disso, cultivar hortas no quintal é uma ótima maneira de comer alimentos sem agrotóxicos. Pode-se também criar hortas comunitárias, de onde todos usarão seus produtos.

CIDADE COLORIDA
 Nas nossas cidades moram pessoas cansadas com seus muros cinzentos... e grafiteiros querendo colori-los. Pode-se conectar os dois grupos: os donos podem oferecer seus muros para os artistas trabalharem.  Um grafite bem feito traz beleza à cidade, além de diminuir o risco de pichações na sua casa.

FESTIVAL DE IDEIAS
É um  projeto   que apoia a criação de ideias para melhorar  as cidades. As ideias ficam mais criativas quando aumenta a liberdade e o nível de interação entre as pessoas que contribuem para elas. E assim, as cidades ganham iniciativas melhores.
Tem alguma ideia para melhorar sua cidade?   Descreva-a e peça às pessoas sugestões de como tornar sua ideia viável – vale fazer isso na internet ou em encontros pessoais. Por fim, leve sua ideia  e discuta com as pessoas do local. Lembre-se: qualquer pessoa poderá modificar sua ideia, dar sugestões e até torna-la uma realidade.
 Em vez de xingar muito, registre os problemas da cidade neste grupo.
Os membros do grupo centralizarão as críticas e as encaminharão ao poder público.  

Um grupo transforma qualquer membro em um possível fiscal, permitindo conhecer problemas  mais diversos do local onde você vive.  Além disso, permite que as pessoas apoiem as reclamações uns dos outros. Desse jeito, dá para aumentar a pressão junto aos órgãos públicos.
Você também poderá ajudar fotografando  os problemas da região onde você mora: vale mostrar a falta de lixeiras, calçadas estreitas, ruas esburacadas, lixos espalhados, bueiros entupidos... Depois,   compartilhe a reclamação no seu grupo.
Também é possível propor soluções para a cidade e avaliar as ações das prefeituras.

Nilbberth Silva

18 comentários:

Anônimo disse...

Também acho que além de reclamar precisamos agir para tornar nossa cidade melhor.
Tenho uma idéia para Brazópolis: que tal transformarmos a cidade em pioneira na "melhor utilização das bolsas que o governo oferece".
Como? Não apenas dando as bolsas, mas trocando por serviços, pois todos sabemos que o que vem de graça não tem muito valor e leva ao comodismo.
A idéia das bolsas foi boa mas acabou sendo mal utilizada, pois virou mais uma obrigação do governo.
Pelo que me lembro a intenção era dar um impulso na vida de familias desfavorecidas e depois de um tempo elas conseguiriam se manter por conta própria, com dignidade. Claro que as bolsas ajudam muita gente mas também muuuitas pessoas se acomodaram. Voces já perceberam como está dificil encontrar mão de obra pra trabalhar na roça, por exemplo? E quanta gente sentada nas calçadas em horário de trabalho vemos por aí?
Minha sugestão é que os funcionários da Prefeitura deste setor (Assistentes Sociais?)acompanhem mais de perto estas familias, pois com certeza encontrarão muita gente forte, com saúde e tempo para colaborar em alguns trabalhos da comunidade, só para citar alguns: horta comunitária, faxinas no Asilo, Hospital, Mercado, limpeza e embelezamento de ruas,praças e jardins; manutenções e pinturas de prédios públicos, etc.,(serviço é o que não falta!).
Como diz o velho ditado: não devemos dar o peixe mas ensinar a pescar.
Fica também a idéia para o grupo Brazuni.

Anônimo disse...

Talvez a médio e longo prazo."Brazopolis,poeira de desanimo cercada de montanhas por todos os lados.""

Anônimo disse...

Meu amigo anônimo do dia 5 de julho de 2013 11:38
Como você citou: Uma "melhor utilização das bolsas que o governo oferece".
Como? Não apenas dando as bolsas, mas trocando por serviços, pois todos sabemos que o que vem de graça não tem muito valor e leva ao comodismo.
Você pasme anônimo mas serviço?? SERVIÇO??? Veja ao seu redor se alguém realmente quer trabalhar??? Pois existe um certo pessoal por ai que mesmo contratado ESTA DE FÉRIAS DESDE O DIA 01 DE JUNHO e o pior que ninguém vê isto !! Começou trabalhar em janeiro e já esta de folga!!!!!! Este é o nosso Brasil.
Como você citou: E quanta gente sentada nas calçadas em horário de trabalho vê por aí? VÁ procurar saber e muitos destes estão como dizem por ai “ DANDO NÓ” “ENGANANDO” ou seja recebendo seus salários, mas se desviando do trabalho (PATRÃO)!! Uma vergonha!!.
Repetindo meu amigo anônimo do dia 5 de julho de 2013 11:38 pelo que vi as suas idéias são muito parecidas com as minhas , mas amigo a sua sugestão:
“Minha sugestão é que os funcionários da Prefeitura deste setor (Assistentes Sociais?)acompanhem mais de perto estas familias, pois com certeza encontrarão muita gente forte, com saúde e tempo para colaborar em alguns trabalhos da comunidade, só para citar alguns: horta comunitária, faxinas no Asilo, Hospital, Mercado, limpeza e embelezamento de ruas,praças e jardins; manutenções e pinturas de prédios públicos, etc.,(serviço é o que não falta!).” ISTO VAI SER DIFICIL DE ACONTECER AFIRMO AMAIS É UM SONHO COMO O SOL QUE BRILHA À MEIA NOITE.

Anônimo disse...

Brazopolis esta uma verdadeira lixeira porque o povo é um lixo....

Anônimo disse...

O povo nao e lixo , este comentario foi muito madoso, respeito e bom e td mundo gosta, se vc q postou isso se considera um lixo respeite os demais. OBRIGADO E DESCULPE MINHA SINCERIDADE

Anônimo disse...

As " bolsas sociais" podem ter seus problemas, mas esta servindo para acabar com a servidão coronelista do campo. Quero ver os ruralistas semi escravocratas pagarem um salário digno ao peão.

Anônimo disse...

Enquanto Brazopolis tiver essa politica insignificante a cidade nao trara beneficios pq os politicos q comandam a cidade so deixam a deseijar

Anônimo disse...

Ao Anônimo acima,vejo que você esta desinformado meu caro. Hoje muitos empregados de fazenda ganham dois salários minino e ainda tem casa ,energia elétrica ,leite e um quintal para horta e criar pequenos animais. Penso eu que com a desvalorização dos produtos rurais está sim o empregado ganhando bem.É lógico que o trabalho rural é pesado,mas e o patrão com seus produtos desvalorizados?
Proprietário do Municipio

Anônimo disse...

Muitos funcionários de roças e fazendas ganham uma miséria e então tiram os filhos da escola para trabalharem com eles para dobrarr o salário. Quantos ruralistas pagam salário digno, assinam carteira e obrigam os filhos dos funcionários a estudar???? Creio que a grande maioria dos donos de terras em Brazópolis são exploradores da miséria alheia.

Anônimo disse...

Se uma empregada lava, passa, cozinha, limpa e cuida dos filhos do patrão, então deveria ganhar mais de 5 salários míninos, um para cada atividade. Isso é justiça.

Anônimo disse...

Só pra vc saber o pessoal da roça vive e esta melhor que o povo da cidade seu desenformado o pessoal da cidade sim vivem em funsao do bolça escola.

Anônimo disse...

Vixi, esta conversa vai longe, muito dos anônimos não sabem o que estão dizendo.

José disse...

Que conversa é essa de escravocrata, parou no tempo. Por qualquer coisa levam o patrão no Forum. Aqui em Brazópolis não existe crianças trabalhando na zona rural e nem patrões exploradores da miséria humana.Que absurdo.Agora que os jovens deveriam trabalhar e estudar, deveriam,assim não ficariam a toa pensando bobagem e fazendo bobagem.

José disse...

Lixo é uma questão de EDUCAÇÃO, se não tem põe lixo na rua sem qualquer constragimento mesmo não sendo dia de lixo. Precisa concientizar a população de novo ou tire as lixeiras.As contruções são terríveis ocupam as calçadas com areia, pedra, não tem fical para ver isso,calçadas esburacadas,em desnível para o carro, dics no meio da rua para o carro,placas no meio da calçada etc.

Anônimo disse...

Também achei ótima esta idéia do anônimo das 11:38. E não sei de onde surgiu esta coisa de coronelismo. Ninguém está querendo explorar ninguém! Todo trabalho tem que ser remunerado e é exatamente isto que o anônimo sugere, e o serviço prestado tem que ser proporcional ao valor da bolsa. A idéia não é fazer ninguém trabalhar 8 horas por dia, o mês inteiro em troca das bolsas porque isto a gente supõe que todo cidadão saudável faça mesmo, já que as bolsas são apenas um auxílio para quem não pode trabalhar. Ninguém deveria viver exclusivamente a custa das bolsas (com exceção das pessoas doentes que não podem realmente trabalhar. Estes sim, merecem muito mais!)Enfim, seria apenas algumas horinhas de trabalho para quem está em casa doido pra arrumar um emprego e não encontra...seria uma colaboração temporária.

Anônimo disse...

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/06/1293113-bolsa-familia-enfraquece-o-coronelismo-e-rompe-cultura-da-resignacao-diz-sociologa.shtml

HeleniNoronha disse...

Contribuir : É o mínimo que podemos fazer pelo país, pela cidade e por nós. Acorda povo.

Anônimo disse...

Tudo isso é papo furado. Não vi ninguem fazendo nada ate agora, fica so nesse nhenhenhem....
É tudo um bando de frouxo.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.