6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

6 de setembro de 2012

"RESGATANDO O PASSADO"



“Saí de Brazópolis após nossa formatura do primário e minha mágoa com a cidade, ao longo destes anos, sempre foi muito grande e um tanto irracional. Mas  era minha defesa contra o sofrimento.
Assim levei minha vida, com um problema imenso com meu passado.
Por muito tempo não consegui entender o porquê deste sentimento, mas para mim, Brazópolis era o centro do preconceito, mas  sei que as sociedades de cidades pequenas eram assim mesmo...

Minha família era também muito preconceituosa, mas ninguém percebia o quanto isso me fazia mal, o quanto eu sofria com isso.   
Sempre soube quem era meu pai, embora este assunto fosse um tabu - minha mãe era um poço de orgulho e sem meu pai, ela  com muito trabalho conseguiu me criar. Estudei, me formei, casei... e cada conquista era uma estrela a mais no orgulho dela. Mas ela   nunca me perguntou  como eu estava neste rodamoinho... o importante era seu orgulho!!!

Ai chegou Pedro, meu filho,  sem dever nada a ninguém e achando Brazópolis, a cidade presépio, linda, terna e nascedoura de todo seu passado. Passei a ir para ai e Pedro sempre  no cartório, na igreja, atrás de nosso passado. Da onde teria vindo o nosso sobrenome, nossa família que, qual piratas se enfiaram no sul de Minas, assim como muitos outros, franceses, ingleses... que na minha opinião eram simplesmente degredados, e pouco me interessavam!!!

Mas Pedro continuou procurando. Lembro-me  de um dia ele dizer-me  que havia encontrado meu pai, não o levei em conta. Depois falou de um irmão meu, também o ignorei...

Aí um dia ele viu,  em seu blog, uma foto de um time de futebol antigo, com uma observação de um jovem falando que um deles era seu pai... Pedro colocou logo abaixo que era seu avô... E assim começaram a  conversar, (sob todos meus protestos!).
Uma vez voto vencido, fui ouvindo-os,  mas não me colocava.
Descobri então que tenho  irmãos maravilhosos . A princípio só Pedro falava com eles.
Depois de um tempo passei a me corresponder com meu irmão  e marcamos de nos encontrar.

Por isto lhe digo, Fátima,  que foi você a responsável,  por,  de filha única passar a ter 7 irmãos vivos e um morto!!!

Nesta altura de minha vida, não se reparam os erros, as penas que passei, minha vida poderia ter sido muito mais fácil, mas assim foi!!!
Como já disse, minha mãe era de um orgulho imenso e hoje vejo que eu também sou, assim como Pedro. O que nos salva é Salvador, meu marido (sem trocadilhos...).
Se soubesse que teria o acolhimento que estou tendo de todos eles, poderia ter sido mais leve minha vida, minha relação com a cidade, com meu passado...

 Quando lhe escrevi, Fátima, você lembrou-se de mim, do nosso tempo de escola.
Seu acolhimento, foi muito importante para mim!
 A principio você me abriu as portas da cidade, sem minhas mágoas, ciúmes e pude curtir vocês, meu passado e  com “inveja boa”, o que poderia ter passado com vocês (fotos de adolescentes e me foi tirado...), me deixando sem passado, e um pouco a Pedro também.

Agora tenho irmão e irmãs e Pedro tios, tias, primos e primas...Sinto uma necessidade enorme de ir para ai, sentar no Can-can e tomar uma boa cerveja com você e falar, falar do que passou, falar da vida dos outros, das nossas, de nossos sonhos realizados e a realizar. Faremos um grande brinde ao que foi, ao que poderia ter sido e ao que será...
 Enfim Fátima, você foi de extrema importância neste reencontro.”

Fátima Betanha


 Querida amiga,
Você não pode imaginar a satisfação e alegria que senti quando recebi seu primeiro e-mail.
Existem  pessoas que passam por nossas vidas, vão embora e se apagam de nossas  memórias.
Você passou por minha vida, estudamos juntas, éramos crianças ainda e você partiu sem deixar vestígios, mas nunca a esqueci.
Sempre perguntava para alguém de nossa turma se sabia de você, por onde andava, mas ninguém sabia me responder.
Lembrava-me  sempre de você, sempre bem arrumadinha, cabelos lisos, faixa no cabelo, um sorriso bonito... minha memória é curta, mas não sei o porquê de nunca ter me esquecido de você.
Ficar sabendo agora de seu passado e de como, indiretamente,  fui responsável por mudar pra melhor a sua vida é uma felicidade imensa para mim.

Você e sua família serão muito bem recebidos  em nossa Brazópolis, em minha casa e em minha família.

Desejo que mais coisas boas venham para alegrar sua vida!

Seja bem vinda, minha xará amiga!

Um grande beijo da amiga que nunca a esqueceu...

Fátima Noronha

8 comentários:

Augusto José de Carvalho Neto disse...

Fátima, que depoimento lindo desta pessoa, desta brazópolense corajosa, prque somente pessoas com coragem e humildade são capazes de se abrirem desta maneira. Não sei quem é, mas já a admiro. Parabens!

Regina disse...

Lindo seu depoimento, Fátima Betanha. Tomara que volta em Brazópolis e a veja e nos veja também com outros olhos. Seja muito bem vinda!

Anônimo disse...

Maravilhoso!
Não sei se a conheci, mas imagino que está em paz consigo mesma agora que conseguiu aceitar o seu passado e perdoar mégoas que lhe perturbavam.
Tomara que volte mesmo e consiga resgatar ou recompensar tudo que perdeu qdo aqui morava.
Um abraço!
Brazópolis a receberá de braços abertos!

Anônimo disse...

Linda e comovente esta história. É tão bom quando nos livramos de um fardo, nos sentimos mais leves. Um dia escrevi um e-mail pra Fati, parabenizando-a por este blog, pela coragem dela, o quanto ele é de utilidade pública, pelo alcance tem. E nós que estamos longe, com mágoa ou sem mágoa, amamos muito nossa terra, alguns podem até dizer que não, mas não é verdade, e é aqui que a gente buscar informações atuais e matar a saudade do passado."Ai que saudades que eu tenho, da aurora da minha vida, da minha infância querida que os anos não trazem mais!" Francisco Peixoto

Anônimo disse...

Sou tia da fátima do blog .Não me lembro de vc.Ao ler sua história e o entusiasmo da Fati em te rever ,fiquei emocionada ,A vida tem seu momento de reviravolta,e a sua foi para caminho da felicidade.Partilhar amor é a maior fortuna que o ser humano pode receber.vC recebeu uma grande herança :uma família . Meus votos é que sejam muito felizes .

Benne Ribeiro disse...

Oi Gente , sou o Bene , filho do Dico Faria , irmão da Fátima Brethanha, entendo minha irmã , admiro e parabenizo pela transparência e coragem de abrir o coração... estou muito feliz em conhecê-la e toda sua família... isso também foi possível , primeiramente a Deus e pela Fatima Noronha que ajudou bastante , confesso que estou em lágrimas escrevendo este depoimento , pois Brazópoliz foi minha vida , minha infância ,onde tive minha inocência , meu prazer , minha alegria... sinto saudades , muitas saudades de tudo , da cascata, das voltas que dava na igreja matriz rsrsrs, do campos de fultebol que jogava no Brasil do "Tinola" , das matinês do Clube Wenceslau , do Oprerário ,do Bar do Tronco , da Lotérica do meu Pai , do morro do Cruzeiro, das ladeiras , da beira da linha , da Rua Wensceslau Braz... da rua Beijamin Constanti ...do Grupão , do Grupinho ,das antigas paixões, do rio que pescava com meu pai , da escolinha ao lado da casa paroquial que estudei , do colégio , dos amigos de infância , dos vizinhos ...enfim de todos Brazopolenses...eu entendo a Fátima e quero amá-la muito...mas como é bom resgatar o nosso passado... bjs a todos os Brazopolenses de coração... pois jamais esquecerei da minha querida cidade prezépio...

Márcia Faria disse...

Oi Fátimas... Fátima Bretanha! vou responder seu depoimento com alguns trechos do poema de nosso pai... e fala do amor de um homem e uma mulher, mas mesmo assim serve para nós porque o amor é um só sentimento. (leia abaixo)
==============================
Então porque tem Seres neste mundo
queixando-se do amor constantemente?
que de prazeres nunca foi fecundo
mas prolifera a dor na alma carente?


O amor tem sido assim... Sempre incoerente...
Nos faz sorrir, às vezes faz chorar,
nas luzes ou nas sombras dos caminhos


Sempre há de ser a incógnita semente
que não sabemos - quando germinar
se geram flores, ou somente espinhos.


Dico Faria
==============================================
Querida irmã, seja bem vinda à Brazólis, a nossa família. Estou muito feliz em conhecer você e Pedro.
... O que passou .... passou.... vamos viver o presente!
Beijos da sua irmã Márcia (irmã do Benê) rssrsr

Fora Maria Gomes disse...

Oi Bene,me lembro muito de seu pai e sua máe,amigos de meus pais,iamos sempre comprar revistas na lola do Dico e sorvete no bar do Tronco,que epoca feliz!espero que vc e sua irma venham a Brazopolis qualquer hora,podemos nos reunir com a Fatima Noronha e darmos boas rizadas.Um grande abraço da Flora.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.